segunda-feira, março 30, 2009

Casa cheia

Chegaram 5 potros xucros aqui em casa para o curso de doma que vou ministrar em abril.
Meu trabalho inicial, se é que dá para chamar algo tão prazeroso de trabalho, é colocá-los confortáveis em um bom piquete, com sombra água fresca e boa comida, e ficar observando, observando, observando…
Observando cada atitude, cada indivíduo, cada movimento. Quem é inseguro, curioso, irritado, calmo, etc. Deixando que eles comecem a me dar uma idéia de qual será a melhor maneira de trabalhar com cada um. Afinal,são eles que escolhem qual caminho que vamos seguir, eu só sei onde quero chegar.
Observando esse grupo não pude deixar de sentir uma inveja da espécie deles. Como ela é mais evoluída que a nossa. Hmmm…isso deve ter feito algumas pessoas se retorcerem na cadeira…calma! já explico! Cavalos são muito mais bem sucedidos em se comunicar que nós. Vejam como esse grupo trabalhou de forma unânime e harmônica numa situação tão caótica como a que se apresentou para eles nesse momento. Só prá dar uma idéia do tamanho da façanha, imaginem voces, vivendo todos os anos da sua existência num lugar muito tranquilo, com seus parentes e amigos, sem nenhuma grande novidade, exceto 3 ou 4 ocasiões desagradáveis (infelizmente prá nós,todas elas vinculadas à presença humana) como marcação a ferro quente e castração. De repente são colocados à força em um grande baú, barulhento, que se movimenta e se sacode o tempo inteiro durante 8 horas, e depois saírem de lá para um lugar que nunca viram antes, sem saber nada de nada!
Pois é! Isso aconteceu com esses cavalos, e assim que eles chegaram, já estavam trabalhando juntos, como que numa linda coreografia, com a absoluta convicção de que a força está no grupo e no objetivo comum, que no caso deles é sobreviver. Trabalhando para saber o máximo possível sobre a nova situação, contando e confiando somente uns com os outros.
Agora, apenas para reforçar minha opinião sobre a superioridade equina no quesito comunicação, gostaria que voces lembrassem da sua última reunião de negócios, trabalho, do time, da diretoria,da federação, do grupo de estudos, de viagens ….foi tão simples assim?

3 comentários:

Anônimo disse...

Denise K. disse:
Infelizmente não vou poder comentar porque não estou conseguindo visualizar o post...
Será que é só comigo??
beijos

Anônimo disse...

Que peninha, "Casa Cheia" está em branco!

Anônimo disse...

Denise K disse:
Pelas fotos os potros estão realmente dispostos e prestando muita atenção ao seu redor e principalmente naquela humana que parece mandar em todos por ali!!! hahaha!!! Lindas fotos!!
Lindo esse potro mais escuro com uma estrela!!
beijos

Locations of visitors to this page