domingo, abril 05, 2009

Dando nome aos bois

É muito comum perguntarem prá mim se o que eu faço é "doma racional" ou...é aquela coisa do Monty Roberts...ou ainda, "Sei! eu vi o filme "O Encantador de Cavalos". E eu sempre me atrapalho para dar a resposta.
Hoje em dia está surgindo uma enxurrada de gente que pratica e ensina o "horsemanship". É uma coisa impressionante a velocidade que estão procriando...mais rápido que aliens. Quando eu comecei, as pessoas daqui não conheciam nem o termo, imagine ensinar a técnica. Eram tempos difíceis, eu sentia falta de referências, de gente para me ensinar, isso foi em meados da década passada (muié dinossaura)...

Aí de uma hora prá outra a coisa pegou, virou moda. Acredito que o que fez isso acontecer foi a paixão que o cavalo desperta nas pessoas, imagina então saber que existe uma maneira de aprender se comunicar na linguagem deles!! Bah! é tudo o que quem gosta de cavalos sonhou a vida inteira! Conversar com cavalos.

Pois é...beleza. O problema que há os que conversam, os que trocam idéias mas há também gritam ordens, os que xingam e até os que humilham, mas tudo isso tem levado o mesmo nome...aí é brabo né?

É isso o que me incomoda. Uma palavra não define o que tanta gente faz de tantas formas diferentes. Vou tentar explicar melhor. Tanto John Lennon como Jack, o estripador eram britânicos, falavam ingles....mas com quem seria melhor conversar?


3 comentários:

Anônimo disse...

Em qualquer segmento profissional busca-se formação e capacitação. Parece-me, desculpe a pretensão, insuficiente para o horsemanship, pois nesse caso contam ainda as intenções do indivíduo.
Essa avalanche de pessoas que surge e ensina e/ou pratica o horsemanship irá passar pela peneira do tempo e restarão aqueles que estiverem realmente comprometidos com a legitimidade dessas intenções. j

Liziane disse...

É Denise, já ouviu o ditado: ´pouco conhecimento é pior do que nenhum`??

Isso explica que gente que mal saiu dos cueiros (em termos de lidar com cavalos) saia por aí se entitulando Doutores em horsemanship-ou-afins... Pq a pessoa que busca a perfeição, sabe que nunca vai alcançar, por isso mesmo, está sempre buscando, estudando, aprendendo, trocando informações e com humildade para saber que a cada dia, se aprende algo novo!

Por isso te admiro, mesmo sendo a expert que já és, está sempre procurando novas técnicas, trocando idéias, e com humildade pra saber que nessa história toda, o expert-doutor-mestre-jedi mesmo é o cavalo... Afinal, ele já nasceu falando a linguagem dos cavalos, certó? hehehehehehehheeh

C.T.RONALDO LOCATELLI disse...

Concordo com tudo, com o artigo e com os dois comentários, pois eu a cada dia aprendo mais com eles, os cavalos. Sei e tenho como meta aprender mais e mais até os meus últimos dias, pois como foi dito, nunca sabemos tudo, estamos num constante aprendizado. Tem outro ditado, se é que podemos chamar de ditado: A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória. Quem semear bem, colherá bons frutos, quem ignorar, ficará na mão.

Locations of visitors to this page