terça-feira, março 24, 2009

Fogueira das Vaidades

Putz vou ter que falar sério agora ...

Eu estava futricando em uma comunidade de horsemanship que eu acho bem legal no yourgute e vi uma coisa que me deixou embuchada e vou ter que despejar. Melhor lugar prá isso que seu próprio brógue não há.

O causo foi o seguinte:

Um dos tópicos me chamou a atenção, pois seu título era: "Lerdinha". Fiquei curiosa, não sei dizer bem porque, se foi por me identificar com a situação da póbicha ou por ter aquela vontade de ajudar cavalos que têm problemas com pessoas. Mas o certo é que fui ler o problema da moça e sua "Lerdinha" .
Bueno, ai vai resumidamente a história delas: a´"Lerdinha" (doravante Lelér - já to amando ela...to pensando até em fazer uma corrente pró lerdos...), foi pra uma cavalgada com um amigo da moça e não conseguiu acompanhar a turma...ficava sempre pra trás (sei bem como é que é isso), com passinhos de formiga. Antes era bem caminhadeira e agora não é mais, virou lerdinha. Ahn! Até quando ela era bem mais gorda (desconfiam agora o porque da minha simpatica?) caminhava mais rápido. A pergunta da proprietária é saber se existem exercícios para aumentar a velocidade ao passo.

Um detalhe: a dona da égua é novata, está pedindo socorro a uma comunidade cheia de gente experiente...achei bem legal isso. Quer dizer, estava achando bem legal essa história de comunidade e discussões, até chegar ali na esquina...porque depois comecei a ler as respostas, já me tapei de mosca!


Well, não sei nem por onde começar a falar o que eu pensei sobre o que li. Era tanta técnica e manobras de se fazer um cavalo andar mais rápido que dava prá se perder. Tinha umas respostas que pareciam ter sido escritas pelo próprio filho do Machado de Assis com a Anita Garibaldi, o Garibaldo de Assis, pouca gente ouviu falar dele, mas foi um mestre exímio tanto na nobre arte de dominar o equus caballus como a pena (= caneta, seus incultos!).

Se tiver alguém dessa comunidade lendo essas mal escritas linhas, não fiquem chateados comigo, eu sei que a intenção de muitos ali é ajudar.

Num dado momento rolou até pedrada, baixaria, as facções eram: eruditos x objetivos, gaúchos x cariocas, treinadores x ex alunos, bonitos x feios, rédeas x adestramento e por ai vai...virou batalha prá ver quem sabe mais, quem ajuda mais, quem compreende mais o horsemanship.

Era La Guèriniériè prá lá, Latu sensu prá ca, cutucadinha com a perna prá lá, mexe quadril prá cá... Aperta a perna, NÃO! Não aperta a perna! Mexer o quadril funciona! (ahhh funciona...e como...) Não! Quadril não funciona porque eu já fiz em UM cavalo e não deu certo (claro que esse um cavalo é igual a todos os outros e o cavaleiro fez tudo super correto para ter essa estatística ultra representativa).

E a Lelér e sua dona ali, esperando, assistindo. Afinal não podem falar nada mesmo, uma porque é novada e a outra porque é cavalo.

Sabe o que foi que mais me chateou vendo as pessoas nesse debate, com opiniões e dicas até por vezes muito sensatas. Me aborreceu o fato de ver que ninguém, NINGUÉM! pensou em saber mais da Lelér! Perguntar mais coisas prá ela! Tenho certeza que ela falaria se alguém perguntasse! O que voce tá sentindo? Dói em algum lugar? O teu sapato tá bom prá caminhar? Conta prá nós que a gente é horseman!

Não....foi todo mundo pro tratamento. Diagnóstico prá que?!?!

É isso, o cavalo na maioria das vezes sofre pela vaidade e antropomorfismo (ui!) das pessoas que o manejam. Sofre porque ainda tem muita gente que sabe muito sobre cavalo, mas sobre o cavalo que está dento da cabeça delas. O cavalo tem seu próprio universo e suas próprias razões! Puxa vida! Ninguém pensou em saber porque? PORQUE ELA PAROU DE SER CAMINHADEIRA?!?!Ninguém prestou atenção nesse detalhe que faz toda a diferença na história da Leler: Ela ERA bem caminhadeira, PASSOU a ter passos de formiga!!!!! Nenhum cavalo decide se lerdo, sem mais nem menos ora bolas!

Enquanto todos estão discutindo sobre o cavalo e o remédio ideal para a Lelér de dentro de suas cabeças, com os olhos embaçados pela névoa da vaidade e
retórica.
Só sei que fiquei mais triste com a coisa. Triste porque num meio que se diz amante do bom horsemanship, cometeram um erro que não perdôo. Ficaram uns olhando pros outros e de costas para o cavalo. Prá mim isso é a contramão do horsemanship verdadeiro,

Bah que saco....paciência Lelér...tomara que alguém te escute melhor. Boa sorte. To torcendo por ti.

3 comentários:

Elise disse...

Oi, eu sou a dona da "lerdinha".
Ontem de noite a veterinária olhou ela...mas se concentrou no dente de lobo que ela tem, depois vai olhar os cascos, com luz do dia.
Sabe, essa veterinária, que era a dona dela antes, confessou que a égua era intratável.
É que a gente sempre escutava as pessoas dizendo que a égua não era pra mim, que ela não era de confiança. Dai ela contou que quando comprou o lote de éguas (ela tem cabanha), essa ela separou para botar no laço, já que é uma égua de muita beleza. Só que ela começou a empinar, corcovear, o diabo. Ela conta que ela incomodou tanto que desistiram da égua e largaram no campo. Até que meu marido, que conhece tão pouco quanto eu, foi lá e comprou a égua.

Elise disse...

No início ela sempre saia de lombo duro, dava uns pulos mas nao chegava a derrubar. Dai meu marido não deixava eu montar primeiro nela...era um saco, sempre alguem tinha q montar nela primeiro...enfim, começamos a observar que o comportamente dela comigo era diferente que com os outros...ela ficava parada pra eu montar, nao fazia nada nunca. Comecei a criar coragem e montar de primeira nela...e ela nunca fez absolutamente nada. Um dia eu peguei e entrei no potreiro com ela (coisa que nunca faço, sempre ando na estrada) e ela ficou muito nervosa, encolheu o pescoço, trotava e nao me obedecia. Até que tentou dar uns pulinhos...desci dela (e hoje sei que isso foi um erro). Disseram novamente que ela não era égua pra mim, ao invés de me ensinar como lidar com isso. Dai a veterinária disse pra nunca na vida colocarmos ela no laço, que o uso dela deve ser unicamente minha égua de passeio, já que ela me aceitou bem e parou de fazer loucura.

Elise disse...

Acho que tanto eu quanto a Lelér estamos bem perdidas...pois o pessoal daqui (da minha regiao) não parece dar muita bola pra cavalos...eles querem que eles sejam bons mas nao fazem nada para que os cavalos tenham motivos para serem bons. Imagina deixar a pobre com dente de lobo, sofrendo como freio, e culpando ela por ficar mastigando, julgando-a como "nervosa". Enfim... as vezes acho que esse mundo não é pra mim.

Locations of visitors to this page