quinta-feira, agosto 20, 2009

Jornada vendo estrelas

Diário de bordo data estelar 34.5937898 a bordo da Enterprise Mãe de Deus 913.


Estamos já a uma semana nesta jornada pelo desconhecido em luta ferrenha contra as bactérias Klingon e seus aliados.


Nossas baixas são poucas...nenhuma prá falar a verdade. Agora estamos navegando em águas mais calmas, nos recuperando e consertando as avarias ocorridas na nave mãe.


O cansaço está aumentando em nossa tripulação, mas o espírito continua forte e nada nos afastará de nossa missão...chegar sãos e salvos no planeta Sergipe, 88 Constelação Bairro Glória...nossa casa, derrotando os terríveis inimigos.
Vou aproveitar a calmaria para descrever alguns personagens dessa guerra.

Dos médicos:

Dr. Belo, aquele que cura - detestei ele desde o primeiro momento que coloquei os olhos em sua pessoa. Manja aquele médico que jura que é a misura perfeita entre o Super Homem e Path Adams. Magro alto, cavanhaque milimétricamente aparado, olhos azuis e um olhar de sucesso e superioridade que irrita até cego!

Bah...imagina meu primeiro contato com ele:

Minha mãe acabada na cama depois de uma crise de bacteremia, febre de 40 graus...irrompe no quarto um homem de 1.90 de altura, impecável em seu terno xiquetérrimo, mais parecido com um modelo das lojas Dolce e Gabanna. Peraí que esse item precisa de um pouco mais de detalhes: sabe aquiele cara que combina não só o sapato com o cinto e a gravata, mas tambem combina o desenhinho lateral das meias com a linha do forro interno dos bolços e a etiqueta da camisa com o logotipo do lenço (Prada of course) deu prá ter uma idéia? Então...esse pavão real entra na nossa miséria clínica e emocional, abre os braços como o salvador e diz alegremente....e ai minha guria que cara é essa? Vamos se animar! Era o próprio Silvio Santos falando com as suas "colegas de trabalho". Eu, acabada, com as calças embarradas (calças, cabelos e todo o resto) depois de uma noite sem dormir pensei: ora tenha a santa paciência Batman! Isso já é deboche! Se pelo menos ele pudesse esbanjar um pouquinho menos de saúde, quem sabe eu não simpatizava mais com ele...Mas o carinha parecia mostrar o tempo todo que era de uma espécie superior àquela que estava deitada na frente dele. Era de uma espécie que cura, que tem o dom.

Mas isso foi só a primeira impressão. Nos dias seguintes, apesar de vir cada vez mais bem vestido (sé é que isso é possível), mostrou muita competência na sua área...o que tornou as minhas observações todas descritas acima perderem total importância.

Acompanhem nos próximos capítulos os outros personagens:


Dr. Mimosim, o meigo - responsável direto pelo armamento e estratégia contra as bactérias Klingon

Dr. Corto e Resolvo

Enfermeira Chefe Jara

Enfermeira Teresa de Calcutá

Copeira Minha Vida é Pior

Enfermeiro Burrim mas Bonzim

Enfermeira Santa

domingo, agosto 16, 2009

Não tô prá ninguém!

Eu tenho uma mãe que é tudo de bom!
Ela tem 83 anos de idade, a energia de um adolescente, coragem de um paraquedista e autoridade de deixar qualquer general americano da guerra envergonhado. Com certeza é a pessoa mais admirável e que já conheci.
Agora estou tendo a oportunidade de cuidar dela 24 hs por dia. Eu e todo o hospital Mãe de Deus no que depender de mim. Estou tendo a chance de dar um pouquinho do muito que ela me deu em toda a sua vida. Cuidar, dar conforto, pensar em tudo, resolver tudo (mesmo que ela não queira!) deixar tranquila, dar coragem ...
Nesses dias os meus sentimentos vão surgindo e mudando com a velocidade , fúria e beleza de um mar de bandeira preta num dia de tempestade. Sentimentos de impotência e tristeza de vê-la sofrer e de admiração de acompanhar uma pessoinha magrinha e fraquinha se mostrar uma leoa, guerreira, uma fonte de inspiração a cada momento que passa. To aprendendo tanto nesses dias aqui no hospital com ela quanto eu aprendi em todos os meus 45 anos, mais uma vez obrigada mãe, pela aula de dignidade e determinação que tu tá me dando, véia invencível! Podes ter certeza que tudo isso não está acontecendo em vão. Eu to me tornando uma pessoa melhor, como tu sempre esperou. Aprendi a esquecer de mim, a deixar de frescura e ajudar primeiro, sofrer depois, a não fugir da raia. Aprendi a não me esconder do outro lado da porta e deixar outros fazerem o que é meu trabalho, minha responsabilidade, meu dever e sobretudo meu direito. Estou aprendendo ser forte como eu nunca fui e não ter nojo de pés!
Estamos passando por um momento complicadinho mas estamos tirando de letra. A mãe da muié é fera demais.Quando a coisa tá ficando preta, ela puxa um folego lá do dedão do pé e toca em frente.
Prá voces terem uma idéia....nos momentos piores de dor ou febrão, quando eu vou levando ela pro banho ... ela sempre dá uma arrumadinha em algo que ficou desarrumado no meio do caminho...uma roupa jogada, um jornal atirado...ela cambaleia em direção da bagunça! Não tem o que tire ela da decisão de organizar, colocar ordem. 40 de temperatura...tremendo até as orelhas e agarrada nas agulhas de seu trico...fazendo e desmanchando a mesma carreira horas e horas! Tudo difícil mas ela ainda se preocupando com o cabelo desarrumado, ou com os enfermeiros, se ela estava atrapalhando ou se eles estavam vendo ela de bunda de fora!
E o melhor....a gente ri ! Piadas vão surgindo a toda a hora! A gente ri da gente , dos outros, da situação....é uma delícia desmoralizar uma doença, desmoralizar a velhice a ainda de lambuja esbanjar saúde. É isso mesmo....nosso espírito tem uma saúde de ferro, e está ficando cada vez mais forte .
PS. A mãe tá com uns médicos que são uns gatinhos, mas eu bem que gostaria que o House estivesse por aqui...
Locations of visitors to this page