terça-feira, agosto 31, 2010

A MUIÉ NA EXPOINTER!

WORKSHOP DO CAVALO DE ESPORTE NA EXPOINTER

Programa

14:30 h- Treinamento de Cavalos: Rédea e Freio de Ouro
Palestrantes : Zeca Macedo e Gabriel Diano

15:30 h – A influência do Bem Estar Animal na performance do Cavalo Atleta
Palestrante: Denise Bicca Fernandes

Local: Auditório da Cabanha Pampa na EXPOINTER
Dia: 3 de setembro de 2010

Perfil dos palestrantes

ZECA MACEDO- Tri Campeão do Freio de Ouro
GABRIEL DIANO – Está entre os 10 melhores de Rédeas do Mundo
DENISE BICCA FERNANDES - Médica veterinária, especialista em comportamento equino

Promoção: SIMVET /RS - REDE PAMPA DE COMUNICAÇÃO

As aparencias enganam

Que azar o dos cavalos parecerem como eles parecem...sorte nossa porque são lindos de doer, mas azar o deles.

À primeira olhada parecem com aqueles lutadores de box....com suas montanhas de músculos, fortíssimos, bate e arrebenta, perigosos...cérebro basicamente funcionando em conexão discada...

Pois cavalos enganam muito com essa aparência. Quanta confusão esse físico avantajado e essa força causam nas pessoas, que tiram conclusões erradas e com isso tomam atitudes e manejos nocivos gerando muita confusão na cabeça dos coitados.

Músculos avantajados, corpão sarado, força física, tempo de reação absurdamente rápido é tudo o que um boxeador ou um jiujisteador buscam o tempo inteiro...para estabelecer sua superioridade na luta, no combate...

AI é que mora o problema. Se os cavalos tem um hardware de boxeador, o software deles é de passarinho...

Mas quem vai acreditar nisso!? Tem que passar através da primeira camada e ver que todo o resto é de um ser absolutamente avesso ao combate, covarde até, inseguro, cético, desconfiado sempre e completamente delicado.

Então ai que resulta a confusão e o sofrimento que muita gente inflinge aos cavalos. Confundem as atitudes deles, o medo, a desconfiança com desrespeito, teimosia...

E o remédio para desrespeito e teimosia é o veneno para medo e desconfiança. Logo...

Photo by Gilliamhome's EVolt 500 Image Page

quinta-feira, agosto 26, 2010

DUDOSA...que vexame!!

MAIS CARTAS

CARTA
Oi Denise. Gostaria de sua ajuda em uma coisinha com a minha égua. Ela está com uma mania que tem me tirado do sério. Ela sempre foi muito voluntariosa e as vezes dava um coice ali e outro aqui durante os percursos (que eu achava uma gracinha..rs), mas agora o negócio está ficando mais constante. Ela agora dá o coice durante o salto e muitas vezes acerta na vara e assim tem feito muitas faltas. Sem contar que pode até se machucar, pois ela faz com uma vontade que vc não imagina. Já tirei a espora achando que podia se cocega ou algo assim, mas os coices continuaram. Você tem alguma idéia do que pode ser? Beijos

MEU PALPITE
OI ! Seguinte... vou te dar pistas, porque para te ajudar mais eu precisaria examinar tua filha para ter um quadro mais claro. Mas posso te adiantar com segurança que os coices durante ou após o salto são indícios claros de desconforto. Toda a alteração de comportamento ou demonstração como essa tem origem em processos dolorosos. Existe uma gama de patologias e lesões de trem posterior que resultam em desconforto e se manifestam na forma de coices, às vezes até recusa ou dificuldades de executar uma curva corretamente, ou dificuldade para abordar o obstáculo ou ainda até para trabalhar de forma reunida. Muitas vezes o cavalo começa a trolopar ou "perder o pé". Chegando até a acuar e refugar. São muitas as maneiras que o cavalo expressa esse desconforto. No caso da Ruiva eu te recomendaria um exame clínico muito detalhado para apurar que estrutura está comprometida. A lista é grande das possibilidades...subluxações sacroiliacas, desmite de ligamentos suspensórios, miosites lombares, apófises espinosas ....e por ai vai.Um exame clinico competente tem que ser teu primeiro passo para resolver o teu problema...Clínico! Não é só tirar radiografia a torto e a direito como acontece em muitos casos que me chegam...com um diagnóstico de que o bixo tá bem...
Depois de identificar o problema....tratar legal, tirar a dor, retomar o treinamendo com cuidado e bom senso...e acho que a coisa volta pro lugar!Espero ter te ajudado. Se precisar de mais ajuda é só falar. E me mantenha informada ok?Abraços!

Jump!!!!

PERGUNTA AI QUE EU MANDO DAQUI

Olá.
Recebi umas perguntas que achei interessante compartilhar com voces queridos leitores....quem sabe ajuda mais alguém? Ai vai:

CARTA 1

Senhores bom dia!
Sou leitor da revista Horse e escrevi para Denise Leme que me orientou contactar vocês para uma ajuda.
Sempre gostei de cavalos e a pouco mais de um ano tive a possibilidade em comprar e curtir os benefícios que o animal proporciona. Como não tenho prática minha preocupação era adquirir animais mansos, cômodos e com isso hoje tenho uma égua mangalarga, um macho (garanhão) campolina e outro macho managlarga (castrado). Este último tem a chamada "cócegas de barrigueira" e em alguns momentos após selar para o passeio ele pula e me deixa inseguro, por ainda não ter prática me obrigando a sempre pedir alguém mais experiente para fazer o tal repasse. Tenho visto umas selas que só tem uma barrigueira na frente a chamada sia e pergunto: seria uma solução comprar esse tipo de sela para ele?
Desde já agradeço
J.S

MEU PALPITE:
Seguinte meu, antes de voce trocar de sela, voce precisa saber se o (seu) problema do (com o) seu cavalo É a sela. Senão voce corre sério risco de trocar de sela mas nao de problema...e no final, depois de trocar a sela e nao de problema...ter que trocar de cavalo...e torcer para que não tenha que trocar de tala para gesso!

Existem diversas causas que provocam que um cavalo pule, retoce ou velaqueie que nem a gente fala nesses pagos de cá. Até pode ser a sela...mas tem que saber certo! 

Pensa da seguinte forma, o pulo do seu cavalo é ele se queixando prá voce de algo que não lhe está caindo bem. E se queixando em voz bem alta, mas provavelmente ele devia estar falado baixinho já há algum tempo, mas nao estava sendo ouvido logo, teve que gritar. Nao se preocupa que voce que está começando, nao é obrigado a saber disso...mas será importante pro resto de sua carreira de cavaleiro afinar o seu ouvido para perceber seu cavalo cochichar....pois evitará muita dor de cabeça e ou de bunda de sua parte e outras dores da parte dele.
Voltando ao causo...precisamos fazer mais perguntas pro seu cavalo, pois só poderemos escolher o tratamento se soubermos a "doença". Porque não adianta dar penicilina prá hemorragia nem Lasix para pneumonia...

Não esqueça, informação é poder. Comece prestando atenção em tudo o que acontece com ele, como ele se comporta desde o começo quando voce vai selar e depois de montar tb. Fique esperto...provavelmente ele lhe mostrará com detalhes o que faz com que ele pule.

Precisamos saber ...quando ele pula, é manso para o resto? Se assusta ou se encolhe quando coloca a sela no lombo? É um animal experiente ou novo? Como ele pula? Exame clínico para descartar lesoes ou ferimentos na área da barrigueira e sela, lombares, cernelha, coluna...tipo de sela...ele pulava antes? Começou a pular agora? O que mudou? E o dono anterior?...a barrigueira encosta na virilha? Ele não gosta? Não está acostumado? Que tipo de temperamento ele tem? Se exercita regularmente? Tem muita energia? E a boca? Freio? Machucados? Pode filmar, fotografar e me mandar se quiser!

Bah que sacanagem hein?! Ao invés de te dar a resposta eu to complicando mais ainda a tua vida com um monte de perguntas e olha que não são nem a metade das perguntas que me ocorrem agora...nmas acho que já deu prá sacar né?

CARTA 2

nome: L.P

cidade: L./GO
onde nos encontrou23: outros
mensagem: qUERO SABER DO MERCADO DE TRABALHO DE UM HORSEMEMSHIP, E ONDE É MINISTRADO O MELHOR CURSO DO MUNDO NA MESMA AREA?

MEU PALPITE

Essa ai me pegou. Vou precisar da ajuda dos universitários! Se alguém souber, me ajude pulamordedels!
Por favor mandem idéias! Vou dar uma camiseta de presente para a resposta mais original!






terça-feira, agosto 24, 2010

Coitado de quem não erra

E aim dotôra....amansando os bichim?

Vem um treinador puxando papo comigo na raia. Ai já sei que lá vem bomba...me dá até medo..

Pois tem cavalo que é cosdeloco mez num é? Tem uns que não tem explicação! Num entra de jeito nenhum!

Barbaridade, teve um que eu passei quá um meis e não tinha jeito! Quaji atorei fora o focinho dele com o buçal de corrente e num teve reza nem santo que fizesse o dizinfeliz entrá no box! Ai, veio um arigó que num sabia nada e colocou ele prá drento!

Ai ai ai.... ó dor...

Me faz um favor....só me dá cavalos pros arigó trabalhar então putzgrila!

Que coisa! Tenho muita dificuldade de trabalhar com quem sabe (acha que) tudo sobre cavalos.

Lá em casa tem sempre aprendiz e candidatos a tratadores trabalhando lá. Tem uma categoria de caras que dura muito pouco tempo por lá, outros ficam, me aguentam e saem bem legais, preparados prá qualquer coisa , um orgulho para mim!

Recentemente apareceu um com um currículo internacional, trratou cavalos no exterior, de olimpíadas, grande premio e cosa e tal. Andava apavorado porque nao conseguia trabalho por aqui... até empresa de detetizaçao tentou e nao conseguiu. Well, espaço hay por aqui, se quiseres mostrar serviço e aprender... podes vir, mas acho que estás meio fora do perfil, nao sei se vais aguentar minhas broncas (eu avisei...EU AVISEI!)... Falei isso já antevendo o problema que volta e meia me ocorre...o de eu ter que aprender com eles a administrar meus cavalos e meu centro de treinamento... Ó! Não me entendam mal. Eu tenho um monte de coisa prá aprender  e muito. Sinto falta de ter meus professores mais perto de mim, mas a maioria deles é americano, os bosta. Mas imagina agora se todo mundo que chegasse lá em casa fizesse as coisas como bem entendesse, cada um da sua maneira, pobre dos coitados dos cavalos. A regra  é que pelo menos lá todo mundo fale do mesmo jeito com eles. E não é o MEU jeito, é o jeito dos cavalos! Eles é que vão me dizendo se estou no caminho certo ou errado, e não tenho problema nenhum para ver que escolhi o errado, voltar atrás e corrigir.
Pois bem, mas como o rapaz estava muito desesperado e se mostrou disposto a "começar de baixo"....preferi dar o benefício da dúvida para ele do que negar uma oportunidade  a quem está precisando...

Primeiro dia...maravilha...só me acompanhou, filosofou e observou...

Só fiquei meio assim quando fui mostrar alguns vídeos de casos interessantes que trabalhamos e ele achou mais legal conversar com um cara que passava por perto... tirava os olhos da tela nos momentos mais importantes ! Putz aquilo já me deu uma certa brochura...estava eu a mostrar vídeos que já tinha assistido mais de 100 vezes, e mais interessada do que ele!

Segundo dia....manimeni... . Quando disse que ele estava escovando errado o rabo do cavalo, pois estava arrebentando muitos fios. já me ignorou e seguiu fazendo como queria. Só a título de explicação: rabo de cavalo é para treinadores e tratadores de primeira um assunto muito delicado e passível de briga, divórcio e assassinato. Nunca vou esquecer a puteada que levei da tratadora francesa minha profe quando ela me viu passar um pente a milhão na cola do Veneur Joter! Que mijada tomei...eu me borrei toda!  No caso do vivente em questao, ele riu da minha reclamação e me disse: não esquenta que não tem problema não.. Em bom portugues, ele c... prá mim.... GRR$zz(*&#***&&*&(*!@ kct

Terceiro dia...foi embora nem recado deixou!

Estava eu passando por ele enquanto estava escovando um rabo...tiro a escova da mão dele...e um chumaço de fios dela... Ah putz cara, olha isso ai! Nao pode acontecer! E a resposta: ah mais sempre vai sair um pouco né! Minha re resposta: claro que sim, do jeito que tu escova vai sair sempre...até tu deixar sem nenhum prá arrancar né? CARALHO!!!!!!!!!!!

Pode ter sido essa a gota que faltava pra ele prender o pé...mas prá mim a gota foi antes...

Quando fui ver como ele aplicava injeção...

- Essa coisa de alcool iodado para limpar antes da apliação não se faz lá onde trabalhei no exterior...o cara diz que é frescura...

Pois é prá ti ver como se faz coisa errada em qualquer lugar no mundo né mez?

Estava indo bem até que ele enfiou a agulha na bunda do cavalo com o dedão tapando o buraco onde depois iria colocar a seringa e passar a medicação, junto com a bosta e toda a sujeira da mão da criatura...

Aff eu soltei um sonoro AH NÃOOOOO, tche me pegou de surpresa...eu não esperava isso porque é um erro muito crasso, de caras que não tem a mínima noção de higiente!
Ai ele meio que embrabou...e disse a frase de genio...

Bah, barbaridade! Eu dou injeção há muitos anos, deulszulivre! Graças a Deus eu NUNCA errei uma injeção na minha vida....

Ai eu olhei bem nos olhos dele, já com tristeza, porque eu sabia que o nosso caso era terminal e falei:
Pois eu já! Errei e errei muita coisa.... e prá ti poder acertar algo, é preciso saber quando é errado! Fico com pena de ti porque tu nunca errou...vai ser difícil acertar....

Nunca mais o vi....

Mas essa história tem uma coisa legal...

Nossa como o meu aprendiz gafanhoto que trabalha comigo há dois meses, que chegou com pouca experiencia e muitas perguntas tá ficando bom. Tá ficando craque...e erra todo o tempo!

quinta-feira, agosto 12, 2010

Pressa x Perfeição

Posentão ...
Hoje fui na SHPA (Soc. Hípica Portoalegrense) para conhecer a história de minha futura nova paciente (outra hora conto sobre ela). Bueno, está rolando por lá o Campeonato Gaúcho de Amazonas. Se juntar todas as concorrentes, de todas as categorias, é capaz de encher uma Kombi e para o público, um Fiesta é o suficiente. Conforme a altura aumenta, as concorrentes diminuem. Chegando a 1.30...com apenas tres guria!

Foi bom matar a saudade, ver gente que fez parte da minha história diária de 1984 a 1998,e depois disso mais esporadicamente e agora...raramente quando meu trabalho é requisitado por alguém de lá. Lembrar dos meus bons e maus tempos, ver cavalos de salto...provas de salto... que delícia!

Num certo momento, surgiu no meio do habitual cataclisma dos meus sentimentos e pensamentos, um tema que me preocupa muito e sempre. e que volta e meia desabafo por ai. É óbvio não ia deixar o meu blog slash tábua de lamentações slash confessionário de fora disso né?

Começou ansim:
Um dos antigos com quem papeava, me contava sobre o cavalo maravilhoso que ele tinha agora. Uma máquina, tem NOJO de tocar no chão! Lindo, alazão imenso! Que bicho bom! Só falta cavaleiro... Pá! Pronto, era o que faltava prá começar! Só faltou a gente se abraçar e chorar junto a falta de cavaleiros de verdade, que trabalhe um cavalo prá não só vencer um evento, ou (mais frequentemente) para conseguir um comprador rapidim. Cavalos descartáveis! Curtinho prazo. Atualmente a coisa é atalhar. Quanto mais rápido, melhor. Ah essa juventude...é tudo fast, fast food, fast cars, fast divertimentos... E como eles acharam de conseguir isso no hipismo? Ferramentas. Embocaduras bem complicadinhas, prometendo e cumprindo, pelo menos a curto prazo um controle do cavalo que não dependa de gastar tanto a bunda na sela fazendo aqueles trabalhos chatíssimos e demoradíssimos de condicionamento e flexionamento do cavalo. Base? Adestramento? Bah coisa de velho. Hoje o mundo hoje é fast!

Mas ah se a juventude soubesse, ah se a velhice pudesse....

Esses atalhos custam caro para o cavalo. Limitam a carreira, a saude e potencial deles.
Cavalos trabalhados de forma imediatista até podem ficar prontos imediatamente, mas também se acabam na mesma velocidade. Que coisa né? Triste, muito triste. Agora me ocorreu se não será por isso também uma Kombi e um Fiesta estarem sendo o suficiente para o nosso hipismo. Ora...esse sistema não cola por muito tempo.

Meus mestres do hipismo estão ficando tordilhos, carecas ou ambos...aqueles mestres na arte de preparar um cavalo de salto, de formar , adestrar, treinar, criar condições para uma condução harmoniosa, eficiente e saudável do cavalo. Tudo bem! Essa é a ordem natural das coisas, a experiência aumenta, os cabelos diminuem, a barriguinha aumenta, os erros diminuem... Não é isso que me preocupa! Me preocupa é que não vejo gente para ocupar a sela deles de forma competente. Pilotos? Um monte, gente super competente, arrojada, saúde e hormônios a milhão! Chuta uma moita aparecem dez! Comerciantes de cavalos? Cheio que nem chinês... Mecânicos? Professores de cavalos e de alunos? Escassos que nem bichinho em extinção...qualquer dia só no National Geographic ou Discovery...sniff, sniff.

PUTZGRILHA gurizada vam se antená!
CALEI JOTER nasc 1986...feito à moda antiga... bridão grosso, adestramento e bom senso....muito bom senso...
• 1994 - Vencedor Liga Sul-americana p/ Copa do Mundo
• 1995 - Pan-americano de Mar del Plata - 5º lugar individual - Medalha de Ouro equipe
• 1996 - Olimpíadas EEUU Atlanta - Medalha de Bronze equipe - 18º lugar individual
• 1997 - Campeão Brasileiro Senior Individual
• 1998 - CSIO de Rotterdam - 2º lugar por equipe
• 1998 - Campeonato Mundial Roma - 5º lugar por equipe
• 1999 - Pan-americano de Winnipeg - Medalha de Ouro equipe
• 1999 - Pan-americano de Winnipeg - 4º lugar individual
• 2000 - XXXII The Best Jump - 3º lugar individual
• 2000 - Olimpíadas Sydney Austrália: Medalha de Bronze por equipe e 4º lugar individual ...



Será que foi por acaso que o resultado mais expressivo atingido pela dupla André/Calei foi quando este tinha 14 anos de idade?
Não creio...prá mim é que assim como bom casamento, uma dupla vencedora assim só é possível com tempo, conhecimento e amor.
Parabéns Vanderval, Lora, André, Ledesma, Jorge e todo o time Joter que nos presenteou com esse craque e suas incríveis vitórias! Quem viu viu...quem não viu....
Afinal ser velho tem lá suas vantagens...

segunda-feira, agosto 09, 2010

CAVALO BURRO

Que réééiva que me dá!

Ontem chegou aqui um cavalo que eu tinha domado há uns 3 anos... para embonitar e vender.

Sujeito bacana, da paz, concentrado e delicado, apesar dos seus quase 1,70m...bonito e gentil.
Pois é! ERA tudo isso...era! No lugar dele chegou um cavalo que pouco lembra aquele que eu conheci .
De tudo que eu me lembro dele, hoje só ficou a mansidão.
Cacete como as pessoas se contentam com pouco de um cavalo. Ainda não tenho certeza se isso acontece só por desconhecimento ou também por preguiça, comodismo...

Ele é um cavalo que aceita tudo, se deixa selar, não dá coice, não derruba ninguém e só. Mas prá mim é quase como se tivessem feito uma lobotomia nele. Uma jamanta que não presta atenção nas pessoas...enquanto puder ficar pastando, podem fazer o que quizerem que ele nem tá ai...

Pois é! Esse "nem te ligo" dele é que me mata. Emburreceu o pobre! Indiferente, descuidado, parece que está de headfones escutando Heavy Metal no último volume.

Não sei se fiquei mais triste por ele ou pelos humanos que giram ao redor dele, por não saberem do quanto ele é capaz!

Sou carente demais prá aceitar tanta indiferença de um parceiro, mesmo ou principalmente de um cavalo! No mínimo pq meia tonelada perto de mim...quero que seja muito cuidadoso, que me veja e cuide de mim. Não quero ter que desviar dele todo o tempo, para não tomar uma cabeçada ou um pisão no pé. Cruzes que perigo, que trabalheira! Sem contar que não tenho cavalos burros nem estúpidos! Tenho parceiros, envolvidos até o último fio de crina nas tarefas e comigo, seja prá trabalhar ou se divertir (o que na maioria das vezes é a mesma coisa prá nós).

São mãos e mãos que passaram por esse cavalo, e muitos outros, que usaram ele como uma coisa.. Não que não o amassem, que não cuidassem dele. A intenção era boa, mas a ignorancia é grande, o desconhecimento do que é realmente um cavalo é grande também. Ah se soubessem do quanto mais esse cavalo é capaz de dar, quanto desperdício! Uma vida toda de um cavalo desperdiçada, ele usado prá bonito e uma ou outra cavalgada...e o pobre continua ali, sozinho, sendo tratado como um cavalo-coisa.

Cavalo meia-boca:
Não morde,não dá coice deixa colocar o buçal e o material para montar, não dispara, não derruba e é bonito. Bonus se relinchar quando te ver chegando com a sacolinha de cenoura...


Cavalo de verdade:

É teu parceiro de verdade, se preocupa contigo, te cuida, te enxerga e te ouve, fala também...tem aquela cara de "o que vamos fazer agora hein? HEIN?!?", te surpreende a cada momento sabendo o que tu vai pedir antes mesmo de tu agir...gosta de mais coisas do que baixar a cabeça para pastar ou de uma cenoura toda a hora, não pensa só em fugir ou comer... e é lindo.




Só me resta de consolo que ele se lembra de mim e em poucas conversas que teremos por esses dias logo logo ele volta a ser um cavalo de verdade. Mas é triste pensar que ele depois de ficar por aqui um tempo, talvez volte ao seu estado autista novamente. TRISTE MESMO. Resta torcer para que ele seja comprado por gente mais cavalo.

domingo, agosto 08, 2010

Red bull - Todo cambia

terça-feira, agosto 03, 2010

Historinha

Tenho uma parceira maravilhosa, que volta e meia me inspira e me dá lições de vida.

Ela é incansável, tem uma força e uma segurança de dar inveja! A confiança que a criatura tem em si mesmo é a coisa que mais me encanta e inspira. Ela é uma guerreira, uma lutadora! Teve uma infância super difícil, foi abandonada, passou fome, ficou doente...mas vocês pensam que isso a deixou amarga? Naaahhh ! Pelo contrário, é alegre e alegra a todos os que a rodeiam.
Baixinha e gordinha como eu, não dá bola prá tamanho nem forma, se acha a rainha da cocada, o último pedaço de Toblerone da caixinha (Bono, Bis, Ferrero Rocher...)

Pessoal, conheçam minha parceira de todas as horas,

TINGAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Peguei essa coisinha num lixão da Restinga, por isso o nome. Na verdade ela me pegou! Era ela e um irmãozinho...de língua de fora, no sol do meio dia.... parei...desci do carro...o mano dela prendeu o pé, assustado. Eu pensei quase aliviada, não vai dar prá pegar...são ariscos... Que nada! Ela veio a trote na minha direção, rindo de felicidade! JURO! Tava rindo sim! Agarrou com unhas e dentes, na verdade com lambidas e balançadas de rabo o bilhete premiado que a a sorte estava lhe oferecendo.







Desde aquele dia nunca mais saiu do meu lado, só em último caso...Ela circula por ai comigo e tem livre acesso a muitos locais, as vezes fico pensando até se não é por causa dela que me deixam entrar em alguns deles.

Minha família canina consta também de 3 Whipets, conhecem a raça? São aqueles galgos, magérrimos (alguém aqui em casa tinha que ser né?), máquinas de velocidade, os puro sangues ingleses caninos. São eles a Francisca Josephine, a Nina Rosa e o Lancelot Júnior Bicca Fernandes, mas podem chamá-los de Fran (Franz, Pandus, Pandulho, Pandulinho), Nina (Ninão, Ninus, Mininus, Ninalah) e Lance (Lancinho, Lancilinho, Linci, Linnus, Limbus). Há também entre nós um Cane Corso, o Bóris Fernandes (Bobo,Bobus, Bobão, Borisbabão), mas este não entra no causo hoje.
Pois bem, quando chego em casa com a família toda, depois de dar uma banda de carro até o super prá comprar a pipoca ou o Fandangos nosso de cada dia para a janta, gosto de soltá-los na porteira para que nos 800m da estrada que leva até nossa casa, os galgos possam fazer o que eles mais gostam de fazer depois de dormir, que é correr e mijar em qualquer coisa que encontrem no caminho e depois correr a toda velocidade até o próximo arbustinho, mijar de novo e assim por diante. Eu vou seguindo de carro atrás, curtindo cada minuto do meu final de dia.

Pensem em animais extremamente competentes na arte de correr à milhão, são os whipets, chegam a atingir até 65km/h! E a Tinga...ah a Tinga! Ela corre junto! Emprega cada fibra muscular, cada hemácea do seu sangue, cada articulação de seu corpo até o seu limite na sua tarefa de alcançar a matilha. Só prá dar uma idéia aproximada do handicap que tem o trio sobre a Tinga, a proporção do galope é de aproximadamente 9 lances da Tinga para 1 dos galgos...

É incrível ver aquela coisinha peluda a milhão (o milhão dela né?) atrás dos 3 frechas ligeiras...as orelhas voando, a boca aberta ... ela tem absoluta certeza que dessa vez vai dar, dessa vez ela vai ganhar. Na vez anterior não deu por que eles saíram adiantados, o buraco atrapalhou, tava desprevenida... Ela nunca esmorece, nunca se mixa. É uma fera!

AH quanta coragem e aguerrimento cabem num frasquinho tão pequenino. Bota respeito nisso. Afinal, fácil é galgo correr como corre né!? Não fazem mais que o que nasceram prá fazer... quero ver é você, perninha curta, topar uma carreira dessas e olhar de igual prá igual prá eles!

Então....Muié Esopa...diz

O importante não é chegar em primeiro prá mijar no arbusto ... mas sim dar o máximo prá chegar lá...se mijou por último, caprichar mais pro próximo!

MAIS QUE VENCER, É COMO VOCE LUTA QUE IMPORTA.

Locations of visitors to this page