quarta-feira, junho 23, 2010

CARTA DO LEITOR + BRONCA DA MUIÉ


Eduardo disse...
estou iniciando no mundo do cavalo e comprei um cavalo com linhagem de corrida, chucro e ja estou com 1ano tentando acalmar ele mas esta dificil e aqui no Acre os domadores não gostam de ter trabalho o que eu faço ja pensei em desistir dele, mas não sei o que fazer

Bah por onde eu começo...

Seguinte querido Eduardo. Quando alguém mefala ou escreve algo que começa com as palavras "estou começando com cavalos" e "comprei um cavalo xucro ou novo ou de corrida"

namesma frase eu fico preocupada frustrada já ai,,,antes de ir adiante e nem precisaria continuar porque intependente do causo, eu sei que implica no mínimo um cavalo e uma pessoa em perigo, se já não é tarde demais e houve derramamento de sangue!


É uma combinação bombástica sempre. Voce não pode aprender com
alguém que também está aprendendo. Imagina voce ir para uma aula de tenis e o professor nem conseguir agarrar direito a raquete...é mais ou menos isso que o seu cavalo deve estar passando.Considero também ficar fazendo coisas com cavalo por tentativa e erro um pouco demorado e arriscado demais.

Com frequencia recebo pedidos de socorro via msn, orkut, email , sessão espirita e pombo correio. Mas conselho via blog ou MSN não é o suficiente! É só uma orientação! Tenho tentado ajudar tanto in loco como in msn...mas devo confessar que ando meio frustrada.

É muito conselho, preocupação, idéias cuidadosamente estudadas jogadas numa tela de computador a competir com palpites e chutes das mais diversas fontes...

As perguntas são das mais diversas:

"Muié, tem várias pessoas me recomendando dar alpiste com pepino 3 x por dia para o meu pingo...acho que vou dar...o que tu acha?"

"Não acho uma boa....quem sabe tu dá aveia e alfafa?"

"Ahnnn será???"Uma semana depois... "Muié , meu cavalo está cheio de bolotas verdes e cantando como um canarinho...será que o alpiste com pepino que eu to dando prá ele fez mal?"

Mais conselho....mais mijada....mais palpites de entendidos aos borbotões...

Cheguei a conclusão que perguntar é fácil....se dar ao trabalho da execução correta das coisas é que fica complicado...logo, melhor seguir perguntando a todo mundo e escolher a resposta mais fácil de cumprir, ou a mais simpática é mais legal.

Mas eu não desisto...sempre tenho a esperança de que alguma diferença eu posssa fazer, alguma moral eu possa ter com alguns dos que me procuram a ponto da minha orientação ser um pouco mais respeitada do que a do gari da esquina ou da vizinha gostosa do 701 que também tem um cavalo no quintal do Barba , só que já há uns 8 meses e portanto entende bem dessas coisas.

Tu não tem nada que ver com isso...mas desculpa to azeda mez.

É muito frustrante as vezes...remendar cavalos fisica e mentalmente sabendo que metade deles não se machucariam se houvesse um mínimo de bom senso.

O melhor que posso fazer para voce é te dizer: procure profissionais competentes que consigam estar a pelo menos 3m de distancia de voce para orientá-lo. Quem sabe um curso básico ao vivo, uma escolinha de equitação? Nada muito virtual...a menos que teu interesse seja um cavalinho tamagoshi...ai dá.

E para os outros que ainda não compraram cavalo:

NÃO COMPREM!!!! NÃO COMPREM CAVALOS!!!!

POR FAVOR!

PERIGOO!!! PERIGO WIL ROBINSON!!!



Calma! Não comprem ainda! E principalmente não comprem sozinhos, ouvindo conselhos apenas do vendedor....

Voces podem comprar calças, cuecas, tenis, carro, televisores... Se bem que para comprar carros e televisores tenho certeza que voces devem encher os vendedores das lojas de perguntas, pesquisar nas lojas, comparar, comprar a revista 4 rodas , se informar... Cuecas também, pois tenho certeza que é onde voces mais devem caprichar né? Afinal, se comprar errado, já viu né? Mas cueca errada dá prá esconder na gaveta e nunca mais usar...já cavalos não cabem nas gavetas (pelo menos nas minhas...). Pensando bem, comprem só calças e tenis sozinhos! Cavalos, carros e televisores, procurem gente que entende! Veterinários de cavalos, treinadores conceituados,demorem e pensem bastante. E façam isso antes de comprar certo? Por que depois, voce pode ter meia tonelada nervosa, empacadora, disparadora, mordedora, assustada, derrubadora ou frik total na sua sala ou pior, no seu colo...e voce não terá o que fazer com ela... e aquele sonho de criança, de ser cowboy, de voar as tranças galopando pelos verdes campos que nem John Wayne ou Zorro ou Lady Godiva (ué?! porque não?!...gosto é gosto e fantasia é fantasia...cada um com a sua ora bolas) virou pesadelo. E ele piora a cada tombo, mordida , cólica ou pata cortada .

Não pensem que colocar o freio na boca de um cavalo vai acontecer só porque voces querem, que voces vão conseguir fazer um cavalo que foi criado e treinado para correr muuito e chegar na frente dos outros , passear calmamente só por que voce ama cavalos e tem muito carinho e paciencia... NEVER GONNA HAPPEN ou se happen é porque o cavalo teve dó.
Se paciencia e carinho fossem o suficiente para treinar e educar cavalos, os monjes do Tibete seriam os melhores encantadores de cavalos da história! Não que não possam ser... mas só isso não adianta nem resolve.

Não é só paciencia e amor que fazem a gente se dar bem com cavalos...mas são os ingredientes básicos para voce começar a ir treinar e aprender cavalo em escolinhas de hipismo, com gente experiente e com a máxima segurança para voce e para os cavalos.

Desculpa se eu pareço meio azeda, mas é porque quem sofre com esses erros é sempre o cavalo...arrebentado contra uma cerca de arame farpado, inchado e morto por uma cólica porque comia milho com farelo de soja e capim elefante mais a ração Super Pocotó Plus Melaçada.

E esses erros poderiam muito bem ser evitados se todos os novatos que sonham em ter um cavalo começassem a agir exatamente como agem quando vão comprar uma TV....plasma? LCD? 3D? BUSCAM INFORMAÇÃO!

Agora, o que fazer com a meia tonelada assustada ou braba que voce tem na sua sala de jantar? Acha um bom treinador, olha os cavalos dele, o estabelecimento dele...se forem calmos, (treinador e cavalo), limpos, sem ferimentos (treinador e caavalo) e cama limpa (do cavalo, não do treinador), simples e organizado (estabelecimento e treinador, não o cavalo)....voce pode confiar.

PS Não bota a culpa nos domadores...deve ter gente ruim e boa no Acre também....que nem aqui no RGS. Vai procurar ... ou vem me visitar....

O erro começou por voce mas ok, passou, voce tá vivo então tá no lucro...ve se acorrége e vai se divertir com o cavalo e o professor certo para voce !

Abraços e boa sorte!

segunda-feira, junho 21, 2010

Horsemanship 1 x Bagualice 0

Mas hein? Eu tava com uma cousa prá contar aqui desde sexta....mas como é um assunto que me incendeia e me faz falar demais ... e isso me dá preguiça!
Foi até bom, porque hoje aconteceu uma coisa que dá um fechamento muito bacana pro causo....com direito a moral da história, final feliz e tudo!

O CAUSO:

É sobre um aprendiz novo que está lá no meu centro de treinamento...guri muito empenhado em se diferenciar como tratador de cavalos, caprichoso, quer se destacar, tem ambição. Leu o livro do Monty Roberts, se interessou... Ele me conheceu quando eu fui trabalhar um cavalo problemático na hípica em que ele era funcionário. No começo deste mes me procurou porque queria fazer um curso comigo. Saiu do emprego e combinou de trabalhar um mes para pagar as aulas. Esforço que eu vejo em pouca gente...a maioria quer que eu pague para ensinar!
A coisa vai indo....ele se esforça muito, eu puteio bastante e assim vamos. Acho só que ele é muito tenso....preocupado.... ele tem que pegar mais leve...não levar tão a sério minhas mijadas (tomara que ele não leia isso). E SE TU LER, NÃO SONHA EM NÃO LEVAR A SÉRIO MINHAS MIJADAS QUE VAI TE ARREPENDER Ô PIÁÁ! (mas pode ficar menos preocupado...que eu só mordo em último caso) .
Ele tem potencial...pergunta prá caramba, capricha...quer saber de tudo..legal isso.


Nesta sexta feira ele me veio com uma pergunta...que eu to careca de ouvir..

"Qual a diferença entre Horsemanship e Doma Racional?"


Ai respirei fundo e comecei...de levinho...falando que eu achava que não dava prá rotular o que tantas pessoas diferentes fazem ... doma racional, tradicional, bagual, liberal, índia, maia, zen,...

Falei que já tinha visto muito psicopata dizendo que fazia doma racional e muita gente boa fazendo a dita doma tradicional...que não era importante como a gente chama a cousa...o importante era de que jeito o cara faz a cousa. Que o tema trabalhar com cavalo é muito complexo para que uma palavra defina tudo isso. Que é mais ou menos como dizer que tal arma não funciona porque a gente atira com ela e não acerta no alvo que todo mundo que joga futebol joga igual....ora...maneta é maneta e craque é craque não é mez e o nome continua o mesmo....FU TE BOL? Falei que prá mim horsemanship era mais que uma técnica...que era uma linguagem, uma comunicação, e que voce fala bem ou mal ela....que usando o nome doma racional tem gente que usa buçal de corrente! Que tem gente que amarra as patas nuns moirões e esfrega uma taquara com plástico e chama isso de horsemanship!Então não dá prá pensar no nome...blá blá blá...Quanto mais eu falava, filosofava, dava exemplos...mais eu sentia que não estava atingindo meu objetivo...de esclarecer a coisa toda. Ele tava querendo algo concreto..definição...uma coisa prá ele entender... e eu vinha falar de treinador de futebol, de comunicação, de linguagens e idiossincrasias...tadinho deu até pena. Nossa eu canso de ouvir que esse tar de róusemanxip ai não funciona prá freio, prá laço, prá salto, prá corrida....
Até inventei um joguinho...
Construa seu próprio motivo:
ESSA DOMA NÃO FUNCIONA PARA CAVALO DE_____________(salto, corrida, freio de ouro, serviço de campo, adestramento, vaquejada, tourada, cavalgada, horsebal) PORQUE_____________ (é frouxa demais, é rigorosa demais, é frescura, é novidade de gringo) E PORQUE O CAVALO FICA COM A BOCA _____________(dura, mole, babona, seca, quente, fria) SEM CONTAR QUE ELE___________(não respeita, dispara, não para, não anda, empina, esquenta, esfria) E FICA ___________(muito manso, muito brabo, muito amanunciado, muito tipo seilá entende).
E eu juro que já ouvi esta também!

Depois de uma meia hora de filosofar e divagar, olho prá cara de "to boiando, to ansioso e to preocupado" do meu aprendiz e então ai me cai a ficha! Como é que eu não percebi isso antes? Que falta de leitura a minha.
Perguntei então prá ele: tem alguém te enchendo o saco com isso né?

E ele meio encabulado me falou que tinha uns amigos do trabalho antigo que estavam dizendo que essas coisas não funcionam...que se não dar uns cacete o cavalo não fica com respeito....se ele der um coice tem que bater...como é que vai deixar ele com respeito...e cosa e tal...
Ai eu entendi tudo...mais uma vez a velha história do "NÂO CONHEÇO E NÂO FUCIONA"! Meu gafanhotinho estava sendo vítima daqueles que "NÃO MUDO E NÃO QUERO QUE MUDEM" Vítima das raposas que acham que a sua uva sempre tá mais verde que a do vizinho...hããn??
Ai tentei acalmá-lo...falando que isso acontece todo o tempo...que provavelmente aqueles que estão criticando nunca viram e não conhecem esse nosso trabalho, nem se interessam em conhecer. E fazem isso para ver se ele se acomoda que nem eles, porque é difícil mudar...dá trabalho e tu incomoda com isso. Sem contar que o meu trabalho é resolver traumas de tudo que é jeito....e nunca me falta selvício, logo...tão errado não deve estar né? Ou temos algum cavalo mal educado aqui em casa? Só aqueles que arrecem chegaram ...vindo dos mesmos caras que não acreditam nessas baboseiras... Prá arrematar falei que não se preocupasse em convencer ninguém, fica tranquilo...! Diz prá eles que tu tá só vendo...que tu não sabe nada ainda... E quem é teu amigo de verdade tá torcendo por ti! Não esquentacabeçaomeu! O cavalo da gente é que fala por nós! Não te dá o trabalho, pq não vais convencer ninguém que tenha uma postura como essa com conversa.
Bem...depois da missa, ele ficou um pouco menos preocupado...mas eu não tirei isso da minha cabeça. Não fiquei satisfeita...achei que filosofei demais mas não sei se consegui passar realmente o que eu queria, para deixar ele tranquilo...
Ai ele foi prá hípica antiga dele, dele prá folgar e ajudar lá, tinha uma competição por lá. Fiquei o fim de semana inteiro com isso...putz será que ele vai sucumbir à pressão dos descrentes? Será que ele vai continuar no lado bom da força....será que vamos perder um aliado?? Ó duvida...o que eu podia ter feito melhor....porque não falei isso ou aquilo...
Preocupação total e ainda eu como sempre me puteando porque eu não fiz melhor pela causa!
FINAL DO CAUSO
O pimpolho chegou hoje....e eu disfarçando minha apreensão ...louca prá saber como foi lá... perguntei como quem não quer nada
"e ai...foi legal a prova?" traduzindo: "e ai? desembuxa...horsemanship venceu ou eles te convenceram que o melhor é o bom e velho bóia e pau"
Ele com um sorriso no rosto...relaxado pela primeira vez me contou muito entusiasmado que tinha colocado uma égua dentro da ducha....que não entrava de jeito nenhum com ninguém!
Os ex colegas quando viram a potra lavadinha secando eles incrédulos falaram que ela estava há duas semanas lá e ninguém tinha conseguido colocar ela na ducha....por isso estava imunda! Como é que ele conseguiu?!?!? Ai ele virou ninja pros ex-incrédulos!
MORAL DO CAUSO
É isso ai....é melhor deixar os cavalos falarem né!?
PS....EBAAAAA MAIS UM PRO NOSSO TIME!!!!!!!

sábado, junho 19, 2010

quinta-feira, junho 17, 2010

FÉRIAS COM HORSEMANSHIP



Mergulhe numa experiência única nas suas férias. Organize seu próprio curso de Horsemanship durante as suas férias, de acordo com seu calendário.


Durante o mês de julho estaremos trabalhando intensivamente com aulas práticas e teóricas durante todos os dias, das 9 às 19hs. Você agenda e reserva o período de seu interesse.


As turmas são divididas de acordo com seu nível de experiência com cavalos e horsemanship:INICIANTE , INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO Voce pode trazer seu cavalo ou utilizar um do Centro Equestre Gallop.

As aulas abordarão os seguintes tópicos:


TRABALHO NO REDONDEL – join-up – desenvolvimento de uma leitura correta do comportamento do cavalo. Estratégia de trabalho e meios de availiação dos progressos e dificuldades, conquistando concentração e cumplicidade.


GROUNDWORK – uma boa comunicação começa no chão. Conquistando o respeito e controle do seu cavalo e estabelecento a liderança sobre o seu cavalo.


DESSENSIBILIZAÇÃO – aumentando a confiança do seu cavalo em você e no ambiente. Trabalhando com objetos e situações que provocam stress e medo em seu cavalo – plásticos, reboques, água, etc.


EQUITAÇÃO – postura e eficiência na comunicação com o seu cavalo. Torne sua montaria divertida e prazerosa, aumente a confiança da dupla. Embocaduras e material de montaria, tipos e utilização.


INICIAÇÃO DE POTROS - a doma sob a ótica do natural horsemanship


PRIMEIROS SOCORROS E ENFERMAGEM – o que (e o que não) fazer enquanto o veterinário não chega. Administração de medicamentos. Bandagens e curativos. Identificando manejos e situações de risco em seu ambiente.


ALIMENTAÇÃO – como definir o esquema alimentar ideal para o seu animal. Manejo preventivo de cólicas.


MANEJO DIÁRIO DO CAVALO E DA COCHEIRA – segurança, higiene e bem estar. Como aumentar o bem estar através da adaptação do manejo e da rotina diária, evitando vícios de cocheira, acidentes e traumas, prevenindo stress e melhorando o desempenho de seu cavalo.


PROBLEMAS E VÍCIOS COMPORTAMENTAIS – técnicas para o diagnóstico, prevenção e solução de traumas e desvios de comportamento.


HORSEMANSHIP APLICADO – seja qual for a sua modalidade, enduro, salto, rédeas ou simplesmente passear a cavalo. Descubra como melhorar a sua performance através da aplicação de técnicas específicas e do entendimento maior do comportamento e comunicação eqüina, utilizando EQUILIBRIO, TIMMING E SENSIBILIDADE. Como estabelecer metas de treinamento para equilibrar técnica, clínica e comportamento do seu animal.


E MAIS!


GINCANAS, CAVALGADAS, TRILHAS, VÍDEOS E PALESTRAS
Tudo isso em um ambiente onde a natureza é a principal protagonista.


CALENDÁRIO
Voce agenda e reserva o período de seu interesse.
Mínimo 3 dias
De 6 a 31 de julho


PARA MAIS INFORMAÇÕES E VALORES
Entre em contato pelo fone (51)9986 7745 ou pelo email gallop@terra.com.br

terça-feira, junho 15, 2010

A esperança é a última que morre

Pode uma coisa dessas?
Ontem quando eu estava na raia trabalhando com meus doidinhos, entrou uma potra com um treinador e o jóquei colocaram uma potra no partidouro....ela estava toda borrada, tremia mais que vara verde...uma pilha a coitada.
Como sempre acontece quando aparece bicho assim por lá eu já fico com um aperto no peito, um nó na garganta...antecipando a guerra covarde, a pauleira que eu sou obrigada a assistir... Esse treinador eu conheço...já trabalhei uma maluca para ele. É das antiga....doma racional, bóia e pau. Mas burro não é, nem inexperiente .
Esses dias eu tentei mostrar o vídeo do New Home prá uma amiga....ela não quis ver. Fiquei até emburrada...agora eu sei por que....porque eu não tenho essa opção. Todo o santo dia no mínimo umas 5 cenas de covardia e ignorancia eu presencio, e não posso desligar a TV!
Sabe o que eles fizeram?


SABE O QUE ELES FIZERAM!???!!
Eu não conseguia acreditar no que eu estava enxergando. Não queria ficar encarando, com medo de acontecer algo pior, mas não resistia, era mais forte que eu! Eu TINHA que assistir, que ver como ia acabar aquela cena INACREDITÁVE! IMPROVÁVEL!
SABE O QUE ELES FIZERAM!???
Eles acalmaram a potra! Deram tempo para ela, fizeram carinho ao invés de gritar e bater....
A égua tremento prá caramba dento do box, o jóquei do lado dela acariciando o pescoço, o treinador na porta da frente passando a mão na testa dela!
Foi uma coisa impressionante para mim...não estava acostumada a ver uma cena daquelas por lá! Eles me puxaram o tapete! Será que eu deveria ter esperança?
A potra foi se acalmando, acalmando...parou de tremer, se lambeu...foi acreditando naqueles dois....o jóquei montou, o treinador abriu as portas do partidouro bem devagarinho e ela saiu..bem tranquila, bem mansa! Anos mais madura do que entrou....e demorou sabe quanto tempo?? 15 min! QUINZE MINUTOS!
Depois que eu coloquei a lingua prá dentro da boca e a fechei, me aproximei e fui cumprimentar o treinador! Com uma alegria de quem vai ao camarim depois de um show bacana!
Que beleza! Meu! Parabéns! Foi um trabalho muito bom! Que legar te ver trabalhar assim! Com uma potra que não estava fácil! Meu parabéns! Matou a pau. Ou melhor: MEUS PARABÉNS! NÃO MATOU A PAU!
Ele, meio surpreso ao me ver diferente do emburramento habitual, ao ver que eu possuo a habilidade de sorrir e ficar feliz, também ficou feliz, até frouxou o lombo!
Mas como alegria dura pouco....
Hoje estava eu no mesmo bat local quando vem o mesmo treinador sorrindo meio encabulado, com o chicote que eles costumam usar no partidouro....um mango trançado...e me olha. Não resisti e reclamei....
Pórrra tche! Tu tava ótimo ontem....num dá prá se segurar não né??? Tá viciado já...
E ele, meio encabulado, dá um sorriso e como se desculpando me dispara a justificativa...
Não tem problema não dotora! Essa ai é mansa!
Ai ai ai....como diria a minha mamis....
"É melhor ouvir isso do que ser surda"... será??
Até que foi meio engraçado....mas não para a "mansinha" ....
PS. a mansinha era bem nervozinha dentro dos meus parametros...mas ele acabou não usando o mango....acho que ficou encabulado mesmo....rss..menas mal! Menos um que apanha hoje...é lucro.

quinta-feira, junho 10, 2010

DA BOCA I

Ahhh meu trabalho no Jockey Clube é muuuuito difícil!

Uma desafio constante, testar minha paciencia até o limite, que dá para uns 5min só...e ai continuar tirando mais de onde não tenho. Tentar entender o outro, aceitar as limitações dele, tentar mais uma vez com calma, quando a votade é de castrar logo os vivente...
Os cavalos?? Nããããõooo....com os outros!

Meu trabalho com os cavalos eu tiro de letra....eles sempre me ajudam, a gente forma um time, eu me esforço bastante, eles também...e as coisas acontecem.

O problema é que eu precisava de mais gente no meu time, porque só dois jogando e os outros 9 atrapalhando ou atrapalhados é dose para leão!

Acham que eu estou exagerando? Então vou contar proces sobre outro cavalos que ando trabalhando lá. Esse o problema não é com o partidouro...é que ele dispara. Não guardei o nome dele ainda....vou chamá-lo de Beiçola ok?

O meu guru veterinário grilo falante Biduio examinou o Beiçola, a boca do dito estava arrebentada, e como ele começou a embrabar muito, colocaram uma embocadura mais forte, o famoso e milagroso (segundo eles) bridão RELEVÈ ,ai é claro que a coisa piorou...mais dor, mais desespero = mais brabo, mais fuga = pirou no litle potato = chama Batman e depois Robin (eu, no caso).



By the way....o New Home, sabe aquele do partidouro... também muito furioso e com a condução dele cada vez mais complicada foi examinado e tratado tb...


NEW HOME chapado e BATMAN em ação.
Santa Boca Destruída Batman! Guess what! Rasgos no interior e alguns no exterior da boca dele. Adivinhem que embocadura estavam usando??? Ora....o Milagroso bridão Releve, of course! Coincidencia né? Dois cavalos com a boca arrebentada, dois cavalos querendo disparar e dois cavalos usando o dito cujo...mundo pequeno esse mez...
AI QUI ÓÓÓÓÓDIOOOOO QUE ME DÁ!

Ok...voltando ao causo do Beiçola.
Depois de corrigido os dentes do pobre diabo é hora de mim entrar em campo, aos 43 do segundo tempo para empatar e fazer dois gols na prorrogação...

A idéia era treinar com o Sidepull até as duas vaginas que os perna de pau ou melhor, os mão de pau, fizeram na mucosa da boca dele desaparecessem.

Sidepull...folga para boca dos dizinfeliz
PS. Esse não é o Beiçola, peguei a foto da intertétil prá mostrar a coisa em si



Ok lá vou eu...e o Beiçola trabalhamos por 3 dias...tudo numa ótima. No primeiro dia bem louquinho , no segundo mais normal e no terceiro um filé! Até que vem o quarto dia...trabalhar com um jóquei em cima dele...
Ai começam as dificuldades! Quem vai montar com o Sidepull!?!?!?!?
Segundo os nativos de lá essa coisa, esse tar de saidipul é obra do DEMO! Não segura o cavalo, é perigosa, tem vontade própria ou arranca e leva a alma de quem usar ele.
Meu contato com o primeiro jóquei escolhido para montar o Beiçola...
Oi tudo bem, tudo bom, prazer, prazer...
Comentário dele após ver eu trabalhar o cavalo com o Side Pull (lógico que não para mim né, acho que ele ficou com medo que eu fizesse um despacho, uma macumba ou vudu prá ele):

"Eu é que não vou montar um cavalo com esse troço! Tá louco! Isso não funciona!! Nunca vi essa coisa e não vai dar certo!"
Ok...procura outro jóquei...ah tem aquele , o bonzinho...tá! Já me conhece...trabalhamos juntos outro cavalo...acho que agora vai!

Montou! Eba! Esse é mais valente! Deu uma volta, num galope quase no mesmo lugar, eu feliz vendo o total controle dele...ai parou (facinho facinho,,,até recuou!) na minha frente e disse:
"Dona Dotora eu não vou conseguir segurar o bicho com isso!"
Respondi, mas tu já está segurando TCHÊÊÊ! Ele tentou mais um pouco e se conformou.
Pensei ter resolvido o problema...arranjei um centroavante afinal, até o outro dia, quando ele me diz com uma cara muuuito infeliz:

"Bahh não vou poder montar ele mais...meu chefe principal me deu uma bronca. Sacumé né Dona Dotora eu não posso contrariar ele...sniff sniff...mas eu queria muito!"

Ok, voces não estão habituados com o dialeto falado por eles lá...vou traduzir isso prá voces:
"Não monto de novo com esse tar de saidipul nem fodendo! Tá louco ! É um perigo....ela que arrange outro bobo prá matar".
É isso ai minha gente...ó minha situação! Eu tenho que tirar leite de pedra para que eles acreditem um pouquinho nas coisas que eu faço (mas acontece quandinveiz e eu nunca perco a esperança).
O mais incrível é que eu vejo esses caras que não querem se "arriscar" montando com o side pull cavalos que eu preparo se colocarem absurdamente em risco na raia diariamente! De tudo que é jeito...com cavalos malucos, apavorados, desesperados, de bocarra escancarada, com material de montaria precário e mal colocado, ou enlouquecidos no partidouro, apanhando prá kct. Eu fico apavorada ao ve-los e penso, credo mas esses jóqueis são muito valentes mesmo! Do jeito que eles fazem as coisas, montar é um ato de bravura! Barbaridade que gente corajosa!

Ai, quando vejo toda desconfiança e temor deles em montar os meus cavalos com o meu material, onde a prioridade é conforto, segurança e saúde para todas as 6 patas, eu concluo que aquilo que eu vejo na raia todos os dias não é bravura, é pura ignorancia!

Mas a coisa vai melhorar um dia....

terça-feira, junho 08, 2010

O recomeço de uma jornada sem fim

Mas tchê que estou até meio ansim desanimadim prá contar as novidades para voces, pelo menos a que vou contar agora...

Sabe a Dudosa? Potra que rendeu alguns textículos meus por aqui? Aquela traumatizada de partidouro que inscreveram numa corrida contra a minha recomedação e que correu, a despeito dos meus protestos? Pois é... adivinhem o que aconteceu???

Deu pobrema!

Ela não entra de novo no partidouro.
Eu até que poderia estar contente com o troco que ela deu naqueles que não respeitaram o seu processo de recuperação, que não deram tempo para as suas feridas cicatrizarem antes de colocá-la na guerra novamente. Poderia estar satisfeita com o fato de ter acontecido tudo, tudinho o que eu avisei que iria acontecer. Até poderia ficar grandona porque vieram me pedir socorro, bem ligeirinho, mas tarde demais. Me sentir vingada pelo desrespeito profissional que houve, porque me contrataram para trabalhar no problema, como especialista, e no meio do caminho resolveram esculhambar e jogar no lixo um mes inteirinho de trabalho exaustivo física e mentalmente para nós duas.
Quando ela correu, eu considerei meu trabalho concluído, entrou no partidouro, correu e chegou em segundo. Não segui trabalhando, emburrei e empaquei. Ahhhh voces não estavam sabendo como faz? Eu não to chata? Lenta? Então tá....tudo com voces. Ai então veio o resultado .... só quem aprendeu algo foi ela...como sempre acontece, cavalos são muito mais rápidos e eficientes em entender, perdoar e executar tarefas.

Poderia estar feliz, mas não estou! E olha que eu A-D-O-R-O dar um troco, ganhar uma parada, uma discussão. Quem me conhece sabe que sou danada prá isso! Amo dar boa lição!
Não estou assim porque custou um bocado essa minha "vitória" profissional... E custou só prá um envolvido na história toda.
Custou prá Dudosa muita coisa...e por isso eu aceitei trabalhar com ela novamente, por vergonha dela. Quero limpar minha barra com ela e explicar que eu não a abandonei...que decidiram isso por nós duas.
Ontem comecei o trabalho e....ela entrou já no partidouro em 5 min. Só que, sabe aquele olhar que eu disse que ela estava num post que escrevi na véspera da da corrida ("O Começo do fim de uma jornada")? Aquele olhar tranquilo, poderoso, aquela autoconfiança toda que ela tinha reconquistado? Não estão mais lá! No lugar disso está uma égua mal humoradíssima, mais teimosa, feinha e frick total.

Não tenho dúvidas que ela volta a entrar normalmente no partidouro, conheço bem a generosidade dela...agora, to cheia de dúvidas se pelo menos dessa vez algumas pessoas vão aprender algo também!

PS. Eram 8 proprietários (agora menos), um treinador, um jóquei, um cavalariço, um starter, uma starter, uma potra e a muié. Nem todos são do lado mau da força, existe vida inteligente entre eles...mas devo dizer...é minoria...

sexta-feira, junho 04, 2010

CURSO "INTRODUÇÃO AO HORSEMANSHIP" - Denise Bicca Horsemanship


Ai xent!
Saindo quentinho mais um curso de horsemanship da muié!

Participem, divulguem, ajudem, acrescentem, palpitem, sugiram...qualquer coisa!
Mexam essa b...da cadeira!!!
Por favor? Plizz?

Locations of visitors to this page