sábado, setembro 24, 2005

Ensinar

Ai que prego!
Tô morta.
Mudamos de casa. Tá uma bagunça, mas o lugar é lindo.
Os cavalos estão adorando, tem mais campo para eles.
Acabou meu curso na Polícia Montada. Já tô sentindo falta. Adorei cada minuto. Aprendi muito. Acho que os alunos também.
Todo o meu esforço foi para que cada um terminasse o curso muitas dúvidas! Afinal, acho que é da desordem que vem o progresso!
Acho que para mim o que ficou de mais importante foi que ensinar requer muito talento. E ao contrário do que se possa imaginar a um primeiro momento, não é algo que coloca o "ensinante" numa posição superior ao do "ensinado".
Embora quando existe uma resposta como aconteceu comigo, com uma identificação e entusiasmo da turma, fica inebriante. Cheguei a me sentir muito importante.
Ensinar requer humildade. Eu disse ensinar, não dar aula. Ensinar!
Para dar certo, o comprometimento tem que ser total. A responsabilidade é do professor. Saber como chegar em cada aluno, como tocar, como sacudir, como fazer pensar! Como me disse o meu guru Bid ontem, aquele aluno que mais irrita, dificulta, que dá mais trabalho, é talvez o que aprenderá mais, se voce souber ensinar.
Brigadão mãe, professora de verdade.

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page