terça-feira, junho 14, 2011

PENSANDO NO CONCURSO...

Então tá. Ai vai o resultado.
Foi muito bacana ler e acompanhar os comentários.
Aprendi um bocado também.
Algumas considerações :
- estão de parabéns todos os que se atiraram na ´coisa toda, com coragem, sem medo.
- a primeira coisa que me faz pensar ao ler o conjunto da obra e que quero dividir isso com todos os que por aqui transitam (uia!) é: como uma mesma cena pode gerar tantas interpretações diferentes não é mesmo? E isso é prá voces perceberem o quanto se precisa ainda aprender a linguagem do cavalo. Que é extremamente clara, só que as vezes só é clara prá eles mesmos. Há que se esmeirar para conquistar o entendimento da palavra equina. Que é clara, não mente e só depende do quanto a gente pode sair da maneira humana de pensar e tentar pensar um pouco mais como cavalo.
- para a gente pensar como cavalo, temos que estudar o cavalo. E a informação está ai, a nossa disposição, nas pesquisas, nos trabalhos científicos realizados sobre comportamento, nos livros e na vivencia de cada um. Vamos ler people, vamos fazer cursos (não necessáriamente o meu...mas não me importo ...) e treinar, treinar muito com o legítimo professor.

Tom Dorrance, prá mim um dos pais do real horsemanship, já dizia: observe, lembre e compare!
Só assim voce pode trabalhar de forma correta um cavalo.

Se fizermos o que esse véinho recomenda, ao vermos o filme:
- o tordilho não está com medo ou desconforto. Não não está com as narinas dilatadas, a respiração está normal, a musculatura relaxada. Não há olhar tenso aquele famoso olhar de temor, não tenta se afastar do ferreiro, não tenta se estirar.
- Ele está tão a vontade que se dá ao luxo de prestar atenção em outra coisa lá looonge enquanto sacaneia o ferrador.
- também me parece que está tão treinado nessa brincadeira de fo..er com a vida dos ferreiros, que sabe vários passos da dança, sem nem se atrapalhar.
- não esqueçam que nem todo o cavalo que não se deixa manejar está apavorado ou foi maltratado ou aviltado. E tampouco o homem que o maneja precisa errar paara isso acontecer, basta não acertar..,rsss

O que me faz lembrar de lembrar voces que a linguagem equinaé a mesma, mas as personalidades dos cavalos variam. Nem todo o cavalo é um inseguro ou traumatizado. Há os mais exigentes, que fazem mais perguntas para o homem que planeja liderá-lo.
Sim porque tudo é uma questão de definir papéis ai. Quem segue e quem é seguido, quem é lider e quem é liderado.

Para o cavalo o seu lider será aquele que domina o seu movimento, e dominar o seu movimento é controlar as suas patas e quer mais controle do que pegar uma pata de um cavalo?
Finalmente:
Porque este tordilho não quer ceder a carterinha de motorista pro ferreiro? Porque ele consegue! rsss

O ferreiro não estava com medo, tenso ou agitado. Foi calmo, tentou dar tempo ao bichim...não recuou ou se descontrolou nunca. Devo confessar que sacaneei ele e voces...porque não expliquei que eu pedi pro ferreiro apenas mostrar o que o bichim fazia...sem fazer nada... Mas de qualquer forma, não é desculpa.

Então caonclusão do causo:
A coisa toda rolou exatamente porque existiu um desequilíbrio de recursos entre bipede e quadrúpede, somado ao fato do bicho em questao ter uma personalidade dominadora e pouco respeitosa com quem ele conseguir.

To com sono e amanhã eu continuo a prosa...mas, lendo todos os comentários, estão no caminho certo aqueles que foram pro lado da liderança.

Agora preciso de sugestões ai. O que voces querem que eu faça meus chatinhos...
Comente comentário por comentário, fale mais sobre o tema...mande mais um concurso....to por voceis ai
Gostei da brincadeira....acho que dá prá incrementar mais...vou achar um vídeo legal...e pensar em mais detalhes pro nosso joguinho...

Ah...amanhã resolvemo ok? A coisa foi meio ligeirim assim pq to pifada já>
E acho que essa coisa toda aqui merece mais uns posts e dá mais pano prá manga..




-

3 comentários:

Daiana Toffani disse...

Mas bahhhh! tava até agora esperando o desfecho...e continuo curiosa, pois não me canso de ler tudo que vc posta (normal quando se trata de cavalos, quando o amor é incondicional,e só tende a aumentar).
Sugiro que foque na postura/reação do tordilho "genioso" e, como se deve lidar para que tudo corra bem...e sejamos felizes para sempre...hehehe
Bom descanso...com certeza tuas idéias vão ser estupendas!!!

causidicogremis disse...

Denise. Pra chamar a atenção do cavalo de maneira que, mesmo genioso, ele obedeça ou respeite o líder (ou a atitude de liderança), o que aconteceu no video quando tu compareceu ao "ringue", acho que realmente podes nos falar sobre o como. Por que, a observação de que o cavalo estava desfocado, mas sem medo ou agressivo, foi naquele momento e com aquela pessoa. Vai que outro vivente apareça e "as coisas" pioram... O que ocorreu no outro vídeo. De alguma forma o cavalo aceitou um, mas ficou desconfortável com o outro, chegando até a tentar dar com as mãos (Zagaia!!). Portanto, o como se deve lidar (aproximar) para que tudo corra bem depende, além da observação do animal (ele estava apenas desatento a "tarefa" - se estivesse assustado talvez fosse o caso de não se aproximar até ele relaxar), devemos saber como agir para que o cavalo nos aceite para conduzi-lo a fazer o que queremos. Ba, falei demais. Espero que tenha expressado bem as dúvidas. Difícil paca: da observação do animal e a situação que ele está vivenciando(que pode estar tumultuada pela interpretação precipitada ou errada mesmo) para a ação (aí o negócio fica "compricado" - são 500kg de pura vontade de fugir ou se proteger). Parabéns por mais esta alternativa. Avante!

Anônimo disse...

Ótimo texto Denise! Realmente, é instintivo pensar que o cavalo está nervoso, irritado, com medo, foi judiado.... e pensar pouco na personalidade dele..rss Você podia comentar, não cada comentario (se tiver disposição fique à vontade, a gente ia adorar hehe) mas, pelo menos se tiver alguma percepção muuuito equivocada. Pra gente ir apurando o olhar sobre o comportamento. Obrigada! E Continue com o concursin sim! É muito bom!
Até mais
Amanda

Locations of visitors to this page