quinta-feira, agosto 11, 2005

Da boca.....


Ontem eu experimentei um bridão novo em um cavalo de salto que estou trabalhando.
Veio para mim porque era um cavalo difícil de trabalhar. Violento, potente e por vezes não dava a mínima importância para que quer que estivesse em cima. Imaginem, força e agilidade prá saltar provas de 1.50, combinados com nervosismo e desrespeito. O que fiz foi estudá-lo desde como come até como caminha e pasta, urina...tudo. Escolhi um o caminho que achei que iria funcionar, me preparei psicologicamente para passar a vida inteira tentando e fui à luta. Tentei restabelecer sua auto confiança, depois no ambiente e depois sua confiança no homem, e formar novamente uma unidade entre cavalo e cavaleiro. Caminho longo, cheio de buracos e curvas e retornos e desvios, só de pensar tudo o que passamos me dá até arrepios...mas acho que faria tudo de novo, pois ele se tornou um grande parceiro, e sou uma super admiradora dele.
Voltando ao bridão novo....é uma coisinha mais forte para pois ele é muito forte, e acho que o bridão mais fino vai ajudar na sintonia fina...
MAS...MAS!
Foi agora! A agora que eu optei por isso, depois de quase 1 ano de trabalho . Sabem porque? Porque você só tem um cavalo reunido fisicamente se a cabeça dele estiver reunida! Qualquer coisa que eu tivesse feito antes do tempo certo, rédeas, embocaduras, contenção física....seria só fisica, e é pouco. Eu abriria espaço para o cavalo estar sempre querendo escapar e eu sempre precisar contê-lo.

Então vai o meu recado, principalmente aos jovens cavaleiros, que amam saltar. Saibam mais, conheçam mais, trabalhem mais.É preciso merecer usar algo diferente na boca de um cavalo. Embocaduras mais fortes não são feitas para corrigir erros de trabalho ou encurtar caminhos.

Hoje tô inspirada....vou pensar duas vezes:

Reúna a mente de um cavalo, o corpo vem junto.

"A embocadura de um cavalo, assim como um pincel ou um bisturi, não é um instrumento em si, depende da arte de quem o usa. "(é de alguem não sei quem, não fui eu que escrevi isso...mas poderia ter sido!)

Chega! Vou trabalhar que ainda não ganhei meu milhão de hoje. (hoje de noite tem sopa de ervilha com milhão)

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Denise!Tudo bem?
Sou eu o mauricio, e eu gostaria de ir ao gallop ver uma demonstração sua da arte do Monty Roberts pois eu li o livro e achei muito legal!
Me ligue ou mande um scrap quando poder.
Beijos
Mauricio

Anônimo disse...

Oi Denise,
Estou adorando o teu blog, visito diariamente. Com o humor e a irreverência que te são peculiares vais transmitindo teus conhecimentos de uma forma leve e divertida. Este blog vai longe, tem futuro, pois conhecimento e experiência não te faltam!!! Beijos e até amanhã

Anônimo disse...

Oi Denise. Pôxa, que legal teu blog. Parabéns! Algo me diz que isso vai render,...
Beijo grande
Alice

Anônimo disse...

Tá, mas...
Me explica, que eu quero entender:
Por que a gente tem que colocar a cabeça dele daquele jeito?
Meu é Mangalarga Marchador, e sinto que ele curte mais quando fica com a cabeça alta, tipo em liberdade... se bem que uso as rédeas muito pouco, mais indico onde quero ir, e ele vai.
Mas, quero saber!

Locations of visitors to this page