segunda-feira, março 15, 2010

INFORMAÇÃO É PODER

Fiquei pensando no que eu andei escrevendo ultimamente.
No quanto existe de confusão sobre o que é bom para um cavalo, de como ele deve ser tratado. O que é correto ? O que é bom para eles? O que é exatamente sofrimento, mau trato?
OK. Vamos fugir do óbvio, certo? O óbvio é fácil de identificar. Todo mundo se revolta com um cavalo esgualepado apanhando feito um criminoso. Mas entre um cavalo feliz e esse coitado ai, há inúmeras situações que são terríveis, e que nem sempre as pessoas reconhecem como tal, por simples falta de informação, sensibilidade ou both.
. As vezes ate tem gente que , querendo fazer o melhor pro seu pingo, acaba com ele... Como diria meu pai, de boas intenções o inferno tá cheio.... Um exemplo: aqueles que gostam de cavalo gordo, que acham que cavalo gordo = bem cuidado! Não sei se é em todo o Brasil, mas aqui, tem uns gaúchos que gostam de ver o seu cavalo tapado na graxa, mas te digo goooordo, mais prá Ed Mota do que prá Seu Jorge. Putz, tadinhos deles...
O que precisa um cavalo é de gente bem informada! Mas cuidado! Se informar bem não quer dizer entrar em uma comunidade orkutiana de cavalo ou falar com Zé sete facada, domador taura ali da esquina e perguntar se aveia é boa alimentação ou não....e receber respostas de especialistas de tudo que é lado, dentre eles uns que só viram cavalo pela televisão... papel e internet aceita tudo viu? Informação de qualidade, de gente experiente, comprometida e estudada.
Decidi dar uma forcinha por aqui. recebi uma idéia de um dos meus gafanhotos sul matogrossenses, o Dr. M V Silvio Isler, para que eu usasse este brogue prá coisas úteis também, como algumas dicas, algumas considerações sobre coisas importantes, como arreios, alimentação, e outras dúvidas,inclusive podem e devem ser trazidas pelos meus leitores.
Prá começar uma listinha básica:
CAVALO GOSTA DE:
Pastar muito, ser saudável, estar sarado, saber sobre tudo e todos ao seu redor, viver em grupo, liberdade, segurança, alguém que sabe das coisas como lider, selas confortáveis, cavaleiros hábeis, que não usem sua boca como muleta, treinamentos divertidos que alimentem sua inteligencia absurda, brincadeiras, repouso imediato após ter se esforçado muito prá agradar seu lider, de comunicação clara e objetiva, de preto e de branco....nada em tons pastéis, nada mais ou menos...mais ou menos confunde! Seja claro e consistente sempre!
CAVALO ATURA: Bah essa lista é infindável! Chega a ser irritante o tanto de coisa que os abobados aturam. Ai, o que acontece? Os testerona que espancam um cavalo prá ele entrar num reboque, acham que assim é o certo. Ahhhh quanta generosidade a desses bichos , e são recompensados com isso? Pelo simples fato de a maioria dos humanos não ter a mínima idéia de como é a linguagem do cavalo, as vezes até acharem que cavalos não se comunicam at all, eles são subestimados. E na minha opinião (de quem trabalha ensinando bípedes e quadrúpedes), a rapidez de aprendizado de um equino faz a de um humano parecer um igual a de um macaco, boazinha mas ordinária!
NÃO SE IMPORTA COM: buçais bordados com cavalinhos, mantas cor de rosa ou azuis ou de qualquer cor, tapinhas (por vezes tapões) de agrado depois de uma prova. Homenagens de aposentadoria, com bandas e pompa. Capas, títulos e pedigree.
CAVALO NÃO GOSTA DE: gente dura, agitada. Não gosta de improviso, de surpresas. Não gosta de situações que ele não entende....mas imediatamente aceita aquilo que passa a entender...como no vídeo ai...
Não gosta também de susto, gente caçadora, solidão, lugares fechados, calor demais (frio não é problema), moscas, mãos duras...
CAVALO PIRA COM:
MEDO E DOR. Só isso!!!!!!!!
Dor - ridículo né? É óbvio! Mas.....como é que tem tanta gente que acha que dor ensina? Tá louco? Dor e medo não ensina ninguém, o pessoal sairia direto da prisão ou da favela prá Academia Brasileira de Letras...Muitos dos comportamentos indesejáveis que encontramos em cavalos, prá não dizer quase todos, são provocados a partir manejos, treinamentos ou experiencias traumatizantes apena porque envolveram dor ou medo. PROVOCADO, pois o cavalo não decide ficar maluco do nada, sozinho, da cabeça dele, como um esquizofrenico. Isso é coisa de humanos!
Bah esse tema é longo, to com fome e vou parar agora...amanhã tem mais (ou não).

sábado, março 13, 2010

SOS CAVALO

Ora por favor! Vamos parar com a hipocrisia, pessoal!


Ando de saco cheio de ver comunidades e grupos e indivíduos indignadíssimos com os maus tratos (mal tratos como li no orkut - que neste caso acho que ele devia se referir ao massacre da nossa língua portuguesa ) sofridos pelos cavalos. Fotos e fotos de cavalos magérrimos caidos no chão, morrendo, com feridas, tudo de carroceiro, de vaquejada ou rodeio.


Que coisa gente, coisa feia só olhar pro vizinho e achar tudo errado com ele, eles são os marvados, nós semo os bonzinhos e meus cavalos, meus treinadores e meu esporte é super correto, super ético e todos os cavalos meus são felissíssimos! Muito gordinhos e sem nenhuma ferida!

Fico pensando, porque não vejo gente elevando a voz contra a maldade que eu enxergo em outros meios? Ora, vamos refinar esse olhar gurizada, vamos aprender que tem muita coisa imperdoável acontecendo nas pistas de salto e rédeas também! Nos treinos e nas competições. No freio de ouro, no laço!E olha que nesses meios é difícil achar um catador de papel vestido em trapos, sequinho sequinho de fome igual ao seu cavalo, que acabou de apanhar do seu pai pinguço. Nããão! É tudo tratado a Big Mac e Nike.

Esporas absurdas, embocaduras maquiavélicas, cavalos doídos até o último fio de crina. Ah mas se eu bato de pinguelim no meu cavalo porque ele refugou, é porque eu estou certa e ele precisa aprender. Se eu massacro a boca do meu pingo amado prá ele sentar na cola e dar um esbarro prá pontuar e ganhar a prova, é porque eu preciso! E, afinal, eu dou Super Techorse Atleta Alta Performance Plus com aditivo Kellog´s, logo....eu cuido bem do meu cavalinho!

Porque não vejo fotos de cavalos de modalidades da hora sendo vítimas de maus tratos??


Me pergunto porque as mesmas pessoas que torcem o nariz prá vaquejada não se revoltam também com seus treinadores e consigo mesmos?

Já vi cabaleiros de salto sairem de provas e arrebentarem seus cavalos a pau, por não terem tido resultado que esperavam. E muito bons cavaleiros! Cavaleiros de rédeas sangrarem e machucarem tanto a boca de seus animais para que nas provas eles fiquem suaves e girem mais rápido, que disparam no dia da prova, ou ficam acuados... engraçado né? Ai é porque precisa?

As pistas de competição estão cheias de gente do show e mas com pouca gente do cavalo.

Hoje mesmo em uma competição xique de rédeas vi algumas cenas de me partir o coração! Por exemplo, quase tirei a pontapés um ginete de cima de seu cavalo esgotado, batendo costela e o bonitinho olhando a prova dos outros com a bunda na sela, por muito tempo!Incapaz de ir dar uma ducha prá refrecar o pobre! 40min após a sua prova o bicho ainda estava suado, cabisbaixo e extremamente ofegante. O menino não viu a dor ali? O sofrimento ? O desconforto? E o engraçado (na verdade, o triste) é que não vi nenhuma carinha horrorizada na platéia junto comigo. Cade os Zorros de plantão nessa hora? Cade a foto? Cade a comunidade no Orkut contra o abuso no cavalo de rédeas????Há dor, há desconforto, há desconsideração! Mas dá menos ibope né? A única coisa que os cavalos não sente é fome! MAs vou dizer que todo o cara que treina rédeas é bandido? Não né, seria ignorancia da minha parte....então porque cara....ios voce pode dizer isso dos carroceiros?? E dos rodeios? Tem muita gente boa e muita gente má lá também! VAMPARÀ COM O MANIQUEISMO! Todo o religioso é bonzinho? Não né? Tem o Frei Damião e tem também ospadres pedófilos! Tem a Madre Tereza de Calcutá e tem aquela que esquartejou e fez um sopão com dois coroinhas e depois serviu numa quermesse da paróquia (tá bom.... tá bom....isso eu inventei ok? Não me ocorreu nenhuma freira bandida no momento. MAS SEI QUE EXISTE!).

Ora quanta demagogia Batman.


De tortura e maus tratos de cavalos entendo eu, passo o dia tratando cavalos torturados física e psicológicamente!

E vou dizer prá voces....no índice de maldade eu colocaria os carroceiros e vaquejadeiros em último e penúltimo lugar. Antes disso vem muita gente com cavalo bem gordinho,´pelo brilhando e sem feridas (pelo menos na pele).


Vamos parar com o sensacionalismo, com a pseudo revolta seletiva e tentemos aprender mais para ensinar mais, mas com amor no coração, e não fomentando ódio ok? Vamos aprender mais sobre o cavalo, o que é desconforto de verdade, o que é sofrimento. E, principalmente, vamos colocar as coisas em perpectiva e dentro do contexto correto.

Treinamentos abusivos, esbarradas de boca escancarada, que chega a doer a minha própria coluna! Bocas sangrando, cavalos exaustos ou infiltrados até por dentro dos olhos para poder competir pq o treinador não soube treinar com um pouco mais de bom senso... isso deveria arrepiar os amantes do cavalo também!

Então cara pálida....vai pensar melhor, voce está sendo correto com seu cavalo? Ele não sofre? TEM CERTEZA? Ah então tá bom....



Pois eu digo a voces, não há um dia de trabalho meu que eu não saia frustrada ou encafifada achando que eu poderia ter sido mais competente com eles e não fui. Mas, nem todo mundo é igual não é mez....?




quinta-feira, março 11, 2010

MITO OU VERDADE

Cavalos deviam vir com caixa preta, manual de instruções e o mais importante: exame de habilitação e multa por negligencia, imprudência ou imperícia!
Como voces sabem, eu trabalho com comportamento equino. É um trabalho facílimo! O difícil é que eu também preciso trabalhar com o comportamento humano e ai é que a jurupoca pia na coxia ! É cada uma que eu ouço e vejo…
Chegam cavalos prá mim de tudo que é jeito, com todos os traumas que voces possam imaginar, me dizendo coisas que nem sempre fecham com o que o proprietário, treinador ou tratador diz que aconteceu. E eu digo process, cavalos não mentem!
To aqui pensando em todas as verdades que ouço falar dos genios do cavalo. Sim! Porque de futebol e cavalo todo mundo entende sabe o que é certo ou errado e tem a receita melhor prá resolver o pobremo.
Aqui vão algumas e o que eu penso delas:

CAVALOS NÃO SABEM A FORÇA QUE TEM -
Sabem sim! Não se enganem, cavalos não tão são debilóides a ponto de não saber uma coisa como essa , sabem que correm mais, puxam mais peso e reagem muito mais rápido do que qualquer bípede que use roupas. O que acontece é que eles tem muito mais respeito e ética para com o próximo do que muita gente que eu conheço.
O que eles fazem com o poder que tem é que é diferente do que humanos fazem. Acha que estou sendo muito crítica com a raça humana? Então entra numa Kombi 67 e fica atrapalhando o transito na Plínio Brasil Milano ou na Av Paulista às 19hs e ve se não vem uma BMW passar por cima de ti ligeirinho e te xingar até tua última geração.
O homem se estraga com poder. Pior ainda se colocar ele em cima de um cavalo. Infelizmente tá cheio de Napoleões nas pistas de salto, corrida, cavalgadas…
ELE ERROU O COICE! QUASE QUE ME ACERTA!
Assim como no tópico arriba, eles não são guerreiros! Cavalos estão mais prá Houdini do que prá Conan, o Bárbaro. Eles acertariam o coice se quisessem, e se errassem, acertariam certamente o próximo tão rapidamente que voce não teria nem tempo de dizer “Ai me f…di!” Cavalos só vão partir prá ignorância caso o homem seja tão bruto e ignorante enão deixe nenhuma porta para ele fugir! E as vezes nem assim, ficam só em frangalhos e apavorados.
Fato que me deixa um pouco p. da vida com os cavalos! Gostaria que cobrassem um pouco mais de habilidade de quem maneja com eles, quebrando mais pernas, narizes e até uns pescoços de vez em quando. Ai a vida ia ser um pouco mais fácil para eles. Afinal, voces conhecem algum domador de leões ruim?? ELES NÃO EXISTEM. Os que existiam estão já foram enterrados.

ESTE CAVALO TEM DIFICULDADE EM PARAR (se quiser troque o verbo por qualquer outro: recuar, galopar, andar ao passo, girar, entrar no reboque… )
Não não não tolinho! Quem tem dificuldade não é ele, é voce! A frase correta é: VOCE tem dificuldade de parar este cavalo.

SE NÃO QUEBRAR QUEIXO O CAVALO VAI DISPARAR
Seu besta! Queria quebrar é o seu pescoço! Vai aprender a montar!
Nunca trabalhei com cavalo traumatizado que eu chegasse a conclusão que o que faltou prá ele foi: embocadura mais forte, mais trabalho ou mais pau.
Pelo contrário, todas eles chegaram a mim por excesso de um dos quisitos citados acima ou todos junto reunidos ao mesmo tempo na mesma hora.

ESSE TAR DE RORSEMANCHIPS É NOVIDADE DOS AMERICANO – NÂO SERVE PRO LAÇO (pode trocar por qualquer outra modalidade)
É genio! É novidade sim. O primeiro livro escrito sobre o assunto “A ARTE DO HORSEMANSHIP”, foi escrito recém no ano de 400ac. E o autor foi um general que viveu até os 75 anos e treinando cavalos para a guerra .

EU CUIDO MUITO BEM DO MEU CAVALO! SEMPRE DOU MUITOS TORRÕES DE AÇUCAR E CENOURA! E MUUUUITOS BEIJINHOS!
Darling, comida não é e nunca vai ser premio prá cavalo, o que não quer dizer que ele não goste. Mas pensa um pouco, sera que ele gosta mesmo de voce ? Ou do que voce traz nos bolsos ou na sacolinha de plastico? Tem dúvidas? Pede prá um estranho chegar com a mesma sacolinha de plastica com cenouras e ve se teu cavalo não vai “amar” ele também...
A comida nunca fugiu de um cavalo! A melhor companhia de um cavalo qual é? Outro cavalo!! E eu nunca vi eles dando comida uns aos outros!
Experimenta se comunicar na linguagem deles, eles vão ficar muito mais agradecidos e ai sim voce pode arranjar um parcerio de verdade!
Olha posso encher um japones com os sushis mais maravilhosos do mundo, e nem por isso ele vai me entender e gostar de mim, pelo simples fato de eu não falar japones!

Vixi cansei minha beleza. Amanhã tem mais….afinal, a ignorancia não tem fim…..

PS. SIM! Continuo azeda! Que é?! Vai encarar?!?
Locations of visitors to this page