segunda-feira, maio 07, 2012

Súplica da Muié

Eu sonho com o dia em que os treinadores de cavalos treinem seu sentimento com tanto empenho quanto treinam seus cavalos. 

Quando esse dia chegar, os cavalos terão chance de realizar as tarefas impostas com muito mais saúde e fisica e mental, chegando assim mais fácil e mais vezes ao pódium tão almejado por todos os treinadores, criadores, proprietários e torcedores.

 O que eu chamo de treinar o sentimento não é treinar carinho, amor, meiguice, embora essas coisas e canja de galinha não façam mal a ninguém.

Treinar sentimento é treinar o olhar, a leitura, sair do seu universo umbigal e se colocar à disposição do cavalo, para completar o que seria necessário para um bom salto, uma boa corrida ou um spin para plus one. É enxergar o esforço do cavalo em realizar o que estão pedindo, e  imediatamente recompensar isso. Entendendo finalmente que o cavalo aprende pelo alívio da pressão, e não pela tortura continuada.

Treinar sentimento é perceber que um cavalo que está trabalhando há meia hora com o focinho preso ao seu peito por uma série de ferros enfiados em sua boca e por esporas cutucando dolorosamente seus flancos incessantemente, pode reclamar, soltar um coice, endurecer mais ainda sua boca e que isso não é desrespeito ou burrice...é pura defesa! 

Treinadores do Brasil, eu imploro, em nome do cavalo! Assumam mais responsabilidades, exijam mais habilidade física de si mesmos assim como cobram isso de seus cavalos. Emagreçam! Parem de beber tanto! Ajam como atletas! Sejam mais leves, pensem mais leve! Tenham mãos e pernas mais sincronizadas e menos cruéis.  Alonguem-se, montem com o corpo todo e acreditem que cavalos galopam, param e saltam também com o corpo todo, não só com a boca!

E por último, eu peço encarecidamente... não esqueçam de incluir o cavalo em seus planejamentos de performance e vitória.

4 comentários:

alice disse...

Dá-lhe Muié!É isso aí mesmo!

Roberta Bastos disse...

Perfeito!

Geraldo Ramos disse...

Dizer o quê?...

Anônimo disse...

Perfeito !

Locations of visitors to this page