terça-feira, maio 18, 2010

O começo do fim de uma jornada...

O meu trabalho com a potra traumatizada no hipódromo está chegando ao fim. Como eu sei disso?

É simples...ela está ficando cada vez mais tranqüila, os proprietários cada vez mais nervosos e eu cada vez mais idiota, precisando mais de ajuda, palpites, dicas, opiniões e orientação.
Percebi isso também pelo número de expectadores que apareceram para assistir nosso trabalho no último sábado! Quando eu fui informada que ela estava inscrita para correr na próxima quinta e isso acontece pela terceira vez, sendo que em nenhuma das vezes foi idéia minha...muito menos da potra.Tá uma bagunça, um diz-que-diz-que, todo mundo decide, cada um corre prá um lado... tá inscrita para correr! Credo meus patrõezinhos! São vários proprietários, seilá, advogados, empresários, médicos, professores...que como num passe de mágica passaram a entender profundamente de comportamento equino. Calma! Agora tá todo mundo querendo que ela corra, me dando conselhos, com pressa! Onde voces estavam quando eu comecei a trabalhar? Ahhh tá bom....

É incrível como é frequente acontecer isso. No início, com a minha paciente se atirando perigosamente prá todos os lados, surtando com o menor barulho ou movimento, era só eu e ela (e o terrível Partidor Papão). As informações eram poucas, e as mais confiáveis vinham da minha companheira de guerra, Dudosa..
Aí o PARTIDOURO PAPÃO, também conhecido como A GAIOLA DAS LOUCAS (E LOUCOS)


Acreditem, ela caiu e ai embaixo...



     Estreitinho né hein...dava medo até em mim (motivos óbvios...)

                                                   
Nossa, foram muitas noites que eu dormi mal, frustrada porque eu não conseguia fazer melhor, porque o dia foi muito duro prá ela e eu não conseguia enxergar melhor por onde melhorar a sua tarefa!
Imaginem! Meu trabalho era fazer com que ela superasse o trauma de ter se arrebentado toda numa gaiola estreitíssima  e várias vezes ter apanhado muito para entrar lá novamente. Que pânico ela tinha, a primeira vez que a vi, ela me lembrou aqueles veteranos de guerra dos filmes, que apagam cigarros nos braços... e o maluca total. O pior é que prá muitos ali esse pavor era interpretado de outra forma, tudo o que eles enxergavam ai era desrespeito, birra, temperamento ruim. Ela foi julgada e condenada por muitos profissionais do turfe!

Putz que teve horas que eu duvidei viu!? Eu ficava ollhando pra maluca e pensava, como posso pedir para ela fazer algo tão doído assim? Que vergonha me dava dela pelo que a minha espécie a tinha feito passar. Apanhou, se quebrou, se machucou por dentro e por fora, sem entender nada, sem ter escolhido nada disso, sem ter participado de nenhuma decisão! Só um cavalo mesmo para superar tanto...meu respeito e admiração por ela é tão grande por ela que chega a doer!

Hoje ela entra no partidouro, ainda emburrada é verdade, rabo girando, como me dizendo, eu preferia estar em outro lugar...mas ai ela para na frente da grade, levanta sua belo pescoço, aponta as orelhas prá frente e olha longe... longe...lá pro final da curva . Nossa nessa hora ela fica gigante, poderosa!! Parece que tudo na volta fica parado, é uma visão magnífica! Ela pode tudo! Ave  Dudosa!  Valeu cada bolha da minha mão, a dor no joelho, nas costas, nos ouvidos de ter que ouvir as besteiras, os olhares debochados ou irritados, a pressão, a insonia....ah se valeu!!!! Que sensação gente...nossa não consigo imaginar um lugar melhor prá estar do que ali, do lado dela, vendo o resultado de tudo o que a gente construiu juntas. A força dessa união literalmente ultrapassa os limites!  Rainha Dudosa! Por mim...todo mundo deveria baixar a cabeça e fazer reverência quando ela passasse com aquele corpão negro e esbelto (ai que inveja...).

Meu trabalho está chegando ao fim....mas agora está chegando o mais complicado...me afastar...
Ai como é difícil isso...Só me serve de consolo saber que ficou um pouco mais fácil prá ela...
Na foto, Dudosa, joquei Cristiano e a Muié!


5 comentários:

Ester disse...

Que coisa, linda, Denise...me emocionou...!!!Mais uma vez, parabéns pelo teu trabalho que,como sempre, é cada vez melhor e me surpreende sempre mais...!!!Que orgulho te conhecer!!!
Bjão!

Denise Bicca Fernandes disse...

ÔÔÔ Ester! Muito obrigada pelas tuas doces palavras. Um Beijão...
PS. To no comecinho do livro...mas como uma DDA que se preze, vai demorar....

Nokiochi Dojo disse...

Pô Mestra!!!! Cada vez mais eu me toco que fiz uma escolha muito certa de ir te conhecer aí em PoA...Quando eu crescer quero ser qui neim ocê.... Beijos...

Nokiochi Dojo disse...

No coment acima é a Betta.....vai entender o que deu que saiu Nokiochi....

Grazi Cescon disse...

Te admiro muito Denise! Saudades de aprender contigo... Bjoes
GRAZI

Locations of visitors to this page