quinta-feira, junho 10, 2010

DA BOCA I

Ahhh meu trabalho no Jockey Clube é muuuuito difícil!

Uma desafio constante, testar minha paciencia até o limite, que dá para uns 5min só...e ai continuar tirando mais de onde não tenho. Tentar entender o outro, aceitar as limitações dele, tentar mais uma vez com calma, quando a votade é de castrar logo os vivente...
Os cavalos?? Nããããõooo....com os outros!

Meu trabalho com os cavalos eu tiro de letra....eles sempre me ajudam, a gente forma um time, eu me esforço bastante, eles também...e as coisas acontecem.

O problema é que eu precisava de mais gente no meu time, porque só dois jogando e os outros 9 atrapalhando ou atrapalhados é dose para leão!

Acham que eu estou exagerando? Então vou contar proces sobre outro cavalos que ando trabalhando lá. Esse o problema não é com o partidouro...é que ele dispara. Não guardei o nome dele ainda....vou chamá-lo de Beiçola ok?

O meu guru veterinário grilo falante Biduio examinou o Beiçola, a boca do dito estava arrebentada, e como ele começou a embrabar muito, colocaram uma embocadura mais forte, o famoso e milagroso (segundo eles) bridão RELEVÈ ,ai é claro que a coisa piorou...mais dor, mais desespero = mais brabo, mais fuga = pirou no litle potato = chama Batman e depois Robin (eu, no caso).



By the way....o New Home, sabe aquele do partidouro... também muito furioso e com a condução dele cada vez mais complicada foi examinado e tratado tb...


NEW HOME chapado e BATMAN em ação.
Santa Boca Destruída Batman! Guess what! Rasgos no interior e alguns no exterior da boca dele. Adivinhem que embocadura estavam usando??? Ora....o Milagroso bridão Releve, of course! Coincidencia né? Dois cavalos com a boca arrebentada, dois cavalos querendo disparar e dois cavalos usando o dito cujo...mundo pequeno esse mez...
AI QUI ÓÓÓÓÓDIOOOOO QUE ME DÁ!

Ok...voltando ao causo do Beiçola.
Depois de corrigido os dentes do pobre diabo é hora de mim entrar em campo, aos 43 do segundo tempo para empatar e fazer dois gols na prorrogação...

A idéia era treinar com o Sidepull até as duas vaginas que os perna de pau ou melhor, os mão de pau, fizeram na mucosa da boca dele desaparecessem.

Sidepull...folga para boca dos dizinfeliz
PS. Esse não é o Beiçola, peguei a foto da intertétil prá mostrar a coisa em si



Ok lá vou eu...e o Beiçola trabalhamos por 3 dias...tudo numa ótima. No primeiro dia bem louquinho , no segundo mais normal e no terceiro um filé! Até que vem o quarto dia...trabalhar com um jóquei em cima dele...
Ai começam as dificuldades! Quem vai montar com o Sidepull!?!?!?!?
Segundo os nativos de lá essa coisa, esse tar de saidipul é obra do DEMO! Não segura o cavalo, é perigosa, tem vontade própria ou arranca e leva a alma de quem usar ele.
Meu contato com o primeiro jóquei escolhido para montar o Beiçola...
Oi tudo bem, tudo bom, prazer, prazer...
Comentário dele após ver eu trabalhar o cavalo com o Side Pull (lógico que não para mim né, acho que ele ficou com medo que eu fizesse um despacho, uma macumba ou vudu prá ele):

"Eu é que não vou montar um cavalo com esse troço! Tá louco! Isso não funciona!! Nunca vi essa coisa e não vai dar certo!"
Ok...procura outro jóquei...ah tem aquele , o bonzinho...tá! Já me conhece...trabalhamos juntos outro cavalo...acho que agora vai!

Montou! Eba! Esse é mais valente! Deu uma volta, num galope quase no mesmo lugar, eu feliz vendo o total controle dele...ai parou (facinho facinho,,,até recuou!) na minha frente e disse:
"Dona Dotora eu não vou conseguir segurar o bicho com isso!"
Respondi, mas tu já está segurando TCHÊÊÊ! Ele tentou mais um pouco e se conformou.
Pensei ter resolvido o problema...arranjei um centroavante afinal, até o outro dia, quando ele me diz com uma cara muuuito infeliz:

"Bahh não vou poder montar ele mais...meu chefe principal me deu uma bronca. Sacumé né Dona Dotora eu não posso contrariar ele...sniff sniff...mas eu queria muito!"

Ok, voces não estão habituados com o dialeto falado por eles lá...vou traduzir isso prá voces:
"Não monto de novo com esse tar de saidipul nem fodendo! Tá louco ! É um perigo....ela que arrange outro bobo prá matar".
É isso ai minha gente...ó minha situação! Eu tenho que tirar leite de pedra para que eles acreditem um pouquinho nas coisas que eu faço (mas acontece quandinveiz e eu nunca perco a esperança).
O mais incrível é que eu vejo esses caras que não querem se "arriscar" montando com o side pull cavalos que eu preparo se colocarem absurdamente em risco na raia diariamente! De tudo que é jeito...com cavalos malucos, apavorados, desesperados, de bocarra escancarada, com material de montaria precário e mal colocado, ou enlouquecidos no partidouro, apanhando prá kct. Eu fico apavorada ao ve-los e penso, credo mas esses jóqueis são muito valentes mesmo! Do jeito que eles fazem as coisas, montar é um ato de bravura! Barbaridade que gente corajosa!

Ai, quando vejo toda desconfiança e temor deles em montar os meus cavalos com o meu material, onde a prioridade é conforto, segurança e saúde para todas as 6 patas, eu concluo que aquilo que eu vejo na raia todos os dias não é bravura, é pura ignorancia!

Mas a coisa vai melhorar um dia....

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Denise!!
Se precisar eu monto eles pra vc.
:)
Ingo

Eduardo disse...

estou iniciando no mundo do cavalo
e comprei um cavalo com linhagem de corrida, chucro e ja estou com 1ano tentando acalmar ele mas esta dificil e aqui no Acre os domadores não gostam de ter trabalho o que eu faço ja pensei em desistir dele, mas não sei o que fazer

Anônimo disse...

OI DENISE EU JA MONTEI CAVALOS SEUS E GANHAMOS LEMBRA ? GATISSIMO BUTOM BLEU ETC ADORO TEU TRABALHO ESTAMOS SEMPRE CONVERSANDO EU EO LEANDRO SOBRE TEU TRABALHO ABRAÇÃO!!! luciano arias!!

mariana disse...

é triste mesmo, e quem sofre com a ignorancia sao os cavalos, que mundo injusto... mas pelomenos tu tenta melhorar pros bichos, mas é dificil de tratar com esse bicho homem mesmo... entendo perfeitamente
adorei o post, hilario (se nao fosse tragico).
bezuu

Mariana Prado disse...

Desde pequena questionava os peõs que domavam pro meu pai e pro meu vô, a tal história de "quebrar o queixo", me doia na coluna como tu falou de ver um cavalo no chão, maneado sem chance nenhuma, com um bocal sendo puxado na cincha por outro cavalo, até patear, né, porque se não não tá bom ainda, tem que fazer patear, se não patear tampa o nariz dele que ele froxa!!! ai eles pateavam,... até eu ir durante as férias do 3 ano do colegio fazer o curso de doma racional com uma égua de 3 anos, chucra, que no 4 dia montei e andei, deu certo e tal, levei ela para casa e ninguem se animou a montar nela sem antes colocar um bocal de couro na boca, e amadrinha ela pra montar, só faltou a cadela ser baia na volta...
Bom eu fui pra faculdade e a égua ficou no serviço, o que eles me disseram foi:
-"é até que do lombo fico mansa, mas pra lida, botamo um bocal que ai sim fico boa"...
Por isso sei do que você esta falando! Vou só te dar outro exemplo meu!
Um dia eu tava andando a cavalo somente com o cabresto no pescoço do meu super cavalo PINHÃO, e mostrei bem feliz para uma outra pessoa, só que o que ela disse foi:
- tu tá louca, tu vai ver quando esse cavalo se arrancar contigo desparando e gruda numa cerca!
- ou tu desce dai ou tu vai lá bota um freio na boca desse cavalo!
"A corda maligna, que me mataria, estava no pescoço do meu cavalo, e eu nem percebi"!!!

Pois é, é isso, sabes né... então... e eu ainda sigo viva depois deste ato, é muita sorte né!!! bahhhhhhhhhhh
É obvio que eu sigo fazendo isso sempre com os meus cavalos até hoje, quando eu vou voltando para casa, eu sempre tiro o freio e passo a rédea no pescoço, e tem gente que me diz que faço isso para simplesmente me pacholear e me isibir!... ok, ok, ok...
Eu sei, eu te entendo!
Um abração!

Márcia disse...

Bom dia

Quero lhe dizer que adoro seu trabalhos(acompanho pela net), por dois motivos específicos: 1 - você faz com e por amor, o ato de encantar cavalos
2 - sou apaixonada por cavalos

Antes que me pergunte, sou somente apaixonada, eu não tenho cavalos, e muito porcamente montei uma vez. Mas mesmo assim, sou apaixonadas por eles, acredito que têm muito a nos ensinar, como você mesmo costuma dizer. Sou uma eterna defensora dos animais em geral, acredito que o trabalho que desempenha, pode ensinar os "animais" humanos que o amor está em primeiro lugar.

Locations of visitors to this page