quinta-feira, março 11, 2010

MITO OU VERDADE

Cavalos deviam vir com caixa preta, manual de instruções e o mais importante: exame de habilitação e multa por negligencia, imprudência ou imperícia!
Como voces sabem, eu trabalho com comportamento equino. É um trabalho facílimo! O difícil é que eu também preciso trabalhar com o comportamento humano e ai é que a jurupoca pia na coxia ! É cada uma que eu ouço e vejo…
Chegam cavalos prá mim de tudo que é jeito, com todos os traumas que voces possam imaginar, me dizendo coisas que nem sempre fecham com o que o proprietário, treinador ou tratador diz que aconteceu. E eu digo process, cavalos não mentem!
To aqui pensando em todas as verdades que ouço falar dos genios do cavalo. Sim! Porque de futebol e cavalo todo mundo entende sabe o que é certo ou errado e tem a receita melhor prá resolver o pobremo.
Aqui vão algumas e o que eu penso delas:

CAVALOS NÃO SABEM A FORÇA QUE TEM -
Sabem sim! Não se enganem, cavalos não tão são debilóides a ponto de não saber uma coisa como essa , sabem que correm mais, puxam mais peso e reagem muito mais rápido do que qualquer bípede que use roupas. O que acontece é que eles tem muito mais respeito e ética para com o próximo do que muita gente que eu conheço.
O que eles fazem com o poder que tem é que é diferente do que humanos fazem. Acha que estou sendo muito crítica com a raça humana? Então entra numa Kombi 67 e fica atrapalhando o transito na Plínio Brasil Milano ou na Av Paulista às 19hs e ve se não vem uma BMW passar por cima de ti ligeirinho e te xingar até tua última geração.
O homem se estraga com poder. Pior ainda se colocar ele em cima de um cavalo. Infelizmente tá cheio de Napoleões nas pistas de salto, corrida, cavalgadas…
ELE ERROU O COICE! QUASE QUE ME ACERTA!
Assim como no tópico arriba, eles não são guerreiros! Cavalos estão mais prá Houdini do que prá Conan, o Bárbaro. Eles acertariam o coice se quisessem, e se errassem, acertariam certamente o próximo tão rapidamente que voce não teria nem tempo de dizer “Ai me f…di!” Cavalos só vão partir prá ignorância caso o homem seja tão bruto e ignorante enão deixe nenhuma porta para ele fugir! E as vezes nem assim, ficam só em frangalhos e apavorados.
Fato que me deixa um pouco p. da vida com os cavalos! Gostaria que cobrassem um pouco mais de habilidade de quem maneja com eles, quebrando mais pernas, narizes e até uns pescoços de vez em quando. Ai a vida ia ser um pouco mais fácil para eles. Afinal, voces conhecem algum domador de leões ruim?? ELES NÃO EXISTEM. Os que existiam estão já foram enterrados.

ESTE CAVALO TEM DIFICULDADE EM PARAR (se quiser troque o verbo por qualquer outro: recuar, galopar, andar ao passo, girar, entrar no reboque… )
Não não não tolinho! Quem tem dificuldade não é ele, é voce! A frase correta é: VOCE tem dificuldade de parar este cavalo.

SE NÃO QUEBRAR QUEIXO O CAVALO VAI DISPARAR
Seu besta! Queria quebrar é o seu pescoço! Vai aprender a montar!
Nunca trabalhei com cavalo traumatizado que eu chegasse a conclusão que o que faltou prá ele foi: embocadura mais forte, mais trabalho ou mais pau.
Pelo contrário, todas eles chegaram a mim por excesso de um dos quisitos citados acima ou todos junto reunidos ao mesmo tempo na mesma hora.

ESSE TAR DE RORSEMANCHIPS É NOVIDADE DOS AMERICANO – NÂO SERVE PRO LAÇO (pode trocar por qualquer outra modalidade)
É genio! É novidade sim. O primeiro livro escrito sobre o assunto “A ARTE DO HORSEMANSHIP”, foi escrito recém no ano de 400ac. E o autor foi um general que viveu até os 75 anos e treinando cavalos para a guerra .

EU CUIDO MUITO BEM DO MEU CAVALO! SEMPRE DOU MUITOS TORRÕES DE AÇUCAR E CENOURA! E MUUUUITOS BEIJINHOS!
Darling, comida não é e nunca vai ser premio prá cavalo, o que não quer dizer que ele não goste. Mas pensa um pouco, sera que ele gosta mesmo de voce ? Ou do que voce traz nos bolsos ou na sacolinha de plastico? Tem dúvidas? Pede prá um estranho chegar com a mesma sacolinha de plastica com cenouras e ve se teu cavalo não vai “amar” ele também...
A comida nunca fugiu de um cavalo! A melhor companhia de um cavalo qual é? Outro cavalo!! E eu nunca vi eles dando comida uns aos outros!
Experimenta se comunicar na linguagem deles, eles vão ficar muito mais agradecidos e ai sim voce pode arranjar um parcerio de verdade!
Olha posso encher um japones com os sushis mais maravilhosos do mundo, e nem por isso ele vai me entender e gostar de mim, pelo simples fato de eu não falar japones!

Vixi cansei minha beleza. Amanhã tem mais….afinal, a ignorancia não tem fim…..

PS. SIM! Continuo azeda! Que é?! Vai encarar?!?

Um comentário:

Anônimo disse...

Vichiiiiiii! Show, beleza de texto, Denise! A coisa está preta p/ os lados do Belém Novo. É...não dá p/ ser diferente, é muita presunção e insensibilidade desses DONOS de cavalos . Esses dias assisti um homem forte, dando um pontapé na barriga de um cachorrinho,filhotinhO, do tamanho da Tinga. O coitadinho do animal só conseguiu chorar uns 5 minutos depois e aterrissou a 3 metros de distância, tudo para aprender a não entrar na casa. A cena encapetaria um monge beneditino.
Daí, fico imaginando a tua situação, que descobre verdades através da sutileza dos cavalos, dia após dia....
Muito apropriada a tradução dos ditos dos proprietários. Eu q não entendo de cavalos, tampouco transito nesse meio, já ouvi essas afirmações dezenas de vezes.
bjs

Locations of visitors to this page