Fiquei pensando no que eu andei escrevendo ultimamente.
No quanto existe de confusão sobre o que é bom para um cavalo, de como ele deve ser tratado. O que é correto ? O que é bom para eles? O que é exatamente sofrimento, mau trato?
OK. Vamos fugir do óbvio, certo? O óbvio é fácil de identificar. Todo mundo se revolta com um cavalo esgualepado apanhando feito um criminoso. Mas entre um cavalo feliz e esse coitado ai, há inúmeras situações que são terríveis, e que nem sempre as pessoas reconhecem como tal, por simples falta de informação, sensibilidade ou both.
. As vezes ate tem gente que , querendo fazer o melhor pro seu pingo, acaba com ele... Como diria meu pai, de boas intenções o inferno tá cheio.... Um exemplo: aqueles que gostam de cavalo gordo, que acham que cavalo gordo = bem cuidado! Não sei se é em todo o Brasil, mas aqui, tem uns gaúchos que gostam de ver o seu cavalo tapado na graxa, mas te digo goooordo, mais prá Ed Mota do que prá Seu Jorge. Putz, tadinhos deles...
O que precisa um cavalo é de gente bem informada! Mas cuidado! Se informar bem não quer dizer entrar em uma comunidade orkutiana de cavalo ou falar com Zé sete facada, domador taura ali da esquina e perguntar se aveia é boa alimentação ou não....e receber respostas de especialistas de tudo que é lado, dentre eles uns que só viram cavalo pela televisão... papel e internet aceita tudo viu? Informação de qualidade, de gente experiente, comprometida e estudada.
Decidi dar uma forcinha por aqui. recebi uma idéia de um dos meus gafanhotos sul matogrossenses, o Dr. M V Silvio Isler, para que eu usasse este brogue prá coisas úteis também, como algumas dicas, algumas considerações sobre coisas importantes, como arreios, alimentação, e outras dúvidas,inclusive podem e devem ser trazidas pelos meus leitores.
Prá começar uma listinha básica:
CAVALO GOSTA DE:
Pastar muito, ser saudável, estar sarado, saber sobre tudo e todos ao seu redor, viver em grupo, liberdade, segurança, alguém que sabe das coisas como lider, selas confortáveis, cavaleiros hábeis, que não usem sua boca como muleta, treinamentos divertidos que alimentem sua inteligencia absurda, brincadeiras, repouso imediato após ter se esforçado muito prá agradar seu lider, de comunicação clara e objetiva, de preto e de branco....nada em tons pastéis, nada mais ou menos...mais ou menos confunde! Seja claro e consistente sempre!
CAVALO ATURA: Bah essa lista é infindável! Chega a ser irritante o tanto de coisa que os abobados aturam. Ai, o que acontece? Os testerona que espancam um cavalo prá ele entrar num reboque, acham que assim é o certo. Ahhhh quanta generosidade a desses bichos , e são recompensados com isso? Pelo simples fato de a maioria dos humanos não ter a mínima idéia de como é a linguagem do cavalo, as vezes até acharem que cavalos não se comunicam at all, eles são subestimados. E na minha opinião (de quem trabalha ensinando bípedes e quadrúpedes), a rapidez de aprendizado de um equino faz a de um humano parecer um igual a de um macaco, boazinha mas ordinária!
NÃO SE IMPORTA COM: buçais bordados com cavalinhos, mantas cor de rosa ou azuis ou de qualquer cor, tapinhas (por vezes tapões) de agrado depois de uma prova. Homenagens de aposentadoria, com bandas e pompa. Capas, títulos e pedigree.
CAVALO NÃO GOSTA DE: gente dura, agitada. Não gosta de improviso, de surpresas. Não gosta de situações que ele não entende....mas imediatamente aceita aquilo que passa a entender...como no vídeo ai...
Não gosta também de susto, gente caçadora, solidão, lugares fechados, calor demais (frio não é problema), moscas, mãos duras...
CAVALO PIRA COM:
MEDO E DOR. Só isso!!!!!!!!
Dor - ridículo né? É óbvio! Mas.....como é que tem tanta gente que acha que dor ensina? Tá louco? Dor e medo não ensina ninguém, o pessoal sairia direto da prisão ou da favela prá Academia Brasileira de Letras...Muitos dos comportamentos indesejáveis que encontramos em cavalos, prá não dizer quase todos, são provocados a partir manejos, treinamentos ou experiencias traumatizantes apena porque envolveram dor ou medo. PROVOCADO, pois o cavalo não decide ficar maluco do nada, sozinho, da cabeça dele, como um esquizofrenico. Isso é coisa de humanos!
Bah esse tema é longo, to com fome e vou parar agora...amanhã tem mais (ou não).