quarta-feira, novembro 30, 2011

CURSOS DENISE BICCA HORSEMANSHIP

sábado, novembro 26, 2011

SHÔ!

terça-feira, novembro 15, 2011

domingo, novembro 13, 2011

Novo rider

sábado, novembro 12, 2011

Horsemanship em Santa Maria, RS

quinta-feira, novembro 10, 2011

DOMA PARA EQUOTERAPIA

terça-feira, novembro 08, 2011

INSPIRAÇÃO

Trabalhar com cavalos para mim é tão inspirador, tão instigante, tão repleto de possibilidades quanto é exasperante, frustrante, irritante, debilitante, desidratante trabalhar com gente.

Hoje, ao trabalhar com nosso futuro profissional da equoterapia, o Yucatan e meu gafanhoto Ed, tivemos muito de todos os adjetivos citados acima.

É que foi o dia de trabalhar montado e com bridão pela primeira vez e sabem o quanto complicado foi isso? Nada! Zero! Niente!

E porque? Porque quanto mais estudo e treino com cavalos, mais convicta fico de que a gente não "faz" a boca de um cavalo na doma! Afinal a boca dele foi feita nos 11 meses em que esteve acomodadinho na pancinha da sua mamis.

Ahnnn voltando...

Não se deve fazer a boca de um cavalo. Para mim o que funciona e simplifica o trabalho com eles é, ao invés de "fazer a boca de um cavalo", deve se buscar a construção de uma unidade através comunicação clara e gentil. Deve se criar um ambiente absolutamente positivo e estimulante para que o cavalo entenda, concorde e queira com nossas diretivas. Para mim, iniciar um cavalo é assumir a responsabilidade de levá-lo ao entendimento de nossas solicitações e permitir que ele assuma a responsabilidade de executar as tarefas, seguir as direções apontadas e manter as velocidades e andamentos solicitados...é criar um acordo de cavalheiros entre cavaleiro e cavalo, baseada na maior suavidade e síntese possível do primeiro de modo que se possibilite que o segundo responda de forma sublime e com a rapidez , presteza e virtuosismo que só um cavalo pode realizar...mas só quando o seu cavaleiro for capaz e merecedor de tal comunhão. Credo que to profícua hoje né mez?

Mas isso tudo é tão simples, mas tão simples que fica muito complicado eu explicar.

Quem sabe vendo o filme...

Primeiro dia de bridão...ao invés de trabalhar o cavalo, surgiu, a partir do interesse dele pela bolona...que antes lhe dava calafrios, a idéia de aproveitar o momento e ir sugerindo as manobras....ou seja = grupo de trabalho, e não escravo e feitor! Cada um com suas responsabilidades.

Depois de muito pouco tempo, Ed e Yukatan movimentando-se como um só...de uma forma tão simples e objetiva que parece que nasceram fazendo isso. Foi lindo.

O que faz ficar cada vez mais simples o trabalho e por isso eficiente, é tirar da cabeça (ou do ego) do cavaleiro, a pressão e/ou a impressão de que é ele quem ensina o cavalo. A gente tem é que aprender a aproveitar a inteligencia, rapidez e habilidade em perceber os sinais, pressões e movimentos mais sutis do cavalo.
Pronto falei.

Domarqueéiniciarumpotroequenuncavaiterminar para mim é....
PERMITIR, DIVIDIR RESPONSABILIDADES, TRANSFERIR, RESPEITAR, CONFIAR, SER CONFIÁVEL, SER COADJUVANTE, CONDUZIR E SER CONDUZIDO, SER JUSTO, HONESTO E CRIATIVO, NÃO LEVAR O EGO PARA CIMA DA SELA...

domingo, novembro 06, 2011

Alegrias para doar

Sobre cuscos...prá variar um pouco. São uns sem-teto que apareceram e se aquerenciaram... Filhotes...mães...para quem precise e mereça um...

sexta-feira, novembro 04, 2011

Poderoso

quinta-feira, novembro 03, 2011

Alemoa e sua história

Locations of visitors to this page