segunda-feira, agosto 01, 2005

Resposta a uma carta



"A/C Denise Fernandes

Saudações!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Cara Denise assisti uma reportagem sua no canal rural, gostaria se não for incomodo algumas dicas de como lidar com meus cavalos?
Sou veterinário de gado de leite (holandes), estou começando com cavalos crioulos agora. Qdo era criança andava muito a cavalo, foi passando o tempo e deixei de montar. Agora como comentei estou recomeçando, tenho dúvidas, pois, tenho receio (ou medo) de montar. O que eu gostaria de saber é de como conseguir ganhar a confiança destes animais, ou eu ter mais confiança para montar novamente?
Na propriedade animais mais velhos eu monto, mas estes mais novos por mais mansos que são tenho receio.
Se puderes ma dar algumas dicas, ou sites com leitura sobre o assunto agradeço.
abraços"

Oi G.
Obrigado pela audiência e é um prazer te ajudar sempre que precisares.

Vamos às tuas dicas:

Primeiro: medo ou receio é bom e conserva os dentes. Nunca tenha problemas com isso e aprenda a respeitar teu instinto, Se há medo, não avance!
A confiança vem com o conhecimento.
Saiba que eu sou muito cuidadosa sempre, pego cavalos com muitos traumas e diversos temperamentos, estou sempre com muito medo, tanto quanto eles tem.
Isto eu aprendi com os meus melhores professores, os cavalos. Eles tem muito receio, pois ser desconfiado faz parte da sobrevivência deles, é a diferença entre estar vivo ou virar jantar de um leão ou outro predador qualquer.

Segundo: você perguntou como conseguir ganhar a confiança deles. Acho que a pergunta deve ser como conseguir confiar neles.
A resposta é mais simples de dar do que de executar: conhecimento, treino e sensibilidade. Voce deve aprender a ler um cavalo, para reconhecer os sinais e saber o que pode ou não pode fazer ou pedir.
Eu recomendaria treinar em cavalos mais experientes por um bom tempo. Até aumentar a sua confiança, não se sinta obrigado a montar cavalos novos ainda, isso virá com o tempo e treinamento.Os potros são como crianças, estão aprendendo e podem ser mais difíceis de conduzir.
O passo seguinte seria aprender algumas técnicas que usamos para que voce forme uma dupla com o cavalo que voce está trabalhando, assim voce poderá confiar mais.

Abraços e bom treino.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ahh dinda tá mto legal o teu blog!!
Com certeza qdo for descoberto terao mtass pesoas visitando, pois tdos querem acompanhar de perto a tua lida com os cavalos e saber qual é o segredo desse encantamento!!
Te adorooo...
Beijao

aguia disse...

Parabéns pelo seu trabalho, gostei muito da forma como você descreve suas incertezas e antagonismos, sei lá. Humildade e a arte de estar fértil para a semente do saber!
Deus te abençoe e sucesso!
Sir Carvalho
Apaixonado por cavalos e gente!

Locations of visitors to this page