sexta-feira, abril 10, 2009

A muié responde

PREGUNTA PRÁ MUIÉ

Estava treinando minha potra em uma pista fechada e coberta, em um dia ensolarado! Em um dos cantos da pista o sol entra nesse horário do dia!! Qdo derrepente um passarinho passou pela frente dela nesse canto ensolarado, que fica perto do espelho da pista!! Resumindo,, ela não tem problema com o espelho, mas o susto com o passarinho foi tamanho que depois ficou dificil levá-la do tal canto novamente!! Depois do epsodio ainda não montei nela, mas se ela refugar o canto de novo o que devo fazer?? Obrigada bjo

RESPOSTA DA MUIÉ

Oi. Vou te dar umas pistas de como eu faria. Primeiramente voce deve sempre tentar resolver o problema na hora que acontece, tentar acabar o dia sentindo que ela ficou menos assustada com o que acontecei. Não deixar ela ir para casa (baia) com aquilo na cabeça, tenho certeza que tu já foi dormir com um problema...e não é nada bom né? Pois é, prá cavalos também não!
Talvez até descer dela lá onde se assustou, afrouxar a sela e ficar um pouco por lá sem fazer nada...passando o máximo de confiança possível.
Existe uma idéia que a gente tem que fazer muita coisa quando um cavalo está assustado. Pelo contrário! Tem que fazer nada não! Tem que estar ali, apoiando, incentivando, que tem que fazer as coisas são eles.
Para os dias seguintes, não espere poder passar por ali trabalhando sua potra tecnicamente ao galope, ao trote, voces tem coisas para resolver naquele canto que não incluem trabalhos de flexionamento por exemplo. O trabalho de voce naquele local é resolver o medo, o susto. e isso se resolve ao passo, avançando indiretamente e gradativamente de rédeas muito soltas. Se voce ficar insegura de fazer isso montada, não há problema em fazer inicialmente no cabresto. Não tenha pressa! Não faça daquilo um grande problema! Deixa ela se administrar, deixa ela parar e olhar, de rédeas soltas a uma distancia que se sinta segura. Quando ela se lamber e diminuir a energia "fugitiva", é momento para convidá-la a se aproximar mais um pouco. Ela tem que ter a iniciativa de passar por ali, e vai querer passar!
Se voce fizer certo, ela sentirá necessidade de investigar novamente o local, porque tudo o que um cavalo não quer é ficar tomando susto à toa, como um bobo. Cavalos sentem necessidade de investigar coisas que assustam, para não fugir de algo desnecessariamente e assim gastar gasolina e ficar com o tanque vazio e não poder fugir quando o leão atacar. Faz sentido prá ti?

Um comentário:

C.T.RONALDO LOCATELLI disse...

Olha... pra mim fez muito... o sentido de auto-preservação aflora nesse momento e se for preciso pegar pela mão e mostrar que não há problemas acho que é muito válido.

Locations of visitors to this page