quarta-feira, junho 23, 2010

CARTA DO LEITOR + BRONCA DA MUIÉ


Eduardo disse...
estou iniciando no mundo do cavalo e comprei um cavalo com linhagem de corrida, chucro e ja estou com 1ano tentando acalmar ele mas esta dificil e aqui no Acre os domadores não gostam de ter trabalho o que eu faço ja pensei em desistir dele, mas não sei o que fazer

Bah por onde eu começo...

Seguinte querido Eduardo. Quando alguém mefala ou escreve algo que começa com as palavras "estou começando com cavalos" e "comprei um cavalo xucro ou novo ou de corrida"

namesma frase eu fico preocupada frustrada já ai,,,antes de ir adiante e nem precisaria continuar porque intependente do causo, eu sei que implica no mínimo um cavalo e uma pessoa em perigo, se já não é tarde demais e houve derramamento de sangue!


É uma combinação bombástica sempre. Voce não pode aprender com
alguém que também está aprendendo. Imagina voce ir para uma aula de tenis e o professor nem conseguir agarrar direito a raquete...é mais ou menos isso que o seu cavalo deve estar passando.Considero também ficar fazendo coisas com cavalo por tentativa e erro um pouco demorado e arriscado demais.

Com frequencia recebo pedidos de socorro via msn, orkut, email , sessão espirita e pombo correio. Mas conselho via blog ou MSN não é o suficiente! É só uma orientação! Tenho tentado ajudar tanto in loco como in msn...mas devo confessar que ando meio frustrada.

É muito conselho, preocupação, idéias cuidadosamente estudadas jogadas numa tela de computador a competir com palpites e chutes das mais diversas fontes...

As perguntas são das mais diversas:

"Muié, tem várias pessoas me recomendando dar alpiste com pepino 3 x por dia para o meu pingo...acho que vou dar...o que tu acha?"

"Não acho uma boa....quem sabe tu dá aveia e alfafa?"

"Ahnnn será???"Uma semana depois... "Muié , meu cavalo está cheio de bolotas verdes e cantando como um canarinho...será que o alpiste com pepino que eu to dando prá ele fez mal?"

Mais conselho....mais mijada....mais palpites de entendidos aos borbotões...

Cheguei a conclusão que perguntar é fácil....se dar ao trabalho da execução correta das coisas é que fica complicado...logo, melhor seguir perguntando a todo mundo e escolher a resposta mais fácil de cumprir, ou a mais simpática é mais legal.

Mas eu não desisto...sempre tenho a esperança de que alguma diferença eu posssa fazer, alguma moral eu possa ter com alguns dos que me procuram a ponto da minha orientação ser um pouco mais respeitada do que a do gari da esquina ou da vizinha gostosa do 701 que também tem um cavalo no quintal do Barba , só que já há uns 8 meses e portanto entende bem dessas coisas.

Tu não tem nada que ver com isso...mas desculpa to azeda mez.

É muito frustrante as vezes...remendar cavalos fisica e mentalmente sabendo que metade deles não se machucariam se houvesse um mínimo de bom senso.

O melhor que posso fazer para voce é te dizer: procure profissionais competentes que consigam estar a pelo menos 3m de distancia de voce para orientá-lo. Quem sabe um curso básico ao vivo, uma escolinha de equitação? Nada muito virtual...a menos que teu interesse seja um cavalinho tamagoshi...ai dá.

E para os outros que ainda não compraram cavalo:

NÃO COMPREM!!!! NÃO COMPREM CAVALOS!!!!

POR FAVOR!

PERIGOO!!! PERIGO WIL ROBINSON!!!



Calma! Não comprem ainda! E principalmente não comprem sozinhos, ouvindo conselhos apenas do vendedor....

Voces podem comprar calças, cuecas, tenis, carro, televisores... Se bem que para comprar carros e televisores tenho certeza que voces devem encher os vendedores das lojas de perguntas, pesquisar nas lojas, comparar, comprar a revista 4 rodas , se informar... Cuecas também, pois tenho certeza que é onde voces mais devem caprichar né? Afinal, se comprar errado, já viu né? Mas cueca errada dá prá esconder na gaveta e nunca mais usar...já cavalos não cabem nas gavetas (pelo menos nas minhas...). Pensando bem, comprem só calças e tenis sozinhos! Cavalos, carros e televisores, procurem gente que entende! Veterinários de cavalos, treinadores conceituados,demorem e pensem bastante. E façam isso antes de comprar certo? Por que depois, voce pode ter meia tonelada nervosa, empacadora, disparadora, mordedora, assustada, derrubadora ou frik total na sua sala ou pior, no seu colo...e voce não terá o que fazer com ela... e aquele sonho de criança, de ser cowboy, de voar as tranças galopando pelos verdes campos que nem John Wayne ou Zorro ou Lady Godiva (ué?! porque não?!...gosto é gosto e fantasia é fantasia...cada um com a sua ora bolas) virou pesadelo. E ele piora a cada tombo, mordida , cólica ou pata cortada .

Não pensem que colocar o freio na boca de um cavalo vai acontecer só porque voces querem, que voces vão conseguir fazer um cavalo que foi criado e treinado para correr muuito e chegar na frente dos outros , passear calmamente só por que voce ama cavalos e tem muito carinho e paciencia... NEVER GONNA HAPPEN ou se happen é porque o cavalo teve dó.
Se paciencia e carinho fossem o suficiente para treinar e educar cavalos, os monjes do Tibete seriam os melhores encantadores de cavalos da história! Não que não possam ser... mas só isso não adianta nem resolve.

Não é só paciencia e amor que fazem a gente se dar bem com cavalos...mas são os ingredientes básicos para voce começar a ir treinar e aprender cavalo em escolinhas de hipismo, com gente experiente e com a máxima segurança para voce e para os cavalos.

Desculpa se eu pareço meio azeda, mas é porque quem sofre com esses erros é sempre o cavalo...arrebentado contra uma cerca de arame farpado, inchado e morto por uma cólica porque comia milho com farelo de soja e capim elefante mais a ração Super Pocotó Plus Melaçada.

E esses erros poderiam muito bem ser evitados se todos os novatos que sonham em ter um cavalo começassem a agir exatamente como agem quando vão comprar uma TV....plasma? LCD? 3D? BUSCAM INFORMAÇÃO!

Agora, o que fazer com a meia tonelada assustada ou braba que voce tem na sua sala de jantar? Acha um bom treinador, olha os cavalos dele, o estabelecimento dele...se forem calmos, (treinador e cavalo), limpos, sem ferimentos (treinador e caavalo) e cama limpa (do cavalo, não do treinador), simples e organizado (estabelecimento e treinador, não o cavalo)....voce pode confiar.

PS Não bota a culpa nos domadores...deve ter gente ruim e boa no Acre também....que nem aqui no RGS. Vai procurar ... ou vem me visitar....

O erro começou por voce mas ok, passou, voce tá vivo então tá no lucro...ve se acorrége e vai se divertir com o cavalo e o professor certo para voce !

Abraços e boa sorte!

13 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito do seu texto Denise. E é a pura verdade...faço aulas de equitação e tambor a quase 1 ano e mesmo nesse pouco tempo...aprendi q o cavalo não vai confiar em vc só pq vc quer ou é bonzinho e enche o cavalo de mimos..li em um blog q na ausência de uma autoridade do cavaleiro (não violência) qualquer cavalo tem o instinto de "tomar" a autoridade do conjunto..aí já era elel vai fazer o q ele quiser..rsss É preciso ensinar ao cavalo o q ele pode e, principalmente, o q ele não pode...mas de modo efetivo..e isso só nas mãos de um bom treinador e/ou orientado por um.

Ana Lúcia Pompermayer disse...

Legal dar uma espiada de novo por aqui, Denise. E tenho que dizer que era só uma espiada, mas tu escreve tão bem (forma e conteúdo)que a gente não consegue só espiar a acaba lendo esses baita textos e quer mais!

Saudade! Guto tá sempre lembrando (bem!)de ti!

Anônimo disse...

Sempre brilhante, minha amiga.
Flavia

Jeferson Cardoso disse...

Parabéns pelo blog, Denise; é bastante instrutivo. Animal não é brinquedo e necessita de cuidados.
Jefhcardoso do http://jefhcardososo.blogspot.com

DANIELA SCHIMIDT disse...

Oieeeeeeee....eu estava com saudades de ler seus pensamentos, dei uma passadinha, ja me animei e novamente me apaixonei por sua sabedoria.
Por favor nao desanime com os compradores de cavalos, internautas a procura de magica para solucionar os problemas, a maioria nao quer resolver nada,deseja somente bater um papo sobre o tal problema do cavalo..........aquele abraço....daniela

Anônimo disse...

Delícia de escrita!!!
És obstinada, Denise! Duvido que algum outro profissional do cavalo tenha tanta paciência e seja tão generoso quanto aos conhecimentos adquiridos a duras penas....
Isso vai me intrigar sempre! Mesmo!
Ótimo que tenhas aproveitado a questão para colocar os pingos nos “is”.Tudo bem que as pessoas não entendam de cavalos, mas que pelo menos atentem a dimensão e conseqüência de suas atitudes.

Anônimo disse...

Denise,
Já fiz dois cursos de Horsemanship e estou adquirindo 5 cavalos. Aluguei um pequeno sítio e estou contratando um ajudante. Acha que estou pronto p/ começar minhas atividades?Pretendo exercitar cavalos problemáticos e ministrar cursos básicos. Tua opinião é muito importante para mim. Obrigado. Luiz Fernando

Ronaldo Manarin disse...

Gostei!
É bom lembrar da tamanha responsabilidade que é ter um animal desses!

Abraços

Ronaldo

Anônimo disse...

parabéns, eu participo de algumas cavalgadas e convivo com santa ignorancia de alguns que se dizem cavaleiros.
tenho cavalo a pouco tempo, mais vejo no amimal como ele deve ter tido uma vida dificil(13anos), pensa num bicho passarinheiro. tens alguma dica pra melhora a "passarinherise"dele?,(ja me diseram q e falta de PAU,rsrsrs). de novo parabens pelo blog

Anônimo disse...

parabéns, eu participo de algumas cavalgadas e convivo com santa ignorancia de alguns que se dizem cavaleiros.
tenho cavalo a pouco tempo, mais vejo no amimal como ele deve ter tido uma vida dificil(13anos), pensa num bicho passarinheiro. tens alguma dica pra melhora a "passarinherise"dele?,(ja me diseram q e falta de PAU,rsrsrs). de novo parabens pelo blog

Anônimo disse...

Ola Denise estava dando uma passadinha e pra variar tenho que te elogiar. Vc escreve com muita facilidade e a forma que escreve a leitura fica gostosa bem light.
E continuo seu fã de carteirinha e continuo teimoso, ainda estou com o Quartzo rsrsrsrsrsrs. Bejos teachers vc é demais te adoro de paixão. Ney Aquidauana City

Anônimo disse...

É Denise tu tem razão, ele ta no lucro por não ta todo quebrado, mas acho melhor mesmo é ele vende este cavalo e compra outro bem domado antes de se machuque....

Anônimo disse...

É Denise... Dito e bem dito!
Semana passada uma dessas de "GANHEI UM CAVALO DE CORRIDA" e falta de experiência deixou um indivíduo em coma por aqui...
O professor falou: "espera, não monta ainda sem a minha presença... a primeira aula foi boa, mas espera um pouquinho.." e o indivíduo não escutou..
Resultado: 7 costelas quebradas, pulmão perfurado, fratura de tíbia, mão moída (não sobrou um osso inteiro), traumatísmo craniano e já está a 9 dias em coma.
GENTE! CAVALO NÃO É BRINQUEDO NEM BRINCADEIRA!
Foi pura falta de experiência, conhecimento e inconsequência!
E nem foi com um adolescente, o indivíduo ja deve ter passado dos 30...
Sem mais delongas, a Denise ja falou bastante... PRUDÊNCIA é a melhor palavra...

Locations of visitors to this page