Seguinte querido Eduardo. Quando alguém mefala ou escreve algo que começa com as palavras "estou começando com cavalos" e "comprei um cavalo xucro ou novo ou de corrida"
namesma frase eu fico preocupada frustrada já ai,,,antes de ir adiante e nem precisaria continuar porque intependente do causo, eu sei que implica no mínimo um cavalo e uma pessoa em perigo, se já não é tarde demais e houve derramamento de sangue!
É muito conselho, preocupação, idéias cuidadosamente estudadas jogadas numa tela de computador a competir com palpites e chutes das mais diversas fontes...
As perguntas são das mais diversas:
"Muié, tem várias pessoas me recomendando dar alpiste com pepino 3 x por dia para o meu pingo...acho que vou dar...o que tu acha?"
"Não acho uma boa....quem sabe tu dá aveia e alfafa?"
"Ahnnn será???"Uma semana depois... "Muié , meu cavalo está cheio de bolotas verdes e cantando como um canarinho...será que o alpiste com pepino que eu to dando prá ele fez mal?"
Mais conselho....mais mijada....mais palpites de entendidos aos borbotões...
Cheguei a conclusão que perguntar é fácil....se dar ao trabalho da execução correta das coisas é que fica complicado...logo, melhor seguir perguntando a todo mundo e escolher a resposta mais fácil de cumprir, ou a mais simpática é mais legal.
Mas eu não desisto...sempre tenho a esperança de que alguma diferença eu posssa fazer, alguma moral eu possa ter com alguns dos que me procuram a ponto da minha orientação ser um pouco mais respeitada do que a do gari da esquina ou da vizinha gostosa do 701 que também tem um cavalo no quintal do Barba , só que já há uns 8 meses e portanto entende bem dessas coisas.
Tu não tem nada que ver com isso...mas desculpa to azeda mez.
É muito frustrante as vezes...remendar cavalos fisica e mentalmente sabendo que metade deles não se machucariam se houvesse um mínimo de bom senso.
O melhor que posso fazer para voce é te dizer: procure profissionais competentes que consigam estar a pelo menos 3m de distancia de voce para orientá-lo. Quem sabe um curso básico ao vivo, uma escolinha de equitação? Nada muito virtual...a menos que teu interesse seja um cavalinho tamagoshi...ai dá.
E para os outros que ainda não compraram cavalo:
NÃO COMPREM!!!! NÃO COMPREM CAVALOS!!!!
POR FAVOR!
Desculpa se eu pareço meio azeda, mas é porque quem sofre com esses erros é sempre o cavalo...arrebentado contra uma cerca de arame farpado, inchado e morto por uma cólica porque comia milho com farelo de soja e capim elefante mais a ração Super Pocotó Plus Melaçada.
E esses erros poderiam muito bem ser evitados se todos os novatos que sonham em ter um cavalo começassem a agir exatamente como agem quando vão comprar uma TV....plasma? LCD? 3D? BUSCAM INFORMAÇÃO!
Agora, o que fazer com a meia tonelada assustada ou braba que voce tem na sua sala de jantar? Acha um bom treinador, olha os cavalos dele, o estabelecimento dele...se forem calmos, (treinador e cavalo), limpos, sem ferimentos (treinador e caavalo) e cama limpa (do cavalo, não do treinador), simples e organizado (estabelecimento e treinador, não o cavalo)....voce pode confiar.
PS Não bota a culpa nos domadores...deve ter gente ruim e boa no Acre também....que nem aqui no RGS. Vai procurar ... ou vem me visitar....
O erro começou por voce mas ok, passou, voce tá vivo então tá no lucro...ve se acorrége e vai se divertir com o cavalo e o professor certo para voce !
Abraços e boa sorte!
13 comentários:
Gostei muito do seu texto Denise. E é a pura verdade...faço aulas de equitação e tambor a quase 1 ano e mesmo nesse pouco tempo...aprendi q o cavalo não vai confiar em vc só pq vc quer ou é bonzinho e enche o cavalo de mimos..li em um blog q na ausência de uma autoridade do cavaleiro (não violência) qualquer cavalo tem o instinto de "tomar" a autoridade do conjunto..aí já era elel vai fazer o q ele quiser..rsss É preciso ensinar ao cavalo o q ele pode e, principalmente, o q ele não pode...mas de modo efetivo..e isso só nas mãos de um bom treinador e/ou orientado por um.
Legal dar uma espiada de novo por aqui, Denise. E tenho que dizer que era só uma espiada, mas tu escreve tão bem (forma e conteúdo)que a gente não consegue só espiar a acaba lendo esses baita textos e quer mais!
Saudade! Guto tá sempre lembrando (bem!)de ti!
Sempre brilhante, minha amiga.
Flavia
Parabéns pelo blog, Denise; é bastante instrutivo. Animal não é brinquedo e necessita de cuidados.
Jefhcardoso do http://jefhcardososo.blogspot.com
Oieeeeeeee....eu estava com saudades de ler seus pensamentos, dei uma passadinha, ja me animei e novamente me apaixonei por sua sabedoria.
Por favor nao desanime com os compradores de cavalos, internautas a procura de magica para solucionar os problemas, a maioria nao quer resolver nada,deseja somente bater um papo sobre o tal problema do cavalo..........aquele abraço....daniela
Delícia de escrita!!!
És obstinada, Denise! Duvido que algum outro profissional do cavalo tenha tanta paciência e seja tão generoso quanto aos conhecimentos adquiridos a duras penas....
Isso vai me intrigar sempre! Mesmo!
Ótimo que tenhas aproveitado a questão para colocar os pingos nos “is”.Tudo bem que as pessoas não entendam de cavalos, mas que pelo menos atentem a dimensão e conseqüência de suas atitudes.
Denise,
Já fiz dois cursos de Horsemanship e estou adquirindo 5 cavalos. Aluguei um pequeno sítio e estou contratando um ajudante. Acha que estou pronto p/ começar minhas atividades?Pretendo exercitar cavalos problemáticos e ministrar cursos básicos. Tua opinião é muito importante para mim. Obrigado. Luiz Fernando
Gostei!
É bom lembrar da tamanha responsabilidade que é ter um animal desses!
Abraços
Ronaldo
parabéns, eu participo de algumas cavalgadas e convivo com santa ignorancia de alguns que se dizem cavaleiros.
tenho cavalo a pouco tempo, mais vejo no amimal como ele deve ter tido uma vida dificil(13anos), pensa num bicho passarinheiro. tens alguma dica pra melhora a "passarinherise"dele?,(ja me diseram q e falta de PAU,rsrsrs). de novo parabens pelo blog
parabéns, eu participo de algumas cavalgadas e convivo com santa ignorancia de alguns que se dizem cavaleiros.
tenho cavalo a pouco tempo, mais vejo no amimal como ele deve ter tido uma vida dificil(13anos), pensa num bicho passarinheiro. tens alguma dica pra melhora a "passarinherise"dele?,(ja me diseram q e falta de PAU,rsrsrs). de novo parabens pelo blog
Ola Denise estava dando uma passadinha e pra variar tenho que te elogiar. Vc escreve com muita facilidade e a forma que escreve a leitura fica gostosa bem light.
E continuo seu fã de carteirinha e continuo teimoso, ainda estou com o Quartzo rsrsrsrsrsrs. Bejos teachers vc é demais te adoro de paixão. Ney Aquidauana City
É Denise tu tem razão, ele ta no lucro por não ta todo quebrado, mas acho melhor mesmo é ele vende este cavalo e compra outro bem domado antes de se machuque....
É Denise... Dito e bem dito!
Semana passada uma dessas de "GANHEI UM CAVALO DE CORRIDA" e falta de experiência deixou um indivíduo em coma por aqui...
O professor falou: "espera, não monta ainda sem a minha presença... a primeira aula foi boa, mas espera um pouquinho.." e o indivíduo não escutou..
Resultado: 7 costelas quebradas, pulmão perfurado, fratura de tíbia, mão moída (não sobrou um osso inteiro), traumatísmo craniano e já está a 9 dias em coma.
GENTE! CAVALO NÃO É BRINQUEDO NEM BRINCADEIRA!
Foi pura falta de experiência, conhecimento e inconsequência!
E nem foi com um adolescente, o indivíduo ja deve ter passado dos 30...
Sem mais delongas, a Denise ja falou bastante... PRUDÊNCIA é a melhor palavra...
Postar um comentário