quinta-feira, junho 21, 2012

Shakira e Tradição dia 1


Dia 1. 
De tudo o que eu faço, o momento mais excitante é esse. Quando vou conhecer um novo parceiro de trabalho. É muito estimulante esse começo de história juntos. Nossa que minha cabeça vai a mil por hora. Olhos e ouvidos arreganhados, muita hora nessa calma. O primeiro olho no olho, ficar a postos para responder todas as perguntas que ele tem para me fazer...



"prá que time voce joga? Predadors ou Preys?"
"preciso me defender de voce? preciso fugir?"
"voce é bom o suficiente para ser meu líder?"
"o que voce espera de mim?"



e tantas outras mais... e no meio dessas perguntas, me contando a história dele até hoje...com riqueza de detalhes maior do que qualquer tratador, proprietário ou treinador pode me dar, e com certeza absolutamente mais verossímeis.

E eu peerguntando para ele até que momento é melhor respirar, me movimentar, pedir, cobrar....que caminho ele prefere que eu escolha para chegarmos ao objetivo final ...

Minha maneira de trabalhar é muito simples, não tem nada demais, quase banal. Mas voces não imaginam a trabalheira que me deu chegar até aqui, e o quanto falta ainda de trabalho para eu ficar boa para trabalhar com os cavalos.

Meu trabalho: eu me coloco disponível totalmente ao cavalo que estou, 100% para ele, 100% de concentração, 100% de esforço para me comunicar claramente. Também cobro com a atitude correta de um bom líder exatamente o mesmo que estou dando. Para mim existe prioridades a serem traçadas.

Primeiro passo: muitas perguntas minhas e dele serem respondidas. Informação é poder.


DIÁRIO DA SHAKIRA E TRADIÇÃO


Tradição e Shakira chegaram hoje de Pelotas.
O objetivo deles é
Tradição correção comportamental. Segundo a dona se boleia e já passou por poucas e boas na tentativa de mudar esse hábito pouco saudável para os cavaleiros.
Shakira - terminar a doma iniciada pela proprietária.


Não vejo a hora de estar com eles no redondel, conhecer a história de cada um, contada por eles mesmos. Coletar dados, traçar estratégias de trabalho...nossa essa é a parte que eu acho mais estimulante. Começar uma relação...abrir um canal de comunicação com eles, observar muito e tentar captar a melhor maneira de traze-los para meu time e formar uma união forte o suficiente para mudar e crescer.

Ô noite demorada para passar...


Segue aqui o relato da minha aluna  e proprietária sobre os causos dos babies dela

Se me dissessem, nessa mesma data, ano passado, que hoje traria minha potra de 6 anos e meu cavalo problemático pra Porto Alegre com todo esse empenho, pensaria: Eu? Mas não dá pra dar um "trato" nesse cavalo? Essa potra? Eu não tenho quem dome mais perto?
Mas…
Fatos, geram escolhas que geram outros fatos e que geram…
Acaba que o Tradição (cavalo "problemático") depois de várias doloridas tentativas sempre acabava se boleando e colocando em risco o ginete e a si mesmo, logo ali alguém se feriria e aconteceu: O ginete, num ato instintivo acabou por levar a primeira ferramenta que lhe veio a mão de encontro a cabeça do animal, resultado, cavalo com ferimento no olho, ginete mancando e patroa apavorada.
E agora? Tem que ser assim??
Comecei uma busca na internet sobre equinos, temperamento, doma racional, gineteada, doma de 21 dias e tudo que ia aparecendo no Google e Youtube sobre o assunto. Fui ficando bem interessada, bem mais que eu imaginava, comprei um livro. Vou pegar a potra. Segui a risca tudo que o livro mandava, levei mordida, coice…tudo bem é potra. Apesar disso desenvolvi um carinho por ela que em todo o tempo que andei a cavalo ainda não desenvolvera, mas tava muito insegura e com medo, continuei.
Um dia fui ao escritório de um veterinário amigo meu que me disse: "Tás domando? Adiciona a Denise Bicca no Facebook, vais adorar o trabalho dela!". Adicionei e comecei a acompanhar o trabalho dela desde Blog da Muié dos cavalo, site, entrevista com Tulio Millman, Nescau, Toddy, Negro, Quali…fiz o curso Horsemanship, me encantei e mais descobri que agora posso, além de apenas não concordar com os métodos de doma usados aqui no Sul, propor um entendimento entre homem e cavalo o qual jamais imaginara. Logo;
Cá estamos nós, eu, Tradição e Shakira prontos pra aprender muito sobre Horsemanship.
                                                                  Ass. Raquel Nussbaum
Locations of visitors to this page