sexta-feira, fevereiro 27, 2009

NOSSO DIÁRIO SEGUE!

DIA 2 DA MUIÉ

Bah! Foi melhor que eu esperava. Meu pequeno Gafanhoto e sua potra se comunicaram muito bem! Logo ele já conquistou seu interesse e respeito dela. Ela já o seguia em menos de 20min de trabalho no redondel.
Depois veio o trabalho de controle da garupa, que comecei fazendo e ela logo captou a mensagem, aí passei a bola para ele.
Passou a mão em todo o corpo da potra, sem mistério. Trabalhou com a Bandeira Dessensibilizadora Gallopaytor Tabajara também. Foi um orgulho ver que ela começou assustada e depois havia uma cena de completo equilíbrio e confiança mútua.
Claro que quando pedi ao meu discípulo que agitasse a bandeira com mais força e fizesse mais barulho, o Testosterona Júnior foi com tudo, baixou nele o espírito de Conan, o Bárbaro… o que resultou em um pouco de agitação da parte da pobre…que não conseguia entender o que aquele maluco queria, se afinal, o carnaval já tinha passado e ele não levava jeito para porta estandarte nem mesmo da escola de samba Afogados da Varginha! Mas tudo acabou bem, ela entendeu que aos 16 anos, eles são mesmo assim e eu aprendi uma lição.
A aula foi um prazer só. To louca prá ver o que vai rolar amanhã..

LIÇÃO DO DIA: Nunca, NUNCA MESMO, peça para um jovem saudável de 16 anos para que ele bata, agite, torça, puxe, empurre, aperte ou esprema COM MAIS FORÇA! É bem provável o resultado seja: Ops! quebrou, espatifou, arranhou, explodiu ou…como no caso da Ventania…se assustou.

DIA 2 DA VENTANIA

Beleza…a área de ginástica é bem bacana. Nada de aparelhos muito sofisticados, mas muita tranqüilidade no trabalho. Os personal trainer são bem dedicados com o corpo e a mente desta belezura que vos fala.
Teve o guri aquele, que acho que é aprendiz da chefa, que trabalhou mais comigo. Um pouco de aeróbica, depois massagem com uma varinha com um pano branco (por pouquíssimo tempo) na ponta, muito relaxante, cheguei quase a dormir. Embora teve uma hora que deu um treco no piá, baixou o santo nele e ele começou a bater aquela coisa no chão e agitar no ar, que susto levei, eu tava quase dormindo criatura! Mas vi logo que não foi por mal, acho que esses faniquitos devem ser da idade…eu mesma tinha um primo que fazia isso, o Meteoro,. Hoje ele tá correndo no hipódromo da Gávea, já ganhou dois GPs! Ele de vez em quando, do nada, começava a galopar e dar coices na volta da mãe dele.
Voltando ao treino…depois tudo voltou à calma, vi que a chefa gritou umas coisas prá ele.
Acabado os exercícios, me ofereceram uma saladinha de alfafa básica e voltei pro meu apê.
LIÇÃO DO DIA: Guris e potrinhos têm boa intenção, mas às vezes o corpo não acompanha a idéia.

DIA 2 DO GAFANHOTO
Colocação do buçal na égua:
- tentou morder quando eu fui colocar o buçal, então a fiz recuar para aprender a respeitar o meu espaço.
Saída da baia (condução ao redondel):
- hoje a égua não tentou fugir da minha mão, muito menos fez menção de pastar, porém na chegada ao redondel ela se distraiu com os outros cavalos que estavam em um campo perto.

Solta no redondel:
- parou de se distrair com os outros cavalos , porém não voltou sua atenção para mim. Ao tentar tirar o seu cabresto ela começou a cabecear a minha mão novamente, efetuei o recuo, após isso não tive mais problemas para largá-la. Ao ser solta, correu para um lado do redondel e pastou.

Trabalho:
- ao entrar no redondel, pedi a atenção da égua, fazendo-a correr, ou seja, fazendo que o momento em que ela não estivesse focada em mim fosse o mais difícil. Quando ela mostrava as peculiaridades que eu esperava, como baixar a cabeça demonstrando submissão ou mascava o ar transparecendo tranqüilidade eu diminuía o seu ritmo . Após isso foi feita uma dessensibilização com uma varinha com um pano amarrado nela, que é tocado por todo o corpo do animal. Também girei a varinha por cima da cabeça da égua e ao lado de seu dorso para respectivamente prepará-la para ter um laço sendo boleado e ficar calma e para ter algum dia um chicote sendo estalado ao seu lado sem causar maiores problemas.

Como ela respondeu bem ao trabalho, resolvemoas encerrar o serviço. Lembrando sempre que o final do trabalho não é só para humanos, mas também para os cavalos, por isso foi dado pra égua muitop carinho (sem pressa), comida, água e uma baia limpa.


3 comentários:

Liziane disse...

Huahuha
ADOREI o "Curso de Horsemanship Ilustrado for Dummies"!!!

Creio que somente uma mestre-Jedi-DDA-total para ensinar um gafanhoto-cruza-com-Conan!!

bjs e boa sorte pro trio!

Anônimo disse...

Denise disse...
Estou adorando acompanhar esse diário, muito interessante mesmo.
Saber o que fazer e como fazer é muito difícil. Um sonho ter alguém para nos orientar, queria morar ai pertinho ...

Anônimo disse...

To doidia pra conhecer a Ventania e o Gafanhoto!!!
Parabens aos dois!

Locations of visitors to this page