domingo, março 08, 2009

Insônia e Redenção

DA MUIÉ
DIA 5
Nossa que noite! Uma insônia da braba. É sempre assim, quando as coisas não saem como eu gostaria com um cavalo que estou trabalhando. O monstro Idéiafix Tiranossauro Rex vem me assobrar a noite inteira! A cabeça não para, é horrível… passo a noite inteira trabalhando. Pergunta e mais pergunta. Que sofrimento. A noite seguiu mais ou menos assim:
21pm, no sofá:“Porque será que a potra está tão irritada? Porque ela não aceita o meu manejo?
23pm, na cama: Será que é justo já desistir, julgar e condenar a dita cuja? Cadê minha fé nos cavalos? Cadê minha fé no real horsemanship e na comunicação?
3.00, am no sofá com uma coca zero sem gás e bolachinhas cream-craquer molengas velhas: O que será que está me atrapalhando? Impedindo de me comunicar melhor com a Ventania? 4.30pm na cama: O que devo fazer amanhã?
6.00pm, pendurada em um galho da Figueira: “O lastro da bujiganga-mor está se rompendo capitão! Nosso tempo está esgotando! Dr. Spock está a caminho…Os limites Espaço Tempo sem os pivões vão nos absorver…May Day! May Day!! Entrerprise responda! Cuidado! Estamos sendo atacados pelos Pandas Klingon gigantes!!!!! Vick Vaporub o ar, o ar!
Aí eu acordei….
8:00pm Peguei tudo o que se passou na minha cabeça, organizei e decidi. E logo que decidi, me acalmei e tudo ficou mais claro!
Putz que é brabo a gente assumir responsabilidades, dói quebrar a cabeça! A dúvida é uma Seria muuuuito mais fácil julgar e se livrar do problema…"É, a potra não serve mesmo….é “mesquinha” das patas. Melhor comprar outro. O problema é ela. Nós estamos fazendo tudo certinho beleza pura. Mas não é assim! Se eu quero trabalhar com cavalos,o problema é meu! Não deles. Afinal talvez eles, se pudessem escolher, talvez não estivessem num redondel fechado com uma muié falante e um piá grandão tentando agarrar as patas deles assim no mais.
9pm Chegaram Gafanhoto, Mamãe Gafanhoto, Papai Gafanhoto e Ventania. Falei prá turma: "Seguinte! Vou trabalhar com a potra e vamos voltar prá trás!. Se não está dando certo, é porque eu não li ela direito e ainda não estamos nos entendendo. Estou convicta que ela precisa de mais competência da minha parte. Se ela não está pronta prá me dar a mão, que eu seja mais convincente. Se eu tenho pressa, tenho que andar devagar!"
PRONTO! Levou um tempão e muito esforço de nós duas, mas chegamos lá. Primeiro em liberdade, até retomarmos os laços de uma conjunção ou join-up, se preferirem. Passamos a formar uma dupla. Depois alguns exercícios com cordas e saco, perfeito! O trabalho foi sensacional! Desencanamos. Saímos da pressão. E nada mais gostoso que depois de uma noite mal dormida, um dia de bom trabalho. Não que ela não tenha me tirado o couro prá eu convencê-la de que mereço ser sua líder! Foram três horas de conversa! Mas, como eu não tinha pressa, o tempo voou. E nada melhor do que uma noite de insônia, uma manhã de dedicação para uma tarde de descanso.

DA VENTANIA
DIA 5
Alguma coisa mudou.... morri trabalhando.... mas alguma coisa mudou. Parece que tenho mais espaço, menos pressão, mais tempo!Largaram do meu pé....ou melhor, da minha mão.
Hoje não tentaram pegar minha pata. Foi só a muié comigo. Sei-lá nãos sei se foi algo que ela disse ou fez, ou deixou de fazer, ou quem sabe até a cara cansada dela (olheiras enormes!),que me convenceu a ficar na minha e deixá-la tocar o barco. Foi um tempão prá ela se explicar, mas acho que é a minha melhor escolha...ficar nas mãos delas por enquanto,...e com restrições!.


DO GAFANHOTO DIA5
Hoje foi meu dia de expectador. E o dia de maior desgaste tanto da égua quanto da mestra. As duas não pararam de brigar um instante. A égua conheceu o Saco Dessensibilizador Tabajara, que vai ser importante para daqui há alguns dias, ou seja, o saco prepara para a égua ser encilhada. Quando a égua reluta contra o saco, este permanece imóvel, porém quando a égua se acalma, o saco é retirado, sempre atuando o método pressão e alívio. No final de trabalho a mestra estava extremamente cansada, a égua totalmente submissa. E pensar que no final do quarto dia, em reunião familiar comnversamos sobre vender a égua. Mesmo sendo clichê eu digo: "As aparências enganam".

2 comentários:

Anônimo disse...

Denise k disse:
Adoro seu jeito de escrever...
A vida é bela, mas quem falou que a vida é fácil?
Os problemas aparecem para nos tornar mais fortes, e em vez de nos abater, correr atrás deles...
E mesmo que não atingirmos 100% da meta, seremos vencedores por não desistir.
Eu já era sua fã, agora sou mais!!
Espero que tudo dê certo, e que essa potra evolua muito...
beijos

Anônimo disse...

Potra filosofando profundamente:
" A espécie de felicidade de que preciso não é tanto fazer o que quero, mas não fazer o que não quero."
(Rousseau)

Locations of visitors to this page