domingo, junho 05, 2011

PACIÊNCIA x PORRADA

Bueno, vamos tentar esclarecer uma coisa.

To sempre ouvindo depoimentos de pessoas por ai do tipo:

- tentei com paciência, carinho, não resolveu, deitei-lhe o cacete.

- ele apanhou muito, pirou, se machucou, agora peguei ele. Tentei com amor e paciência, mas quebrei o braço e o nariz em 3 partes, por isso não vou poder mais trabalhar ele...

O problema é que quando se opta manejar um cavalo traumatizado ou difícil de forma não violenta, por muitas vezes as pessoas contam apenas com paciência, e isso é pouco. Essencial mas insuficiente. Muitas vezes também, os violentos afirmam: tentei com paciência e não deu certo. Logo,essa baboseira ai não funciona, é coisa de muiézinha, de gringo, não funciona com os nossos cavalos, com a nossa lida.

Acontece que para bater, intimidar, agredir, o homem é formado com louvor, pós-graduado e com doutorado na matéria. Mas quando a opção é sem o uso do pau, são piores que analfabetos no sobral. Só conseguem acoierar uma meia-duzia de palavras e a coisa fica capenga para caramba.

Não sei se já falei antes, mas nunca é pouco mencionar: violência não é a resposta, mas não ser violento não é o suficiente!



Uma técnica adequada para trabalhar com cavalos envolve muito treinamento, sensibilidade e ciência.

NATURAL HORSEMANSHIP é a ARTE e a CIENCIA de trabalhar COM o cavalo de acordo com a sua natureza.

Arte porque envolve sensibilidade, sentimento. Por isso não sei o que responder quando classificam as coisas feitas por tantas pessoas em rótulos : racional, tradicional, índia, marciana, ortodoxa, adventista do 7 dia dos pastores alemães ... e escolhem qual título funciona ou não. Para julgar isso, é preciso ver o homem em ação e ouvir o que cavalo achou. Somente o cavalo pode responder o que funciona ou não. Futebol todo mundo pode jogar... mas....

Trabalhar com um cavalo é como tocar um instrumento, você pode estar afiado tecnicamente, mas somente isso não é o suficiente, precisa haver sensibilidade para ultrapassar os limites, tocar o coração e elevar o espírito.

Ciência porque envolve metodologia, prática sistemática e é estatísticamente representativa

E finalmente trabalha COM (COM! E não O) o cavalo de acordo com a sua natureza – seus instintos, comportamentos e personalidade individual porque ele é o centro da nossa história.

Pronto, essa é a fórmula do sucesso para nós.

2 comentários:

causidicogremis disse...

Putzgrila, é só isso? Trocar o artigo pela preposição? Então o assunto é gramatical? Brincadeira a parte, Denise: o simples sempre é o mais complexo. Pensamento de quem recém aprendeu a respeitar o cavalo e a dizer o A dele. Palavras? Talvez um dia... Frases? Difícil. Coisa séria, hein...
Já entendi, de veiz em quando tu é que desembucha no Blog, né? Tô pegando experiência. Abraço.

Anônimo disse...

Adorei!!
Se fosse fácil não haveira tantos problemas de comunicação e tombos e fraturas... E se o cavalo não fosse tão generoso essas fraturas e tombos seriam multiplicadas por muitos.
O que nos falta é o mesmo quando fazemos um curso de línguas: vocabulário, prática e principalmente bons mestres(2): cavalo e outro humano ( professor com conhecimento, disposição e muita paciência). Denise rfk

Locations of visitors to this page