quinta-feira, agosto 12, 2010

Pressa x Perfeição

Posentão ...
Hoje fui na SHPA (Soc. Hípica Portoalegrense) para conhecer a história de minha futura nova paciente (outra hora conto sobre ela). Bueno, está rolando por lá o Campeonato Gaúcho de Amazonas. Se juntar todas as concorrentes, de todas as categorias, é capaz de encher uma Kombi e para o público, um Fiesta é o suficiente. Conforme a altura aumenta, as concorrentes diminuem. Chegando a 1.30...com apenas tres guria!

Foi bom matar a saudade, ver gente que fez parte da minha história diária de 1984 a 1998,e depois disso mais esporadicamente e agora...raramente quando meu trabalho é requisitado por alguém de lá. Lembrar dos meus bons e maus tempos, ver cavalos de salto...provas de salto... que delícia!

Num certo momento, surgiu no meio do habitual cataclisma dos meus sentimentos e pensamentos, um tema que me preocupa muito e sempre. e que volta e meia desabafo por ai. É óbvio não ia deixar o meu blog slash tábua de lamentações slash confessionário de fora disso né?

Começou ansim:
Um dos antigos com quem papeava, me contava sobre o cavalo maravilhoso que ele tinha agora. Uma máquina, tem NOJO de tocar no chão! Lindo, alazão imenso! Que bicho bom! Só falta cavaleiro... Pá! Pronto, era o que faltava prá começar! Só faltou a gente se abraçar e chorar junto a falta de cavaleiros de verdade, que trabalhe um cavalo prá não só vencer um evento, ou (mais frequentemente) para conseguir um comprador rapidim. Cavalos descartáveis! Curtinho prazo. Atualmente a coisa é atalhar. Quanto mais rápido, melhor. Ah essa juventude...é tudo fast, fast food, fast cars, fast divertimentos... E como eles acharam de conseguir isso no hipismo? Ferramentas. Embocaduras bem complicadinhas, prometendo e cumprindo, pelo menos a curto prazo um controle do cavalo que não dependa de gastar tanto a bunda na sela fazendo aqueles trabalhos chatíssimos e demoradíssimos de condicionamento e flexionamento do cavalo. Base? Adestramento? Bah coisa de velho. Hoje o mundo hoje é fast!

Mas ah se a juventude soubesse, ah se a velhice pudesse....

Esses atalhos custam caro para o cavalo. Limitam a carreira, a saude e potencial deles.
Cavalos trabalhados de forma imediatista até podem ficar prontos imediatamente, mas também se acabam na mesma velocidade. Que coisa né? Triste, muito triste. Agora me ocorreu se não será por isso também uma Kombi e um Fiesta estarem sendo o suficiente para o nosso hipismo. Ora...esse sistema não cola por muito tempo.

Meus mestres do hipismo estão ficando tordilhos, carecas ou ambos...aqueles mestres na arte de preparar um cavalo de salto, de formar , adestrar, treinar, criar condições para uma condução harmoniosa, eficiente e saudável do cavalo. Tudo bem! Essa é a ordem natural das coisas, a experiência aumenta, os cabelos diminuem, a barriguinha aumenta, os erros diminuem... Não é isso que me preocupa! Me preocupa é que não vejo gente para ocupar a sela deles de forma competente. Pilotos? Um monte, gente super competente, arrojada, saúde e hormônios a milhão! Chuta uma moita aparecem dez! Comerciantes de cavalos? Cheio que nem chinês... Mecânicos? Professores de cavalos e de alunos? Escassos que nem bichinho em extinção...qualquer dia só no National Geographic ou Discovery...sniff, sniff.

PUTZGRILHA gurizada vam se antená!
CALEI JOTER nasc 1986...feito à moda antiga... bridão grosso, adestramento e bom senso....muito bom senso...
• 1994 - Vencedor Liga Sul-americana p/ Copa do Mundo
• 1995 - Pan-americano de Mar del Plata - 5º lugar individual - Medalha de Ouro equipe
• 1996 - Olimpíadas EEUU Atlanta - Medalha de Bronze equipe - 18º lugar individual
• 1997 - Campeão Brasileiro Senior Individual
• 1998 - CSIO de Rotterdam - 2º lugar por equipe
• 1998 - Campeonato Mundial Roma - 5º lugar por equipe
• 1999 - Pan-americano de Winnipeg - Medalha de Ouro equipe
• 1999 - Pan-americano de Winnipeg - 4º lugar individual
• 2000 - XXXII The Best Jump - 3º lugar individual
• 2000 - Olimpíadas Sydney Austrália: Medalha de Bronze por equipe e 4º lugar individual ...



Será que foi por acaso que o resultado mais expressivo atingido pela dupla André/Calei foi quando este tinha 14 anos de idade?
Não creio...prá mim é que assim como bom casamento, uma dupla vencedora assim só é possível com tempo, conhecimento e amor.
Parabéns Vanderval, Lora, André, Ledesma, Jorge e todo o time Joter que nos presenteou com esse craque e suas incríveis vitórias! Quem viu viu...quem não viu....
Afinal ser velho tem lá suas vantagens...

Nenhum comentário:

Locations of visitors to this page