segunda-feira, junho 21, 2010

Horsemanship 1 x Bagualice 0

Mas hein? Eu tava com uma cousa prá contar aqui desde sexta....mas como é um assunto que me incendeia e me faz falar demais ... e isso me dá preguiça!
Foi até bom, porque hoje aconteceu uma coisa que dá um fechamento muito bacana pro causo....com direito a moral da história, final feliz e tudo!

O CAUSO:

É sobre um aprendiz novo que está lá no meu centro de treinamento...guri muito empenhado em se diferenciar como tratador de cavalos, caprichoso, quer se destacar, tem ambição. Leu o livro do Monty Roberts, se interessou... Ele me conheceu quando eu fui trabalhar um cavalo problemático na hípica em que ele era funcionário. No começo deste mes me procurou porque queria fazer um curso comigo. Saiu do emprego e combinou de trabalhar um mes para pagar as aulas. Esforço que eu vejo em pouca gente...a maioria quer que eu pague para ensinar!
A coisa vai indo....ele se esforça muito, eu puteio bastante e assim vamos. Acho só que ele é muito tenso....preocupado.... ele tem que pegar mais leve...não levar tão a sério minhas mijadas (tomara que ele não leia isso). E SE TU LER, NÃO SONHA EM NÃO LEVAR A SÉRIO MINHAS MIJADAS QUE VAI TE ARREPENDER Ô PIÁÁ! (mas pode ficar menos preocupado...que eu só mordo em último caso) .
Ele tem potencial...pergunta prá caramba, capricha...quer saber de tudo..legal isso.


Nesta sexta feira ele me veio com uma pergunta...que eu to careca de ouvir..

"Qual a diferença entre Horsemanship e Doma Racional?"


Ai respirei fundo e comecei...de levinho...falando que eu achava que não dava prá rotular o que tantas pessoas diferentes fazem ... doma racional, tradicional, bagual, liberal, índia, maia, zen,...

Falei que já tinha visto muito psicopata dizendo que fazia doma racional e muita gente boa fazendo a dita doma tradicional...que não era importante como a gente chama a cousa...o importante era de que jeito o cara faz a cousa. Que o tema trabalhar com cavalo é muito complexo para que uma palavra defina tudo isso. Que é mais ou menos como dizer que tal arma não funciona porque a gente atira com ela e não acerta no alvo que todo mundo que joga futebol joga igual....ora...maneta é maneta e craque é craque não é mez e o nome continua o mesmo....FU TE BOL? Falei que prá mim horsemanship era mais que uma técnica...que era uma linguagem, uma comunicação, e que voce fala bem ou mal ela....que usando o nome doma racional tem gente que usa buçal de corrente! Que tem gente que amarra as patas nuns moirões e esfrega uma taquara com plástico e chama isso de horsemanship!Então não dá prá pensar no nome...blá blá blá...Quanto mais eu falava, filosofava, dava exemplos...mais eu sentia que não estava atingindo meu objetivo...de esclarecer a coisa toda. Ele tava querendo algo concreto..definição...uma coisa prá ele entender... e eu vinha falar de treinador de futebol, de comunicação, de linguagens e idiossincrasias...tadinho deu até pena. Nossa eu canso de ouvir que esse tar de róusemanxip ai não funciona prá freio, prá laço, prá salto, prá corrida....
Até inventei um joguinho...
Construa seu próprio motivo:
ESSA DOMA NÃO FUNCIONA PARA CAVALO DE_____________(salto, corrida, freio de ouro, serviço de campo, adestramento, vaquejada, tourada, cavalgada, horsebal) PORQUE_____________ (é frouxa demais, é rigorosa demais, é frescura, é novidade de gringo) E PORQUE O CAVALO FICA COM A BOCA _____________(dura, mole, babona, seca, quente, fria) SEM CONTAR QUE ELE___________(não respeita, dispara, não para, não anda, empina, esquenta, esfria) E FICA ___________(muito manso, muito brabo, muito amanunciado, muito tipo seilá entende).
E eu juro que já ouvi esta também!

Depois de uma meia hora de filosofar e divagar, olho prá cara de "to boiando, to ansioso e to preocupado" do meu aprendiz e então ai me cai a ficha! Como é que eu não percebi isso antes? Que falta de leitura a minha.
Perguntei então prá ele: tem alguém te enchendo o saco com isso né?

E ele meio encabulado me falou que tinha uns amigos do trabalho antigo que estavam dizendo que essas coisas não funcionam...que se não dar uns cacete o cavalo não fica com respeito....se ele der um coice tem que bater...como é que vai deixar ele com respeito...e cosa e tal...
Ai eu entendi tudo...mais uma vez a velha história do "NÂO CONHEÇO E NÂO FUCIONA"! Meu gafanhotinho estava sendo vítima daqueles que "NÃO MUDO E NÃO QUERO QUE MUDEM" Vítima das raposas que acham que a sua uva sempre tá mais verde que a do vizinho...hããn??
Ai tentei acalmá-lo...falando que isso acontece todo o tempo...que provavelmente aqueles que estão criticando nunca viram e não conhecem esse nosso trabalho, nem se interessam em conhecer. E fazem isso para ver se ele se acomoda que nem eles, porque é difícil mudar...dá trabalho e tu incomoda com isso. Sem contar que o meu trabalho é resolver traumas de tudo que é jeito....e nunca me falta selvício, logo...tão errado não deve estar né? Ou temos algum cavalo mal educado aqui em casa? Só aqueles que arrecem chegaram ...vindo dos mesmos caras que não acreditam nessas baboseiras... Prá arrematar falei que não se preocupasse em convencer ninguém, fica tranquilo...! Diz prá eles que tu tá só vendo...que tu não sabe nada ainda... E quem é teu amigo de verdade tá torcendo por ti! Não esquentacabeçaomeu! O cavalo da gente é que fala por nós! Não te dá o trabalho, pq não vais convencer ninguém que tenha uma postura como essa com conversa.
Bem...depois da missa, ele ficou um pouco menos preocupado...mas eu não tirei isso da minha cabeça. Não fiquei satisfeita...achei que filosofei demais mas não sei se consegui passar realmente o que eu queria, para deixar ele tranquilo...
Ai ele foi prá hípica antiga dele, dele prá folgar e ajudar lá, tinha uma competição por lá. Fiquei o fim de semana inteiro com isso...putz será que ele vai sucumbir à pressão dos descrentes? Será que ele vai continuar no lado bom da força....será que vamos perder um aliado?? Ó duvida...o que eu podia ter feito melhor....porque não falei isso ou aquilo...
Preocupação total e ainda eu como sempre me puteando porque eu não fiz melhor pela causa!
FINAL DO CAUSO
O pimpolho chegou hoje....e eu disfarçando minha apreensão ...louca prá saber como foi lá... perguntei como quem não quer nada
"e ai...foi legal a prova?" traduzindo: "e ai? desembuxa...horsemanship venceu ou eles te convenceram que o melhor é o bom e velho bóia e pau"
Ele com um sorriso no rosto...relaxado pela primeira vez me contou muito entusiasmado que tinha colocado uma égua dentro da ducha....que não entrava de jeito nenhum com ninguém!
Os ex colegas quando viram a potra lavadinha secando eles incrédulos falaram que ela estava há duas semanas lá e ninguém tinha conseguido colocar ela na ducha....por isso estava imunda! Como é que ele conseguiu?!?!? Ai ele virou ninja pros ex-incrédulos!
MORAL DO CAUSO
É isso ai....é melhor deixar os cavalos falarem né!?
PS....EBAAAAA MAIS UM PRO NOSSO TIME!!!!!!!

3 comentários:

Ana Lúcia Pompermayer disse...

Emocionei.Mesmo!
Beijo.

Liziane disse...

Adorei!! Uma pouco a menos de ignorância mundo afora!

E assim, se cada pessoa que conhecer o horsemanship (vide, teu trabalho), conseguir passar um pouco de informação/conhecimento/esclarecimento sobre o assunto para mais 2, 3 ou 10 pessoas... Buenas, em breve teremos muito mais cavalos podendo ser cavalos!!

Oras, até 5 anos atrás fumar não era chique/sexy/hot? Só quem era ´cool´ fumava? Agora é proibido/feio/esquisito e quando alguém acende o cigarro todo mundo olha feio??

As pessoas mudam, GraçasADeusouaoDiabo, não sei, mas que mudam, mudam...

MangaMorena disse...

Ahhh!! Q lindo!
Quase tive um ataque quando li comentários do tipo no youtube, de gente falando q cavalo treinado com respeito soh serve pra circo e senhorinha montar! Oh!!! Desgosto!
Bom saber q o respeito (logicamente) funciona neh! =)

Locations of visitors to this page