sábado, março 13, 2010

SOS CAVALO

Ora por favor! Vamos parar com a hipocrisia, pessoal!


Ando de saco cheio de ver comunidades e grupos e indivíduos indignadíssimos com os maus tratos (mal tratos como li no orkut - que neste caso acho que ele devia se referir ao massacre da nossa língua portuguesa ) sofridos pelos cavalos. Fotos e fotos de cavalos magérrimos caidos no chão, morrendo, com feridas, tudo de carroceiro, de vaquejada ou rodeio.


Que coisa gente, coisa feia só olhar pro vizinho e achar tudo errado com ele, eles são os marvados, nós semo os bonzinhos e meus cavalos, meus treinadores e meu esporte é super correto, super ético e todos os cavalos meus são felissíssimos! Muito gordinhos e sem nenhuma ferida!

Fico pensando, porque não vejo gente elevando a voz contra a maldade que eu enxergo em outros meios? Ora, vamos refinar esse olhar gurizada, vamos aprender que tem muita coisa imperdoável acontecendo nas pistas de salto e rédeas também! Nos treinos e nas competições. No freio de ouro, no laço!E olha que nesses meios é difícil achar um catador de papel vestido em trapos, sequinho sequinho de fome igual ao seu cavalo, que acabou de apanhar do seu pai pinguço. Nããão! É tudo tratado a Big Mac e Nike.

Esporas absurdas, embocaduras maquiavélicas, cavalos doídos até o último fio de crina. Ah mas se eu bato de pinguelim no meu cavalo porque ele refugou, é porque eu estou certa e ele precisa aprender. Se eu massacro a boca do meu pingo amado prá ele sentar na cola e dar um esbarro prá pontuar e ganhar a prova, é porque eu preciso! E, afinal, eu dou Super Techorse Atleta Alta Performance Plus com aditivo Kellog´s, logo....eu cuido bem do meu cavalinho!

Porque não vejo fotos de cavalos de modalidades da hora sendo vítimas de maus tratos??


Me pergunto porque as mesmas pessoas que torcem o nariz prá vaquejada não se revoltam também com seus treinadores e consigo mesmos?

Já vi cabaleiros de salto sairem de provas e arrebentarem seus cavalos a pau, por não terem tido resultado que esperavam. E muito bons cavaleiros! Cavaleiros de rédeas sangrarem e machucarem tanto a boca de seus animais para que nas provas eles fiquem suaves e girem mais rápido, que disparam no dia da prova, ou ficam acuados... engraçado né? Ai é porque precisa?

As pistas de competição estão cheias de gente do show e mas com pouca gente do cavalo.

Hoje mesmo em uma competição xique de rédeas vi algumas cenas de me partir o coração! Por exemplo, quase tirei a pontapés um ginete de cima de seu cavalo esgotado, batendo costela e o bonitinho olhando a prova dos outros com a bunda na sela, por muito tempo!Incapaz de ir dar uma ducha prá refrecar o pobre! 40min após a sua prova o bicho ainda estava suado, cabisbaixo e extremamente ofegante. O menino não viu a dor ali? O sofrimento ? O desconforto? E o engraçado (na verdade, o triste) é que não vi nenhuma carinha horrorizada na platéia junto comigo. Cade os Zorros de plantão nessa hora? Cade a foto? Cade a comunidade no Orkut contra o abuso no cavalo de rédeas????Há dor, há desconforto, há desconsideração! Mas dá menos ibope né? A única coisa que os cavalos não sente é fome! MAs vou dizer que todo o cara que treina rédeas é bandido? Não né, seria ignorancia da minha parte....então porque cara....ios voce pode dizer isso dos carroceiros?? E dos rodeios? Tem muita gente boa e muita gente má lá também! VAMPARÀ COM O MANIQUEISMO! Todo o religioso é bonzinho? Não né? Tem o Frei Damião e tem também ospadres pedófilos! Tem a Madre Tereza de Calcutá e tem aquela que esquartejou e fez um sopão com dois coroinhas e depois serviu numa quermesse da paróquia (tá bom.... tá bom....isso eu inventei ok? Não me ocorreu nenhuma freira bandida no momento. MAS SEI QUE EXISTE!).

Ora quanta demagogia Batman.


De tortura e maus tratos de cavalos entendo eu, passo o dia tratando cavalos torturados física e psicológicamente!

E vou dizer prá voces....no índice de maldade eu colocaria os carroceiros e vaquejadeiros em último e penúltimo lugar. Antes disso vem muita gente com cavalo bem gordinho,´pelo brilhando e sem feridas (pelo menos na pele).


Vamos parar com o sensacionalismo, com a pseudo revolta seletiva e tentemos aprender mais para ensinar mais, mas com amor no coração, e não fomentando ódio ok? Vamos aprender mais sobre o cavalo, o que é desconforto de verdade, o que é sofrimento. E, principalmente, vamos colocar as coisas em perpectiva e dentro do contexto correto.

Treinamentos abusivos, esbarradas de boca escancarada, que chega a doer a minha própria coluna! Bocas sangrando, cavalos exaustos ou infiltrados até por dentro dos olhos para poder competir pq o treinador não soube treinar com um pouco mais de bom senso... isso deveria arrepiar os amantes do cavalo também!

Então cara pálida....vai pensar melhor, voce está sendo correto com seu cavalo? Ele não sofre? TEM CERTEZA? Ah então tá bom....



Pois eu digo a voces, não há um dia de trabalho meu que eu não saia frustrada ou encafifada achando que eu poderia ter sido mais competente com eles e não fui. Mas, nem todo mundo é igual não é mez....?




11 comentários:

Ana Lúcia Pompermayer disse...

Falou,Muié!

Também acho engraçado todo protesto contra carroceiros, sabendo que os caras sofrem na pele e, consequência dos próprios maus tratos e da dureza da vida, reproduzem nos seus bichos.
Mas que dizer dos que são bem nascidos e não têm desculpa nenhuma para maltratar seus bichos - e, em geral, a gente que, pensam eles, só existe para serví-los e deixá-los cada vez mais bem tratados...

Unknown disse...

Um dos textos mais fantásticos que já li sobre esse tema. São de pessoas como você que esse meio está precisando. Parabéns.

Unknown disse...

Os animais nao sao maquuinas para fazer o possivel e o impossivel para humanos, e mesmo assim dao tudo de si pra agradar e ainda sao maltratados e mesmo assim nao se revoltam, sao uns santos mesmo!

Eliezer Spinelli Melo disse...

Parabéns pelo texto... disse tudo...

Unknown disse...

ótimo comentário!

Anônimo disse...

Denise,
Veja bem não acho errado o carroceiro ver o cavalo como um meio de ajuda para sustentar sua familia, muitos sofrem junto a eles, passam fome junto a eles, e ate a questão psicologica.
Mas vamos dizer que nem todos, veem o cavalo desta forma.
Trabalho em comercio onde tenho varios clientes carroceiros, dentre eles destacam-se 2, um onde o cavalo é gordo, bem tratado, limpo, roliço, e é usado para serviçp pesado, carga pesada, mas pelo outro lado, o outro, e tudo ao contrario e mais um pouco ainda, e na qual é usado para o mesmo tipo de trabalho, o que me refiro é que os trstos, não esta em profissão, mas em sim carater, isso vai de carater de cada um, e conseguentimente, aquele que é mais sofrido, acaba descontando em seu animal. Como dizer a uma pessoa para dar melancia a um cavalo, se não possui nempara a proprioa familia, é impossivel lidar com essa situação, mas mau tratar tambem não né!! Aí já é maldade mesmo!
Ana Paula.

Anônimo disse...

Creio que se alguém realmente gosta de cavalos, respeita-os. E para se respeitar alguém, não se pode mantê-lo preso, sob o seu domínio, mesmo que ele esteja sendo "bem-tratado".

Quem realmente gosta de cavalos, quer mais é vê-los livres, na natureza, correndo em manadas por vontade própria, sem nenhum humano montado em suas costas.

Fabio disse...

Boas,acho que o Rafael está confundindo cavalos com passarinhos, cavalo foi feito para ajudar o homem a trabalhar ou distrair,sem maus tratos, porém as vezes se faz necessário uma carreira, principalmente na lida de gado, passarinho é que foi feito para voar solto, mesmo porque, mesmo solto se consegue ouvir os gorjeios.

@omundocao disse...

Fabio, você acha mesmo que cavalo foi feito pra ajudar o homem? E quem fez? Foi Deus? E aí ele chegou pra você e falou: Eu fiz o cavalo pra ajudar o homem a trabalhar? É brincadeira um comentário desses... Nenhum animal foi feito para servir ao homem. Ponto final. O homem é que se apropriou do mundo e explora os animais, na maioria das vezes de forma cruel, usando como mercadoria em troca do vil metal. Seremos realmente humanos no dia em que nenhum animal for explorado pelo homem e puder viver livre na natureza!Até esse dia chegar, ainda estaremos engatinhando na evolução como "seres inteligentes".

Anônimo disse...

O homem criou deus. Deus serve de base de apoio para o homem justificar os abusos que comete contra os animais. Pois o homem é demasiado covarde para cometer tais abusos sem justificá-los.

Se você tem vontade de abusar de alguém (claro, não abuse!) mas admita isso, assim fica mais fácil para os outros verem que você é perigoso e te evitarem. Mas não seja ainda mais covarde do já é a ponto de precisar da ajuda de um deus imaginário para tentar limpar seu nome, é a mesma coisa que jogar perfume numa privada emtupida de merda.. só piora!


Obs.:

Fabio

Aposto que você também acha que as mulheres foram feitas para os homens, e que os negros foram feitos para os brancos! Pois o princípio da falácia é o mesmo: Inventar uma autoridade suprema e incontestável (por exemplo, um criador do universo) e então se apoiar nela para falar e fazer qualquer tipo de atrocidade, ai fica a gosto do cliente.

Rogério disse...

Adorei o texto perfeito, pois é muito fácil apontar o dedo e criticar aquilo que esta a frente do meu nariz distante de mim, mas o que esta abaixo dele bem pertinho eu não vejo ou se vejo posso justificar como necessário a mim, e assim me tornar hipócrita como o Rafael SCP, pois o mesmo DEUS que deu vida ao cavalo também a deu as plantas (supondo que ele por sua falácia e embrólio seja vegetariano pois é inadmissível que alguém com tais palavras consuma algum alimento de origem animal) também não deu a ele o direito de usurpar a vida de tais seres, ah tá ele vai justificar que as plantas não tem sentimentos?

Locations of visitors to this page