terça-feira, junho 15, 2010

A esperança é a última que morre

Pode uma coisa dessas?
Ontem quando eu estava na raia trabalhando com meus doidinhos, entrou uma potra com um treinador e o jóquei colocaram uma potra no partidouro....ela estava toda borrada, tremia mais que vara verde...uma pilha a coitada.
Como sempre acontece quando aparece bicho assim por lá eu já fico com um aperto no peito, um nó na garganta...antecipando a guerra covarde, a pauleira que eu sou obrigada a assistir... Esse treinador eu conheço...já trabalhei uma maluca para ele. É das antiga....doma racional, bóia e pau. Mas burro não é, nem inexperiente .
Esses dias eu tentei mostrar o vídeo do New Home prá uma amiga....ela não quis ver. Fiquei até emburrada...agora eu sei por que....porque eu não tenho essa opção. Todo o santo dia no mínimo umas 5 cenas de covardia e ignorancia eu presencio, e não posso desligar a TV!
Sabe o que eles fizeram?


SABE O QUE ELES FIZERAM!???!!
Eu não conseguia acreditar no que eu estava enxergando. Não queria ficar encarando, com medo de acontecer algo pior, mas não resistia, era mais forte que eu! Eu TINHA que assistir, que ver como ia acabar aquela cena INACREDITÁVE! IMPROVÁVEL!
SABE O QUE ELES FIZERAM!???
Eles acalmaram a potra! Deram tempo para ela, fizeram carinho ao invés de gritar e bater....
A égua tremento prá caramba dento do box, o jóquei do lado dela acariciando o pescoço, o treinador na porta da frente passando a mão na testa dela!
Foi uma coisa impressionante para mim...não estava acostumada a ver uma cena daquelas por lá! Eles me puxaram o tapete! Será que eu deveria ter esperança?
A potra foi se acalmando, acalmando...parou de tremer, se lambeu...foi acreditando naqueles dois....o jóquei montou, o treinador abriu as portas do partidouro bem devagarinho e ela saiu..bem tranquila, bem mansa! Anos mais madura do que entrou....e demorou sabe quanto tempo?? 15 min! QUINZE MINUTOS!
Depois que eu coloquei a lingua prá dentro da boca e a fechei, me aproximei e fui cumprimentar o treinador! Com uma alegria de quem vai ao camarim depois de um show bacana!
Que beleza! Meu! Parabéns! Foi um trabalho muito bom! Que legar te ver trabalhar assim! Com uma potra que não estava fácil! Meu parabéns! Matou a pau. Ou melhor: MEUS PARABÉNS! NÃO MATOU A PAU!
Ele, meio surpreso ao me ver diferente do emburramento habitual, ao ver que eu possuo a habilidade de sorrir e ficar feliz, também ficou feliz, até frouxou o lombo!
Mas como alegria dura pouco....
Hoje estava eu no mesmo bat local quando vem o mesmo treinador sorrindo meio encabulado, com o chicote que eles costumam usar no partidouro....um mango trançado...e me olha. Não resisti e reclamei....
Pórrra tche! Tu tava ótimo ontem....num dá prá se segurar não né??? Tá viciado já...
E ele, meio encabulado, dá um sorriso e como se desculpando me dispara a justificativa...
Não tem problema não dotora! Essa ai é mansa!
Ai ai ai....como diria a minha mamis....
"É melhor ouvir isso do que ser surda"... será??
Até que foi meio engraçado....mas não para a "mansinha" ....
PS. a mansinha era bem nervozinha dentro dos meus parametros...mas ele acabou não usando o mango....acho que ficou encabulado mesmo....rss..menas mal! Menos um que apanha hoje...é lucro.

2 comentários:

Anônimo disse...

É o exemplo, mestra!! É o exemplo!

Ingo

Josiani Silva disse...

Oi,
o cavalo que tu colocaste como Hanibal Pitanguy tem o nome de Ganancioso de Santo Isidoro, e é de propriedade da minha irmã, Luciani Maria da Silva, o homem que ele mordeu é o namorado dela, que agora tá tentando tratar bem os cavalos, mas que pelo que presenciei já mautratou muitos, então acho que o cavalo tinha motivos pra mordê-lo.
Obrigada pela atenção.
Josiani Silva.
OBS.: Teu trabalho é muito lindo.

Locations of visitors to this page