domingo, agosto 16, 2009

Não tô prá ninguém!

Eu tenho uma mãe que é tudo de bom!
Ela tem 83 anos de idade, a energia de um adolescente, coragem de um paraquedista e autoridade de deixar qualquer general americano da guerra envergonhado. Com certeza é a pessoa mais admirável e que já conheci.
Agora estou tendo a oportunidade de cuidar dela 24 hs por dia. Eu e todo o hospital Mãe de Deus no que depender de mim. Estou tendo a chance de dar um pouquinho do muito que ela me deu em toda a sua vida. Cuidar, dar conforto, pensar em tudo, resolver tudo (mesmo que ela não queira!) deixar tranquila, dar coragem ...
Nesses dias os meus sentimentos vão surgindo e mudando com a velocidade , fúria e beleza de um mar de bandeira preta num dia de tempestade. Sentimentos de impotência e tristeza de vê-la sofrer e de admiração de acompanhar uma pessoinha magrinha e fraquinha se mostrar uma leoa, guerreira, uma fonte de inspiração a cada momento que passa. To aprendendo tanto nesses dias aqui no hospital com ela quanto eu aprendi em todos os meus 45 anos, mais uma vez obrigada mãe, pela aula de dignidade e determinação que tu tá me dando, véia invencível! Podes ter certeza que tudo isso não está acontecendo em vão. Eu to me tornando uma pessoa melhor, como tu sempre esperou. Aprendi a esquecer de mim, a deixar de frescura e ajudar primeiro, sofrer depois, a não fugir da raia. Aprendi a não me esconder do outro lado da porta e deixar outros fazerem o que é meu trabalho, minha responsabilidade, meu dever e sobretudo meu direito. Estou aprendendo ser forte como eu nunca fui e não ter nojo de pés!
Estamos passando por um momento complicadinho mas estamos tirando de letra. A mãe da muié é fera demais.Quando a coisa tá ficando preta, ela puxa um folego lá do dedão do pé e toca em frente.
Prá voces terem uma idéia....nos momentos piores de dor ou febrão, quando eu vou levando ela pro banho ... ela sempre dá uma arrumadinha em algo que ficou desarrumado no meio do caminho...uma roupa jogada, um jornal atirado...ela cambaleia em direção da bagunça! Não tem o que tire ela da decisão de organizar, colocar ordem. 40 de temperatura...tremendo até as orelhas e agarrada nas agulhas de seu trico...fazendo e desmanchando a mesma carreira horas e horas! Tudo difícil mas ela ainda se preocupando com o cabelo desarrumado, ou com os enfermeiros, se ela estava atrapalhando ou se eles estavam vendo ela de bunda de fora!
E o melhor....a gente ri ! Piadas vão surgindo a toda a hora! A gente ri da gente , dos outros, da situação....é uma delícia desmoralizar uma doença, desmoralizar a velhice a ainda de lambuja esbanjar saúde. É isso mesmo....nosso espírito tem uma saúde de ferro, e está ficando cada vez mais forte .
PS. A mãe tá com uns médicos que são uns gatinhos, mas eu bem que gostaria que o House estivesse por aqui...

4 comentários:

Anônimo disse...

Esse parar a vida em prol dos velhos, além de ser absolutamente necessário, de ser uma responsabilidade nossa, dos seus filhos, é bem isso que escreves: um momento de raro aprendizado. Dói, dói muito, mas a opção dos sábios, como tu, é aproveitar o que o momento está tentando mostrar....
Também abandonei a vida para cuidar de um pai muito amado e hoje tenho certeza que a vida estava ali, somente ali, ao lado dele, naqueles riquíssimos momentos onde nossos olhos tornaram-se hábeis a ponto de praticamente suprimir a fala.
És semente e fruto dessa fera, como dizes, portanto, tens tudo dela, Denise.
Em frente, doce menina!
Estou torcendo pra que saiam felizes, saradas e o mais rápido possível do hospital.

Denise Bicca Fernandes disse...

Que lindas tuas palavras! É sempre reconfortante saber que tem gente que já viu um mesmo filme que a gente e entendeu do mesmo jeito. Faz a gente se sentir mais acompanhada...

Anônimo disse...

Oi Xará!!!
Estava com saudades dos seus posts!
Mãe é tudo de bom mesmo!!
Elas nos dão lição de vida a todo momento, e nos mostram a força que herdamos delas.
Desejo que a saúde de sua mamãe guerreira se restabeleça prontamente. Que tudo se resolva da melhor forma e que logo logo vcs possam estar em casa com tranquilidade.
Força ai, tudo de bom!!
beijos
Estarei rezando por vcs!
Denise

Denise Bicca Fernandes disse...

Obrigada xará . É sempre bom saber que tem gente torcendo por nós.
Abraços

Locations of visitors to this page