terça-feira, julho 01, 2008

Doma Racional - bóia e pau




Racional ou tradicional? Bóia e pau ou açúcar e frescura ….Quebra ou não quebra queixo? De que jeito dá certo, qual tipo deixa queixudo, babão, disparador, burro, aluado, embuxado, tropicão? Bocal ou bridão?....ou correia de bicicreta (acreditem! Já vi usarem!)…
Ai ai ai…até nisto os homens gostam de briga….de ver quem vai ser o vencedor da discussão sobre boca de cavalo (quebrar ou não quebrar)…são horas e horas de conversa, litros e litros de chimarrão ou cerveja, de estatísticas muitas vezes suspeitas do tipo: “se não quebrar o queixo o cavalo sempre esquenta da boca… o cavalo nunca respeita”…"nunca estraguei um cavalo…” todos os cavalos sempre disparam com essa doma”). E o cavalo ali, esperando, em sua torcida silenciosa para que um dia os homens entendam que ele aprende qualquer coisa, segue qualquer embocadura, se deixa montar sob qualquer sela, basto ou marrequinha, agüenta qualquer desaforo, desde que não haja dor, e que ele será tão melhor domado quanto mais leve e compreensiva for a mão que segura suas rédeas. (ui! me puxei...)

2 comentários:

Mariana disse...

oi, concordo com o que dissestes, tenho alguma experiencia com cavalos, sinto muita saudade, pois fiz dez anos de hipismo e agora que entrei na faculdade estou sem tempo de ficar com meus queridos companheiros, sou megaa afavor de que o que faz a boca do cavalo não é a força, não é preciso força para que se possa formar um bom animal de trabalho e sim pasciencia e respeito, e no meu caso amor por estes maravilhosos animais..

Anônimo disse...

Amancei de baixo um cavalo quando ele tava cm 3anos e larguei por q não tinha tempo, e foi ficandopro outro ano e assim foi, agora q to tendo um tempinho resolvi amansar sabe q idade ele tem?10 anos cavalo criado, nem pagava apena pela idade,comecei encilhando e fiz ele dar d redeas do chão d busal,ai coloquei um bocal couro e muntei, não fez nada, o unico problema é a força q se tem que faze, porque é pesado de cabeça por ser velho, mas ta se ajeitando, agora coloquei uma rendilha pra não ter q forcejar tanto com o braço, sere que eu colocar um blindão facilita um pouco? eu nunca coloquei em nenhum dos outros q amabcei...

Locations of visitors to this page