terça-feira, dezembro 30, 2008

Anti carroceiros...bah






Acho uma chatice estas pessoas que ODEEEEEIAM carroceiros. TOOOODOS os carroceiros são malvados, TOOOOODOS os carroceiros são delinqüentes! Como é fácil julgar de barriga cheia, dentro de seu carrão com ar condicionado ligado, ao ser incomodado pela visão da pobreza, da miséria, da violência...mas que engraçado, as lentes dessas pessoas só conseguem focalizar sofrimento no quadrúpede...o bípede no quadro é o simplesmente o culpado, o carrasco! Assim, sim porque sim!


A solução dessas pessoas para esse problema: VAMOS ACABAR COM OS CAVALOS! Nenhum cavalo para esses criminosos! Pronto já decidimos, resolvemos a vida dos coitadinhos....agora mexam-se, que eu quero voltar prá casa a tempo de tomar um banho no meu ofurô para depois comer meu suchi naquele restaurante novo ou um churrasquinho de novilho precoce (que eles não sabem a quanto sofrimento é submetido até chegar ao seu prato) e não terei que ver mais essas cenas que me deixam muito revoltado! Elimino de vez essas cenas. Pois é...o cavalo sumiu...o carroceiro continua existindo, passando fome, apanhando, puxando suas carroças...Eu odeio que maltratem os cavalos, com certeza. Mas realmente acho que me incomoda muito mais as pessoas que permitem crueldades com cavalos nos meios hípicos, hipódromos, freios de ouros e exposições. Vou explicar porque.

Como posso condenar alguém que bate num cavalo quando a história de vida dele é de apanhar do pai gambá, da mãe maluca, que não teve escola ou pelo menos proteção de alguma Sociedade Protetora dos Animaizinhos Carroceiros. Como condenar alguém pelo cavalo magro, se ele também passa fome? A culpa não é só do carroceiro, é da existência que foi sorteada para ele . Não tiro da cabeça que são dois coitados! Cavalo e carroceiro são parceiros de miséria! Se voce quiser e puder ver melhor, a grande maioria destes carroceiros, gostam do seu cavalo e tem ele como parte da família e o tratam exatamente como eles mesmos como são tratados pela vida. Dou minha palavre de quem já muito trabalhou atendendo cavalos desse pessoal.

Na verdade acho que tanto os cavalos como os carroceiros precisam de comida, saúde trabalho, dignidade e educação. Ou voces acham que o carroceiro está naquela rua juntado lixo porque é tudo o que ele sonhou fazer na sua vida...juntar bagulho e bater em cavalo...?
Mas não se enganem, se eu enxergar um carroceiro maltratando um cavalo, vou querer matá-lo, puxar briga, bater boca e tudo mais. Mas naquele momento é pessoal.

Agora, vamos ao ambiente do esporte equestre e às exposições de cavalos. Treinos absurdos, dor, tortura psicológica, choques elétricos ficarem mais rápidos, árabes com substâncias irritantes no ânus para ficar com a cauda mais levantada e aquele ar de nobreza...(se não fosse triste seria até engraçado, nobreza com o c *... ardendo! só cavalo mezz), revulsivos nas patas para a pele ficar mais sensível e não derrubar obstáculos, buçais de corrente, embocaduras fortíssimas que por vezes fazerm sangrar a boca dos animais, esporas afiadíssimas, Prá mim, a única coisa que esses pobres cavalos ricos não sentem é fome, e olhe lá! Mas esse assunto é outro capítulo, que voltarei outro dia.

Felizmente eu encontro às vezes gente que não está aí só para dar uma de bonzinho, aparecer na mídia e fazer sensacionalismo. Tem gente que se sente parte do problema, se mexe com aquilo que ve e não gosta e se dispõe a trabalhar para mudar as coisas para melhor. Tem gente que olha com lentes maiores, que não julga tão fácil e superficialmente os outros. São pessoas que fazem coisas para ajudar o outro, dar condições para o outro melhorar, pois sabem que só trata bem quem é e foi bem tratado!

Obrigada Michella e sua turma, a PASAC de veterinários estudantes e professores Universidade Federal de Santa Maria. Contem comigo nessa empreitada.

Agora voces justiceiros zarolhos: Saiam deste ar condicionado e vão pensar no que podem ajudar ...DE VERDADE! Não precisamos de ninguém apontando os problemas e julgando e condenando os carroceiros, essa é a parte mais fácil. Precisamos de gente sensata e disposta a ajudar o próximo, de 4 , 2 ou quantas patas possuírem. Estou falando de compaixão não seletiva...dá prá entender??
Olhem o site http://www.amigodocarroceiro.com.br/ , isso sim é que é trabalho produtivo, inteligente e comprometido.

PS. Olhem que bem cuidado está esse cavalo da foto...se eu fosse cavalo, entre ele e o de um ricaço qualquer, eu queria ser esse aí.
Essa foto, eu e meu friend Udo Sarlet, que também faz um belo trabalho em Novo Hamburgo com os carroceiros, tiramos quando estavamos chegando em minha casa, no bairro Glória. Atrás da carroça voces podem ver uma égua, bem gordinha, com um menino deitado abraçado nela. Estavam em fazendo companhia para o outro, esperando a mãe trazer os restos de verdura de um restaurante para todos (ambas as espécies, homo e equus) jantarem. Voces acham justo tirar o cavalo do convívio desse menino?! Tirar todas as possibilidades que sabemos existir de um cavalo melhorar a vida de alguém?!

8 comentários:

Anônimo disse...

Olha só como são as coisas, sou publicitário há mais de 35 anos, lido com públicos e segmentos de mercado dos mais variados, mas vou confessar: Adoro cavalos!

Não sou expert no assunto, sou do tipo mais amador, daqueles que nem uma sela sabem colocar direito. Conhecí a Dra. Denise - "Muié dos Cavalos" - Fernandes - há pouco tempo, num dos seus cursos, e adivinhem? Minha paixão por cavalos só aumentou.

Posso não entender da "lida", mas sei quando um cavalo não está feliz. Também vejo, seguidamente, cavalos e carroceiros e a vida dura que levam. Sei quanto custa cuidar (bem) de um cavalo e que esse valor é impensável para o bolso do carroceiro.
Mas, se essa corrente de apoio, como o que propõe o Projeto Amigo do Carroceiro se estender, vai facilitar muito.

Concordo com a Denise, as vítimas não são apenas as de quatro patas, mas também as de duas.

2009 taí, novinho em folha, para refletir e agir!

Grande abraço Denise! Parabéns pelo trabalho e o seu parecer, sobre "cavalos e carroceiros", tem muita autoridade!

Anônimo disse...

Faço parte do Projeto de Ação Social Amigo do Carroceiro, idealizado por acadêmicos de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria.

Durante nossos atendimentos, vemos cavalos em condições precárias, e às vezes os proprietários estão em piores situações. Mas, mesmo assim, muitos demonstram carinho pelos animais e vontade em aprender como ajudá-los.

Fazemos este trabalho sem custo algum. Temos muita vontade de ajudar, dependemos de doações e quase sempre faltam medicamentos e materiais para os atendimentos.

Agradeço em nome do PASAC a disponibilidade da Denise em ajudar. Ficamos muito honrados quando as pessoas se importam com a nossa causa, principalmete com o nível profissional da Denise.

Anônimo disse...

Nem todo carroceiro é malvado com seu cavalo. Existem pessoas cuidadosas e preocupadas que querem viver da melhor maneira possível e ter um lugar ao sol nessa sociedade injusta. São proprietários de cavalos bem tratados, dóceis, limpos e bem alimentados!
Na verdade o grande problema está além da miséria à absurda e tremenda ignorância destas pessoas em saber lidar com seus cavalos. Tratam errado, alimentam errado, manejam errado e muitas vezes porque nunca ninguém deu oportunidade de que aprendam sobre seus animais. Sei que tem muita gente má também, mas não é a proibição do uso de cavalos que vai resolver, porque todos nós sabemos o quanto alguns cavalos sofrem com pessoas ricas também, que usam estes animais em esportes de elite.
Os cavalos só irão parar de puxar carroça nas cidades quando a sociedade for mais justa com estas pessoas e der espaço e chance a elas. Todos sabemos que miséria e bem estar seja de pessoas ou de animais não combina, mas o que dizer quando os mais privilegiados também maltratam seus animais?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Em primeiro lugar, gostaria de dizer a Denise que admiro muito seu trabalho e ainda quero fazer seu curso!! Concordo plenamente com você, o que me entristece realmente é ver a ignorância humana dentro do esporte, gente que acha que se educa um cavalo a chicotadas... Certa vez presenciei uma terrível cena, um dito "profissional" do meio hípico, começou a bater num cavalo pq ele estava se assustando com um obstáculo, então eu disse: "Pra que maltratar desse jeito?" E a criatura me veio com o absurdo e disse: "Ta louca Lívia? Maltratando? Ele come a melhor ração e tem água fresca...." Vejam só... Nunca havia escutado absurdo maior.... O fato é: O ser humano não aprendeu a amar uns aos outros, como vão conseguir amar os animais verdadeiramente? Mas que eu tive vontade de fazer ele descer a tapa daquele cavalo, isso eu tive... heheh.... Pena que o cavalo n era meu... Tb se fosse meu, certamente uma topeira dessas n estaria em cima, pois tenho orgulho de dizer que nesses 8 anos que pratico equitação, nunca precisei usar de violência, pelo contrário, muito carinho e sensibilidade pra entender os cavalos!!

Até mais...

Lívia Philipp

Bandolo disse...

Pois é ... vejam vcs. Gostaria de mandar um e-mail ao Udo Sarlet. Não o vejo há mais de dez anos e não conhecia essa ligação com o mundo dos cavalos. Comprei 40 cavalos dele que estavam dentro de um motor de combustão (eh, eh ...) num Austin A40 e depois nunca mais o vi. Se o encontrarem, mandem lembranças.
Abraços. Flavio.

Ana Paula disse...

Olá! Sou enteada do Udo, filha da Marinei. Passeando pela net, acabei achando teu blog e achei muito interessante teu texto.
"Como é fácil julgar de barriga cheia, dentro de seu carrão com ar condicionado ligado, ao ser incomodado pela visão da pobreza, da miséria, da violência..."

Show de bola!
Também penso assim!

Unknown disse...

Só pra lembrar...teoricamente, o lixo (e o dinheiro que ele, atualmente, pode gerar)é de propriedade da prefeitura. Antes de fazer grana com reciclagem, ninguém se importava. Eu acho que, por trás disso, vem aí uma briga pelo direito de explorar a reciclagem.Se não me engano, uma carroça apenas pode render uns 70,00; dependendo do dólar.
Karina, do baio

Locations of visitors to this page